Discussão:História pré-cabralina do Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Povos encontrados no litoral do Brasil na época do descobrimento foram o Tupi Julgo haver um erro qualquer na datação do possível início da colonização das Américas pelo Homo sapiens (entre 150.000 e 100.000 anos atrás), tal como se diz na divisão "Teorias Migratórias", tendo em conta que a nossa espécie apenas surgiu (e sendo já muito benevolente na idade que se lhe atribui) à cerca de entre 130.000 a 200.000 (e mais uma vez chamo à atenção de que esta última idade já é considerada demasiado elevadas por muitos cientistas, sendo normalmente a mais aceite a de até à aproximadamente 150.000 anos)...

Tendo em conta as naturais dificuldades ainda do surgimento e estabelecimento de uma nova espécie, para além do enorme risco de extinção que ela correu após a última grande erupção de um "super vulcão" que implicou quase uma recuperação do "zero" (o que justifica a nossa baixicima variabilidade genética)... Jamais a nossa espécie teria chegado às Américas pela data referida no texto...

Deixo-vos ainda um texto que recebi e que depois confirmei em tempos a corroborar isto tudo:

"Adão e Eva Nunca Se Encontraram

Adão e Eva, entendidos como os mais distantes antepassados de todos os seis mil milhões de homens e mulheres que hoje povoam a Terra, nunca se encontraram. Isto porque o cromossoma masculino Y é cerca de 84 mil anos mais recente do que o cromossoma feminino X, conclui um artigo publicado no número de Novembro da revista "Nature Genetics".

Quando falamos em Adão e Eva, em termos genéticos, não estamos a fazê-lo propriamente no sentido bíblico. Não são o primeiro homem e a primeira mulher da Terra, mas sim os antepassados mais remotos que podemos identificar - aqueles que conferiram a todos os habitantes do planeta as suas actuais características genéticas particulares relativas ao sexo.

O que a equipa internacional de investigadores coordenada por Peter Underhill, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, fez foi analisar as variações genéticas do cromossoma Y ao nível geográfico. Desta forma, pode-se conhecer a história das migrações humanas, relacionando as características de grupos populacionais.

Assim, uma primeira conclusão é a de que uma pequena maioria de Khoisan (mais conhecidos como bosquímanos), da África austral, e de populações da África oriental são os parentes mais próximos dos homens anatomicamente modernos que deixaram o continente africano para penetrar na Europa. A entrada deu-se num período compreendido entre há 89 mil e 35 mil anos, através da Anatólia (na Turquia).

Os registos fósseis sugerem que o "Homo sapiens", ou homem moderno, surgiu em África há cerca de 150 mil anos e que, há cerca de 50 mil anos, partiu para a Ásia e para a Europa. Esta ideia foi confirmada também pela genética, através de estudos do ADN das mitocôndrias.

As mitocôndrias são organitos celulares que servem para converter a energia que a célula usa, havendo quem lhes chame, por essa razão, as baterias da célula. Mas, para além desta função, estes pequenos fragmentos de material genético, que estão fora do núcleo da célula, têm uma característica importante para os detectives e arqueólogos moleculares - são transmitidos apenas pela mãe.

Por isso, servem para detectar ligações familiares, tanto a pequena como a grande escala. Podem ser usados para detectar os filhos dos "desaparecidos" sob a ditadura de Pinochet, no Chile, crianças de mulheres grávidas que foram detidas e nalguns casos mortas e que depois foram oferecidos, em bebés, a famílias próximas do regime. Mas o ADN mitocondrial também pode ser usado para detectar as relações entre a grande família humana - uma vez que todos os seres humanos que povoam a Terra são não só da mesma espécie como provenientes de um grupo populacional original de pequenas dimensões e, por isso, todos somos muito parecidos, ao nível genético.

Os estudos do ADN mitocondrial nas populações humanas revelam-nos então quando terá vivido a chamada Eva mitocondrial - a mulher de quem todos descendemos pois, por algum motivo, as suas qualidades foram privilegiadas pelos mecanismos da selecção natural. Essa Eva terá vivido há cerca de 143 mil anos.

Mas não foi o seu companheiro ou companheiros que nos legaram o cromossoma Y. O homem que funciona como o nosso Adão genético terá vivido cerca de 84 mil anos mais tarde, diz a equipa de Peter Underhill.

Depois de analisar a linhagem paterna de mais de mil homens de 22 áreas geográficas diferentes, a equipa - que integra Luca Cavalli-Sforza, que é um dos principais investigadores da área da genética populacional - concluiu que o nosso antepassado directo masculino mais remoto viveu há 59 mil anos."

Pedra Furada[editar código-fonte]

A Pedra Furada em questão, localizada no Piauí, certamene não corresponde à foto, a qual mostra a Pedra Furada do Estado de Santa Catarina, no município de Urubici, próximo ao Morro da Igreja.

Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

  • A foto da pedra furada está errada! Essa foto é de Urubici!

Renomeação[editar código-fonte]

Olá pessoal! O que acham de renomear o artigo? Atualmente, ele está com um título bastante polêmico, tal como retrata a própria introdução. Então, o que acham de mover para História pré-colonial do Brasil? Łυαη fala! 18h29min de 22 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Como ninguém manifestou-se, renomeei. Łυαη fala! 04h16min de 5 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

doidera