Discussão:Gentoo Linux/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não considero adequado a incluir uma "caixa de SO" neste artigo, o Gentoo Linux é uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux e não um sistema operacional. As informações "Kernel" e "família de SO" são incompatíveis com uma distribuição Linux, já que todas as distribuições contém o mesmo SO, com kernel monolítico e da família Unix. Talvez fosse melhor incluir uma "caixa de distribuições Linux". Luís Felipe Braga 20:54, 21 Julho 2006 (UTC)

Realmente, eu concordo. Mas acho que não existe nenhuma predefinição de distros. Teríamos que criá-la. Não é?--Ferreiradiga 20:58, 21 Julho 2006 (UTC)
Seria válido apenas para o Gentoo?--Ferreiradiga 21:12, 21 Julho 2006 (UTC)
Também adicionei uma caixa de OS em Fedora Core. O que acha?--Ferreiradiga 21:21, 21 Julho 2006 (UTC)
Fedora Core e Debian são exatamente o mesmo caso, acho que uma "caixa de distribuições" cairia bem. Luís Felipe Braga 21:25, 21 Julho 2006 (UTC)
Criar uma caixa (?) removendo as informações "Kernel" e "família de SO" seria suficiente?--Ferreiradiga 22:07, 21 Julho 2006 (UTC)
Além disso eu incluiria as plataformas de hardware suportadas e talvez o sistema de gerenciamento de pacotes adotado. Luís Felipe Braga 22:18, 21 Julho 2006 (UTC)
É o mesmo modelo da caixa normal, mas sem kernel e família de SO. Como as informações sobre hardware e de gerenciamento de pacotes poderiam ser adicionadas? --Ferreiradiga 00:33, 22 Julho 2006 (UTC)
Veja o exemplo em alemão [1]. Talvez incluir "arquiteturas" e "gerenciamento de pacotes" (apesar de ser meio grande). Não sei, acho que alguma coisa parecida. Luís Felipe Braga 01:04, 22 Julho 2006 (UTC)
Na wiki alemã existem caixas separadas para linux e outra para outros OS. Linux e outros. Seria adequado mover a discussão para a esplanada? Ou então proporcionar mais visibilidade a ela e conhecer a opinião de outras wikipedistas. Confesso que não sei muita coisa de linux. Olhe um possível modelo para a predefinição. --Ferreiradiga 22:49, 24 Julho 2006 (UTC)
Concordo com você, este não é o espaço ideal para esse tipo de discussão. Mas esse assunto é muito específico para a esplanada.. estou em dúvida, talvez a discussão da categoria distribuições Linux seja o lugar. Mas isso aqui é uma wiki!!! Acho que você pode criar a predefinição e os outros usuários irão contribuir naturalmente, não vejo problema. Luís Felipe Braga 00:35, 25 Julho 2006 (UTC)
Foi criada Predefinição:Caixa de informação Linux.--Ferreiradiga 12:04, 25 Julho 2006 (UTC)
A predefinição está ótima, mas acredito que o campo Kernel não precisaria existir, como eu comentei na discussão da predefinição Predefinição Discussão:Caixa de informação Linux Daemorris (discussão) 04h05min de 28 de Novembro de 2008 (UTC)

Usuários avançados[editar código-fonte]

Discordo das colocações:

  1. "pela sua complexidade de executar tarefas que com outras distribuições são simples";
  2. "aconselhada também a todos que queiram saber o máximo sobre GNU/Linux";
  3. "Quando bem instalada e configurada, torna-se a distribuição mais veloz, correndo programas emulados mais rápido que o próprio Windows".

Os motivos:

  1. complexidade em executar quais tarefas? O Gentoo, possui as mesmas interfaces(shells e UI) das distribuições mais populares. Será que é uma referência à operação do Portage?
  2. Por que alguém aprenderia mais com o Gentoo? Novamente, ele não possui qualquer novidade em relação à qualquer distribuição naquilo que se refere ao GNU/Linux. Aquilo que tem de diferente é particularidade de instalação de configuração do Gentoo. É um sistema adequado para o aprendizado do GNU/Linux como qualquer outro.
  3. Essa é uma discussão difícil, mas não existe nada que comprove que aquelas otimizações façam uma diferença considerável e, quanto ao carregamento de programas emulados do Windows, é sabido que qualquer distribuição permite isso.

Inclui um {{carece de fontes}} esperando que referências que suportem tais informações sejam inseridas. Luís Felipe Braga Msg 18:20, 16 Novembro 2006 (UTC)