Discussão:História do Iraque

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Este registro é tosco, de improviso e de uma só assentada.)

O autor não se conteve diante da página em branco justamente da
região que nos legou a escrita !
É claro que há muita simplificação e equívocos que merecem urgente reparo. 
Mas não recriminem a inclusão do tema na História do Iraque sob a desculpa 
de classificar o assunto sob outros temas (v.g "Caldeus", Ässírios" etc)
Isto seria a descontinuação intelectual da história deste lugar e gente !

Mas, por favor, EDITE, melhore, corrija !

(colocado no artigo pelo anónimo que iniciou o artigo.)

versão e versão[editar código-fonte]

Caro João ... No varejo, sugiro que o texto ...na qual as forças de ocupação são diariamente atacadas por ex-apoiantes de Sadan do partido Baath e terroristas islamitas infiltrados no Iraque , seja substituído por guerrilha de resistência na qual os chamados insurgentes atacam diariamente as forças de ocupação'.

Reforço que o vocábulo insurgentes abrange terroristas e não terroristas de quaisquer ideologias, e melhora o texto em exame que, ao especificar baatistas e terroristas infiltrados, dá idéia de que ninguém mais no Iraque se insurge ou se rebela contra as forças de ocupação.

No atacado, o artigo padece de sério vício, normalmente decorrente de redação por quatro (ou mais) mãos. Observe que o texto relativo ao período antigo é célere e suscinto e o que você acrescentou relativo ao período mais recente é extenso e minudente.

O redator escreve para o leitor e por isto o ponto de vista do leitor é prevalente. Ele é o destinatário de uma mensagem que se pressupõe, se opera a favor do seu interêsse.

Ora ! Existe um punhado de razões e interêsses que determinam que alguém vá pesquisar a história do Iraque e, tanto quanto possível, todos devem ser atendidos. O que digo é que o leitor poderá ter diversos graus de interêsse e profundidade no tema, convindo não açodá-lo com matéria indesejada.

O recurso do link interno é soberbo para solucionar este problema, graduando, ao sabor do freguês, a profundidade da pesquisa, permitindo-lhe ainda direcionar livremente sua pesquisa segundo seu próprio interêsse.

Por isto, sugiro :

a)... Que o sub-título "Período Ditatorial de adan Hussein", seja retirado do artigo principal e tornado um título, que poderia ser "Ditadura no Iraque", já que há Ditadura que o pode melhor agasalhar. Mas não digo que a referência seja meramente extirpada do artigo. Lá pode constar singelamente que de tal data até a Ocupação do Iraque Sadam Hussein protagonizou uma ditadura aparelhada pelo partido Baath.

b)... Que também seja retirado do artigo principal, (sempre remanescendo referências)(e links), o título "Primeira Guerra do Golfo" Guerra do Golfo 2003 e também Invasão do Iraque, um e outros atrelados a lista de guerras porque já existem tais links (que merecem bons artigos), não convindo duplicar textos numa mesma obra.

Penso que este modelo já é consagrado, como em História de Portugal, (que aliás me parece exageradamente suscinto), que já possui links que dão vasão a interêsses mais específicos do leitor pela remissão por links como o Estado Novo e a Revolução dos Cravos que aliás, também são acessíveis por Ditadura.

Outra evidente vantagem de dar artigos próprios para o período ditatorial ou cada uma das guerras do golfo é que neles se pode dar mais profundidade e acuidade ao tema.

SDS - Rubens



Olá Rubens, antes de mais o primeiro assunto. Iremos por partes.

Você propõe: guerrilha de resistência na qual os chamados insurgentes atacam diariamente as forças de ocupação'.

Eu digo-lhe, de acordo! É verdade que há guerrilha, podemos chamá-la de resistência em termos técnicos, podemos chamar-lhes de ocupação, etc. Tudo bem até aqui porque há documentação.

Mas após esta frase, você deverá também adicionar a informação de que há islamistas infiltrados no país, alguns vieram de França, por exemplo. Que há um líder dos terroristas chamado al-Zarqawi, etc. Não será dificil de demonstrar esta informação.

Qualquer coisa do género: "Entre estes insurgentes encontram-se islamistas infiltrados no país"... Alzarqawi etc.


Estamos de acordo nisto ? --Joaotg 21:35, 15 Dez 2004 (UTC)


Oficialmente, eu estou de férias, mas não consigo resistir. Vocês têm material e disposição suficientes para fazer um artigo sobre a invasão do Iraque. Parem de editar este artigo e criem este novo artigo, com todas as seções adequadas: motivos, a coalisão, a invasão, o pós-invasão, etc. --E2m 22:55, 15 Dez 2004 (UTC)

Olá João, M2c ... - Concordo com ambos e mais fortemente com M2c. - Acho apropriado que conste o fato de que o Iraque se tornou palco de luta de outros anti-americos procedentes não apenas da Jordânia como do Libano, etc., notadamente Al Zarkawi. - Mas, para manter o equilíbrio do relato, convém inserir também algo sobre o episódio do Sr. Muktada Al Sadr, para que se complete o panorama. - De qualquer modo, insisto que isto se dê em um novo artigo mais específico, se não servir o já criado Ocupação do Iraque. - E digo mais - você está mais habilitado a escrevê-lo do que eu. Rubens


Olá Rubens. Quanto à criação de artigos relativos a episódios da história do Iraque, esteja à vontade para os criar. Ninguém impede ninguém de criar os artigos que quiser sobre as batalhas, guerras ou crises que quiser. Esses artigos não vão alterar muito a discussão do artigo "História do Iraque". Como é natural na Wikipédia, há por vezes duplicações. Normalmente há um "história do país X" com um apanhado geral e muitas vezes vem a nota: "artigo principal: Y". Mãos à obra, pois. Escreva, mas procure formular idéias que possa documentar e comprovar devidamente caso outros usuários discordem do que escreveu e peçam explicações. Um abraço, João

Esse texto eu usei para faser um trabalho de História, e tirei um 10,0. Por isso é muito bom!!! Eu gostei muito!!!

Não, meu caro, a isso se chama incompetência de quem avaliou... isto, claro, se plagiaste... mas com tão escassas referências, não sei que outra pesquisa poderias ter feito a partir do artigo... -- Nuno Tavares 20:44, 15 Maio 2006 (UTC)

Se desse para você atalisar o site, vc aproveitaria e colocaria perguntas, como se fossem livros escolares, e aproveitaria e colocaria as respostas, é claro! Assim ficaria mais interessante!!!