Discussão:Glockenspiel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Metalofone / Glockenspiel[editar código-fonte]

Metalofone e Glockenspiel não são a mesma coisa.

Metalofone pode ser:

  1. Um instrumento de lâminas de metal, com ou sem ressoadores, com um abafador de pedal, com uma afinação parecida com o xilofone ou com a marimba, por exemplo, Fá1 - Fá4 (Atlas de Música (Michels, Ulrich: 2003)). Ver [1].
  2. O nome genérico para instrumentos de metal (que engloba o metalofone, o glockenspiel, o vibrafone, a celesta, o carrilhão de orquestra, etc.). Neste caso opõe-se aos xilofones, de madeira (o xilofone, a xilorimba, a marimba, o balafon, etc.), e opõe-se aos litofones, de pedra (vários instrumentos do Sudeste Asiático e do Extremo Oriente).

Glockenspiel é um instrumento com lâminas de metal, sem ressoadores, mas com uma afinação mais aguda que um metalofone, por exemplo, Dó2 - Dó5 (Atlas de Música (Michels, Ulrich: 2003)). Ver [2]. Não sei se existe uma tradução de glockenspiel para português. Até em outras línguas é chamado de glockenspiel. Já vi escrito jogo de sinos (Enciclopédia dos instrumentos musicais (Oling, Bert & Heinz Wallisch: 2004)), mas nunca ouvi alguém chamar assim.

Ten Islands 08:34, 6 Maio 2007 (UTC)

Feito! Ten Islands (discussão) 11h26min de 6 de Julho de 2008 (UTC)