Discussão:Heteropatriarcado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Renomeio[editar código-fonte]

Capmo e SKauane apresentem aqui argumentos para o título que deve permanecer.-- Leon saudanha 15h31min de 20 de junho de 2020 (UTC)

Pelo simples fato de que não existe "Heteropatriarcado trans"... Esse "Cis-" está redundante. Vale a pena olhar os títulos em heteropatriarcado (Q24451508), a ptwiki é a única a empregar esse neologismo (pesquisa inédita?) —capmo (diga) 15h50min de 20 de junho de 2020 (UTC)
Seguindo o pensamento que a inclusão de cis- seria redundante e implicaria a existência de um trans-hetero-patriarcado, a mesma lógica se a aplicaria ao próprio hétero-patriarcado para com um possível LGB/homopatriarcado. E mesmo que exista, não seria um patriarcado hegemônico ou estrutural, mas sim subversivo, como no capitalismo rosa (ou arco-íris), onde tornam-o mais diverso sexualmente e queer (queering).
O motivo do neologismo é a interseccionalidade e o reconhecimento do patriarcado ser hegemônica e estruturalmente hétero-cis, mostrando que o privilégio masculino de um LGBT é incompatível com o de um hétero-cis, da mesma forma, o privilégio hétero de um trans com o de um cis, o cis de um LGB(P/A) com o de um trans LGB(A/P) e o hétero de uma mulher com o de um homem. Trata-se de uma inseparabilidade estrutural, segundo Carla Akotirene em seu livro. Não acho que o termo transmisogynoir (transmisoginoir) implica que exista uma cismisoginia/cismisoginoir (cismisogynoir/cismisogyny), um branco-cissexismo ou branca-misoginia. Mesmo eu não legitimando a heterofobia como uma discriminação, termos como esse existem na Wikipédia. Por mais o resto das interwikis não faça adição de cis-, a própria wikidata lista cisheteropatriarcado como apelido/sinonímia e o artigo anglófono menciona cisgênero na descrição do primeiro parágrafo, logo, por mais que o título exclua cis-, o artigo não deveria.--SKauane (discussão) 06h16min de 22 de junho de 2020 (UTC)

@Stegop: agradeço por ter renomeado o artigo. Poderia por favor renomear também esta discussão? Grato —capmo (diga) 14h42min de 13 de janeiro de 2021 (UTC)