Discussão:Historia Naturalis Brasiliae

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Historia Naturalis Brasiliae é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Lungdunum aparentemente é um nome comum às cidades Lyon (França) e Leiden (Holanda), mas neste caso trata-se claramente de Leiden. Batavorum significa "dos holandeses". Além disso, a obra mesmo é holandesa e, não, francesa. Correção possível graças ao artigo na wikipédia em Esperanto.--Fernando Maia Jr. (discussão) 14h41min de 13 de Outubro de 2008 (UTC)

Discutindo antes de continuar[editar código-fonte]

Foi adicionada uma suposta "segunda parte" do livro, com certos "livros" que tratariam de algo que desconheço - e uma subdivisão a meu ver inexistente; a parte que trata do trabalho de Marcgrave foi inserida na edição por João de Laet - e mais tarde Piso foi acusado de plágio por isso; me parece que foi citada um autor brasileiro que teria falado a respeito... Entretanto, estando ao meu lado com a edição brasileira de 48, que traz inclusive o texto original em latim, não vejo nada daquilo que se coloca (uma seção a tratar de "insectos"? Onde acharam isso?)

Acho bom também falar sobre a segunda edição, feita por Piso, dez anos após a primeira. Ela, sim, criou uma nova variante, teve outro título, e converteu-se em obra menor e geralmente desprezada - tanto por os que repudiaram seu trabalho quanto pelos que o defendem...

Mas, efetivamente, não posso continuar sem correr o risco de encontrar alguma fonte que viu "além" do que aquilo que dispomos (e que está na íntegra digitalizado na rede). Portanto, se alguém acha que o conteúdo da obra difere daquele que foi a versão original deste verbete, peço encarecidamente que discuta aqui antes de inserir algo no artigo (como foi feito e que estou removendo aos poucos).

No aguardo, Conhecer (discussão) 16h00min de 26 de agosto de 2010 (UTC)[responder]