Discussão:Guaratuba

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


o vapor Paraguaio que é citado na descrição sobre fato curioso do balneário de Caieiras, na verdade é o vapor São Paulo, segundo a descrição nos dados históricos sobre Guaratuba, há vários registros nas descrições sobre a história da cidade sobre este assunto.

"Extinção"[editar código-fonte]

  • 23h48min de 4 de julho de 2010 189.34.88.149 .. Pequena correção no termo "extinto". A ave não foi extinta e sim desapareceu do litoral paranaense (quase extinta), porém, a população desta espécie esta retornando e procriando na região, tornando-se seu habitat novamente. Favor verificar nestas referências ver aqui e ver aqui. E a inclusão de referências sobre a origem do nome. 189.34.88.149 (discussão) 00h05min de 5 de julho de 2010 (UTC)[responder]

Data de fundação: 29 de abril de 1771

Em 1765 o Conde de Oeiras determinou a fundação de uma povoação na enseada chamada Guaratuba. Porém esta ordem só foi cumprida no primeiro semestre de 1767 por Afonso Botelho de Sampaio e Souza, primo de Dom Luís, Governador da Capitânia de São Paulo. Esse fato gerou uma confusão de datas e alguns atribuem a fundação de Guaratuba ao ano de 1765, que é a data da primeira determinação da corte portuguesa não cumprida.

A população do município de Guaratuba segundo os censo de 2010/IBGE: 32.088.00 habitantes Total da população urbana 28.793 pessoas Total da população rural 3.295 pessoas

Guará Palavra de origem tupy/guarani que significa "passaros dágua". Os índios tinham um vocabulário simples e direto, ao dizer "Guara" se referiam a todas as aves que viviam nas águas: Garças, colhereiros, biguas, mergulhão, etc. Porém destacavam as coisas que mais chamavam a atenção, e uma espécie de garça de cor vemelho vivo era uma delas. Para identificar esta espécie os indigenas adicionavam uma palavra complementar (composta), nesse caso "Piranga" - que siginifica "vermelho". GUARAPIRANGA - Passaro dágua vermelho.

Identificamos essa ave apenas com o nome de "GUARÁ", por se destacar das demais aves marinhas por sua plumagem vermelha, e também por costume, herdados de nossos antepassados e pesquisadores e naturalistas, como o botânico Saint Hilaire, que realizou uma viagem de pesquisa pelo Brasil de 1816 e 1822. Em seus relatos identificava essa ave apenas como Guará. Aprofundando os significados e respeitando o dialeto tupy/Guarani chegaremos a uma conlusão: Que o verdadeiro significado do nome do município de GUARATUBA é: Cheios de pássaros d'água ou Muitos pássaros d'água.