Discussão:Igreja Anglicana

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por favor esclarecer o estatuto do copyright deste texto. A mensagem "Copyright" não é aceitável na Wikipédia --Joaotg 21:48, 11 Fev 2005 (UTC)

HISTÓRIA DO ANGLICANISMO[editar código-fonte]

A quem de direito (administrador) Na minha modesta opinião o longo texto não devia ser aceite na Wikipedia, devia ser, no mínimo editado porque estruturalmente não está à altura do que deve ser um texto enciclopédico e não parece ser mais do que um comunicado de uma instituição. Talvez esta secção se devesse tornat um artigo independente. E também começa logo aos gritos! Teixant 17:46, 21 Outubro 2005 (UTC)

O artigo simplesmente omitiu o período de dominação romana na inglaterra de 43 a 410 dc. Admitir que a formação da assim chamada "Igreja celta" nada teve a ver com bretanha romana e seria uma Igreja de surgimento totalmente indepedente da Igreja de Roma é totalmente absurdo e uma interpretação parcial da História, na minha opinião. Em outro ponto, o artigo quer negar que Henrique VIII foi o fundador da Igreja Anglicana, contrariando o senso comum. Parece que o autor quer desvincular a origem da Igreja Anglicana da imagem do monarca Tudor, que por muitos é visto como narcicista e até mulherengo. Mas é difícil negar a participaçào de Henrique VIII no surgimento da Igreja Anglicana. Esta pode até ter sofrido modificações posteriormente, mas çomo negar que a ruptura com o Papado foi um dos principais fatos fundadores da "C. of E"?. (MCFT) comentário não assinado de 189.37.145.171 (discussão • contrib) em 20h46min de 20 de março de 2012 (UTC)[responder]

Por favor, revirtam essa história da IGREJA EPISCOPAL REFORMADA[editar código-fonte]

Este novo texto sobre a IGREJA EPISCOPAL REFORMADA é completamente descabido por duas razões maiores: -Não respeita a hieraquia de secções do artigo -É pura publicidade (copiar e colar) de uma denominação em particular (ou sub-sub denominação) que quanto muito mereceria uma entrada separada mas não nos moldes em que está

Por isso proponho que essa secção seja pura e simplesmente eliminada Teixant 22:49, 16 Novembro 2005 (UTC)

Anglicanismo no Brasil[editar código-fonte]

Caros amigos, pelo tamanho e complexidade atingida pela secção "Anglicanismo no Brasil" não seria uma boa ideia criar uma página separada com este título, deixando-se na página "Igreja Anglicana" apenas um pouco de texto e, claro, a ligação com a nova página? Qual é vossa opinião? Teixant 15:00, 15 Dezembro 2005 (UTC)

A BEM DA VERDADE[editar código-fonte]

Sr. Teixeira

Usuário:Teixant|Teixant

Saudações em Cristo,

Lamentamos que ainda existam pessoas medíocres, que desconhecendo a história da Igreja, e colocando- se como defensor de uma determinada organização religiosa, falsamente denominada ecumênica, relegue fatos históricos insofismáveis, como a História da Igreja Episcopal Reformada fundada pelo bispo George David Cummins em 1873 nos Estados Unidos. E a bem da verdade, a presença de Anglicanos reformados e ortodoxos compromete grandemente o chamado anglicanismo macro ecumênico e liberal, que não passam de romanos, e não são Católicos porque não são aceitos pelo bispo de Roma. Seria muito importante que esses pretensos "donos da verdade" se colocassem no seus devidos lugares, e respeitassem as tradições históricas do verdadeiro anglicanismo sustentados pelos anglicanos continuantes.

Um teólogo, respeitável, se é assim que poderíamos chamá-lo, não deletaria uma informação, a menos que ela fosse contrária aos bons costumes e a tradição apostólica.

Somente os bispos anglicanos reformados na América e na Europa estão autorizados a falar em nome desta Igreja, tendo em vista possuirmos nossa própria comunhão desde 1873.

Caso desejem maiores informações sobre a Igreja Anglicana Reformada do Brasil, colocamo-nos a disposição dos navegadores deste grupo, o nosso endereço no Brasil para futuras correspondências.

Rev. Sebastião Mendes de Freitas+

Cônego Missionário e Bispo Eleito e-mail: revsebastiao@gmail.com

DARB - DIOCESE ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL Rua José Frederico, 64- Vila Nova Cachoeirinha CEP 02765-070 -São Paulo- SP Fones (11)3983-3169 / (11)3989-0024 comentário não assinado de 201.0.61.184 (discussão • contrib) em 21h15min de 23 de dezembro de 2005 (UTC)[responder]

Ligações externas[editar código-fonte]

Este artigo trata sobre a Igreja da Inglaterra, portando retirei todos os links que tratam de outra Igreja e coloquei os links oficiais da Igreja da Inglaterra. --OS2Warp msg 17:21, 29 Junho 2006 (UTC)

Removi trechos copiados de Glosk, tugas.co.uk e Diocese anglicana do Rio de Janeiro --Lucas Telesdê a voz 19h16min de 8 de Abril de 2008 (UTC)

sugiro incluir no tópico foto da catedral Anglicana de Brasília, belissimo projeto d arquiteto G. Campelo comentário não assinado de 189.75.118.197 (discussão • contrib) em 14h34min de 21 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Mudança de nome[editar código-fonte]

Demais editores, venho sugerir que o nome do artigo seja modificado para "Igreja da Inglaterra". Vejamos:

  • Na Wikipédia em inglês, o artigo "Anglican Church" (equivalente a "Igreja Anglicana", em português) redireciona para "Anglican Communion" (ou seja "Comunhão Anglicana"). Enquanto que este artigo equivale a ambos os artigos em inglês.

Obrigado! Alvoradaking 10h59min de 5 de novembro de 2013‎

Considerar a Igreja Anglicana independente como sendo criada na época romana é ignorância crassa. O cristianismo que chegou à Inglaterra no tempo do Império Romano foi levado por missionários da igreja de Roma, sendo praticamente extirpado quando das grandes invasões anglo-saxãs. A chegada definitiva, porém, foi responsabilidade do Papa Gregório I, que enviou Agostinho da Cantuária em sua Missão Gregoriana a converter os anglo-saxões. Desde então, a presença católica na Inglaterra só aumentou, a ponto de em 664, os chefes cristãos da ilha se reunirem no Sínodo de Whitby e fazerem a opção pela fidelidade a Roma. Dizer que a Igreja Anglicana foi criada antes da Reforma Protestante é um absurdo e uma injustiça com os 938 anos que separam a Missão Gregoriana do Ato de Supremacia. Usuário:Eduardo1307 17:05, 18 Novembro 2016 (UTC)