Discussão:Igreja particular sui iuris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Igreja sui juris[editar código-fonte]

Sui juris é uma expressão jurídica (mais usada na Common Law, é verdade) com significado mais ou menos semelhante a autônomo. É expressão que advém do Direito Romano. Provavelmente por este motivo a Igreja Católica usa essa expressão para referir-se às Igrejas autocéfalas (que se conduzem por si mesmo mas estão com comunhão com Roma). Creio, imho, que ficaria melhor mover para Igreja sui juris.AZZ 00h49min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

Movido e removido[editar código-fonte]

Houve criação desse artigo Mas já foi motivo de um "mover" e reverter no histórico do presente artigo. Como não vi debate e também considero perca do histórico a criação de um novo, ao invés de "mover" salvaguardando o histórico, estou desfazendo e aguardando algum comentário para consenso. Não considero plausível transformar o presente num redirect. Aguardando. Cumprimentos. __ Observatore 12h36min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

Sobre o redirect[editar código-fonte]

Eu acho que 2 artigos com o mesmo conteúdo (Sui juris e Igreja particular sui juris) cria confusão. Acho que sui juris devia ser temporariamente redireccionada para Igreja particular sui juris, até porque o conteúdo actual do artigo sui juris fala unicamente da Igreja particular autónoma católica. Eu acho que o artigo sui juris devia ser tratado de um modo mais abrangente, visto que a expressão é de foro jurídico, como diz o Usuário AZZ em cima, enquanto que o termo empregado pela Igreja Católica seja tratada no artigo Igreja particular sui juris.

AdriAg 08h45min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)

AdriAg, em maio desse ano o Dantadd reverteu um "mover" seu, então há oposição ao seu ato. Pois isso você não deve, por gentileza, fazer tais redirects sem consultar os demais. Eu abri um subtópico acima para o debate e você não aguardou. Peço que aguarde algum tempo para que os demais se pronunciem. Se você desejava de fato que fosse um modo mais abrangente, então que fizesse o "mover", e não criar outro artigo. Até para não haver perda do histórico. Se o desejava, criasse o artigo mais abrangente sobre o termo, contudo não fez. Já me opus contra a perda do histórico, cabe agora você apresentar argumentos. Depois que houver um consenso, você poderá agir. Antes disso, peço que tenha um pouco de paciência. Quanto as diversas alterações que você anda fazendo nos demais artigos por conta da mudança feita aqui, demonstra que você não está disposto a esperar o consenso, além do que são alterações erradas no meu entender. O título que você criou é redundante. Contudo tenho evitado artigos religiosos exatamente para não divergir nessas picuinhas detalhistas e passionais que os artigos religiosos provocam. E também não queria debater isso sobre a redundância e outros detalhes consigo, apenas a questão enciclopédica de não haver a perda do histórico. Grato. __ Observatore 11h20min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)
Se o artigo actual é efectivamente sobre a Igreja particular sui juris/Igreja particular autónoma católica, todo o histórico tem de ficar no artigo sobre a mesma.
Citação: AdriAg escreveu: «(...) o artigo sui juris devia ser tratado de um modo mais abrangente, visto que a expressão é de foro jurídico, como diz o Usuário AZZ em cima, (...)» - então faça-se um artigo novo. Mova-se o artigo existente para Igreja particular autónoma católica e crie-se o novo com o nome do artigo actual. Assim, o histórico existente fica agarrado ao artigo sobre a Igreja particular autónoma católica e os nomes dos artigos ficam certos. EuTugamsg 11h52min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)
O problema é que já criei (e admito que fiz apressadamente esta acção) o artigo Igreja particular sui juris que já trata da Igreja particular autónoma católica (o mesmo que Igreja particular sui juris). Eu penso que já não consigo mover o conteúdo do artigo sui juris para o artigo Igreja particular sui juris. Confesso que foi um erro meu de ser demasiado impaciente. Desculpai-me! Mas, o que é que eu devo fazer para salvar o histórico do sui juris? É que eu desejo que o artigo sobre as Igrejas particulares autónomas da Igreja Católica seja chamada de Igreja particular sui juris. O que eu devo fazer para remediar o meu erro? AdriAg 07h04min de 12 de Outubro de 2007 (UTC)

Não está fácil isto. Tongue.png Bom, uma vez que o seu artigo é muito mais recente e só tem um editor (você), acho que o histórico que está em Sui juris é o que se deve manter. Sugiro então o seguinte procedimento:

  1. Fundir os artigos Igreja particular sui juris e Sui juris, ficando o texto final no artigo Sui juris;
  2. Marcar o artigo Igreja particular sui juris para Eliminação Rápida pela regra 7 (ou fazer um pedido especifico na página Wikipedia:Pedidos a administradores), explicando resumidamente nos comentários a situação e remetendo para esta página de discussão;
  3. Esperar até que a página Igreja particular sui juris seja eliminada por um administrador;
  4. Mover o artigo Sui juris para Igreja particular sui juris;
  5. Marcar a página Discussão:Sui juris (que nesta altura será um redirect) para Eliminação Rápida pela regra 9, justificando nos comentários que se trata de um redirect de uma página de discussão;
  6. Criar o novo artigo Sui juris com o conteúdo correcto;

Assim deve funcionar. Algum problema/dúvida, avisa. Cumps, EuTugamsg 09h24min de 12 de Outubro de 2007 (UTC)

Estou a resolver o problema. EuTugamsg 09h52min de 12 de Outubro de 2007 (UTC)
Feito! Sui juris está como redirect mas com o histórico limpo, é só editar e criar o novo artigo lá. Mas atenção: O que fiz foi resolver apenas o problema identificado pelo usuário Observatore. Resta ainda a questão levantada pelo usuário AZZ relativamente ao nome deste artigo: Igreja particular sui juris ou Igreja sui juris; mas isso deixo para vocês, que eu não estou à vontade no tema. EuTugamsg 10h32min de 12 de Outubro de 2007 (UTC)
Muito obrigado pela sua ajuda! Sem a sua preciosa ajuda, não iria conseguir sair deste problema técnico! Muito obrigado! AdriAg 10h18min de 15 de Outubro de 2007 (UTC)