Discussão:Império Português

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Império português na Wikipédia inglesa[editar código-fonte]

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_empires Nesta página da wikipédia inglesa está dito que Portugal nunca teve um controlo efetivo sobre mais que metade do Brasil. Isto é irreal, muitos usuários já deram várias fontes que contradizem isso. Portugal continha fortes e cidades no interior da Amazónia, bem como tinha um poder económico por lá. Como por exemplo a cidade de Barcelos, no Amazonas fundada em 1758. https://en.wikipedia.org/wiki/Talk:List_of_largest_empires#The_portuguese_empire_size As provas estão aqui. Porém um dos usuários chamado TompaDompa age como se a página fosse dele e mesmo com as provas ele não quer retirar o valor incorreto de 5.5m km2 do império português. Infelizmente fui bloqueado, mas faço um apelo aqui para que se juntem mais pessoas à discussão e alterar esse valor uma vez por todas. Roqui15 (discussão) 13h40min de 6 de setembro de 2020 (UTC)

Império Português 2 Mapas Históricos[editar código-fonte]

Demorei algum tempo a achar o conteúdo mas achei e Adicionei 2 mapas históricos 1 que está na Biblioteca Nacional de Portugal data 1821, e outro que está na Biblioteca Nacional da França data 1573, fiz algumas edições apenas no texto dos mapas a fim de que ficassem o melhor possível para as pessoas verem no telemóvel e no Computador, e coloquei as fontes espero que gostem. Se acharem que devem melhorar o texto dos mapas estejam ah vontade, Um Grande Abraço (Mark Boron (discussão) 20h31min de 13 de setembro de 2020 (UTC))

Repus o mapa que sempre esteve na infobox com os territórios que corresponderam ao império português. Em que fontes se baseia para ter substituído esse mapa por este (criado por si hoje)? Canadá? Gronelândia? Isto nunca fez parte do império. JMagalhães (discussão) 01h20min de 14 de setembro de 2020 (UTC)

Olá amigo, se você retirou por mim não têm problema, eu tentei me basear pelos tratados que Portugal assinou e pelo que vi em vários mapas antigos, este que tenho aqui muito mais especifico até pode ver online na biblioteca mapa de 1573 que está na biblioteca nacional da frança que retratava o mundo Português na época também e aponta para o Canadá e bem visível https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b525032167/f1.item.zoom , pode ver onde está a cruz Portuguesa e o símbolo de Portugal, a Espanha e outros países que tiveram impérios antigos também se baseiam neste tipo de mapas para ver os seus impérios nós tivemos muitos mapas roubados e tivemos excelentes cartógrafos, aliás no Canadá ainda se mantêm alguns nomes de terras em Português, temos o exemplo de grandes terras lá como, São Pedro e Miquelão, Terra Nova e Labrador, clique neste link e leia qual foi os primeiros na colonização dessa terra https://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_Nova_e_Labrador, e depois têm outras só que mais pequenas, mudaram o nome de quase tudo mas nem tudo amigo felizmente. (Mark Boron (discussão) 02h04min de 14 de setembro de 2020 (UTC))

Sugiro a leitura de WP:NPI. JMagalhães (discussão) 02h25min de 14 de setembro de 2020

Obviamente eu respeito a sua opinião e obrigado pelo conselho, obrigado também por esse conhecimento é bom as pessoas não meterem nada de inédito, pois eu vejo em outros wikipédias algumas coisas que são inédita e colocam enfim ainda bem que aqui não funciona assim, mas sobre o mapa não fui eu que desenhei esse mapa amigo esse está no Wikipédia em inglês link: https://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_Empire#/media/File:V03.png, e está ai a dizer quem o fez, eu falei nisso e pensei em colocar porque também existe um mapa bastante parecido, que está no Wikipédia em Inglês e no Português, e já vejo este mapa que é parecido ah mais de um ano, pois ele está em quase todos os wikipédias em todas as línguas link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Portugu%C3%AAs#/media/Ficheiro:Portugal_Imp%C3%A9rio_total.png, além disso é servido como referencia para quem estuda, já vi vários estudos com esse mapa e muita gente a publica-lo nas redes sociais por exemplo etc etc, por isso para mim não é novidade além de existir evidências e confirmações claras, o que você colocou está correcto sim têm as possessões efectivas, só que este aqui têm as possessões e as explorações, que eram possessões até ah chegada dos outros povos, mas se quiser manter o atual que também está correcto tudo bem amigo sem problema Abraço. (Mark Boron (discussão) 11h26min de 14 de setembro de 2020 (UTC))

Ilhas de Barbados, Grenada, Antígua e Barbuda[editar código-fonte]

As ilhas de Barbados, Grenada, Antígua e Barbuda são constatadas neste artigo, sem fontes, como território português. Isto está equivocado, pois estas ilhas estão além dos limites do domínio português no Tratado de Tordesilhas e Barbados apenas recebeu visitas intermitentes. O correto seria, então, removê-las. Edmundo Soares (discussão) 11h48min de 25 de setembro de 2020 (UTC)

Vários artigos (inlcuindo este) referem-se a Barbados como parte integrante do Império Português, de 1536 a 1620. Tem aguma fonte que comprove o contrário? JonJon86 D·C 21h00min de 26 de setembro de 2020 (UTC)

Proteção ao Império Português[editar código-fonte]

Eu como Historiador e Geografo que sou ah muitos anos, e pelos mapas antigos que tenho, e obras escritas como a de Luís Vaz de Camões, entre outros autores, e manuscritos de conversas entre navegadores e aos nossos Reis, e mandamento dos Reis Portugueses aos navegadores, tudo documentado, porque a história baseia-se em documentos para a comprovar, achei por bem deixar o mapa que está dos territórios que já foram portugueses, e devido aos recentes vandalismos, achei por bem pedir proteção a esta página, notando que quase em todas a Wikipédias em todas as línguas, protegem os impérios dos seus países contra o vandalismo e como estamos na Wikipédia lusófona achei por bem pedir, o Império do Brasil está correto com a estrela, o Império Português deveria estar igual, qualquer das maneiras pedi proteção, não sei se vão aceitar ou não, para quem está a frente deste artigo, aconselho a manter o olho aberto, obrigado e excelente continuação. (Mark Boron (discussão) 23h41min de 8 de novembro de 2020 (UTC))

Restaurar o mapa antigo[editar código-fonte]

O do Império Português que está na caixinha da introdução é completamente estapafúrdio, contendo uma série de erros geográficos grosseiros, além de ter sido feito por um usuário que acaba de ser banido por uso massivo de contas fantoches. Aqui resumo alguns erros:

  1. Denota a Groenlândia, terra que sequer era propriamente conhecida no séc. XVI, como território português, sendo que Portugal não tinha lá nem povoamentos nem esfera de influência.
  2. O nordeste do atual Canadá, cujo litoral foi explorado apenas brevemente por navegadores e onde foram instalados apenas uns dois povoamentos, é apresentado também como território português, incluindo até o interior.
  3. A totalidade do Marrocos é apresentada como domínio português, embora os portugueses tenham capturado apenas cidades costeiras e projetado uma breve esfera de influência no sul, como mostra o artigo.
  4. Todo o território africano que corresponde ao Gabão e a Camarões, sendo que Portugal teve como vassalo apenas o reino do Congo, um pouco acima da atual Angola.
  5. O território do atual Zimbábue, no qual os portugueses apenas construiram algumas feiras de curta existência no norte, sem interações com as outras partes do país.
  6. Toda a costa leste da África, que jamais foi território português, exceto por algumas cidades costeiras ou insulares e os vassalos, nem de longe com as dimensões geográficas mostradas no mapa.
  7. A Etiópia e parte do chifre africano, que jamais foram parte do reino. Sequer foram vassalos.

Eu poderia citar outros exemplos, mas creio que estes já bastam. Aguardo a opinião dos colegas. Edmundo Soares (discussão) 00h33min de 9 de novembro de 2020 (UTC)



Gostaria de saber o porque, de ter revertido a minha edição? Alguma coisa contra? E porque é que me denunciou, fiz algo de errado? Eu fiz uma unica edição ao império português, porque foi retirado informações que já estava lá ah muito tempo, tenho publicado o artigo nas redes sociais, e vi as várias mudanças que fizeram no artigo e até apagaram conteúdo, o objectivo não éra melhorarem o artigo? Porque isso não está a acontecer? Em vez disso apagam cada vez mais? Fique aqui com este artigo se quiser melhorar o artigo: https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2017-03-18-era-portuguesa-a-primeira-moeda-global/ Respeite as edições das outras pessoas, pois estamos numa enciclopédia livre... (Tomi Less (discussão) 21h42min de 10 de dezembro de 2020 (UTC))

@Tomi Less: Reversão correta. O mapa que você colocou traz informação equivocada. Parte do Canadá fez parte do império Português? A Índia fez parte do Império Português? Existe fonte comprovando tais informações? A fonte https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2017-03-18-era-portuguesa-a-primeira-moeda-global/ não diz nada disso. Acho que está havendo uma confusão entre rota de comércio com território. --A.WagnerC (discussão) 22h36min de 10 de dezembro de 2020 (UTC)

Discussão interessante amigo, existe vários mapas de reivindicação de território, existe os mapas dos descobrimentos que são os mapas desde 1415 a 1505, não se trata só de comércio na época ninguém saia só para comércio, e na época como foi escrito e existe várias fontes de guerras de conquista que foram feitas principalmente na áfrica, olha no ano 1573 o mapa do Português "Domingos Teixeira" você pode ver que os Portugueses já tinham metade do Brasil e pode ver esses territórios que têm o simbolo de Portugal e a Cruz Portuguesa, mas existe outros mapas também, e se quiser ler alguns textos, não terei problemas em enviar a você. https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Domingos_Teixeira_(1573).jpg#mw-jump-to-license (Tomi Less (discussão) 22h58min de 10 de dezembro de 2020 (UTC))

@Tomi Less: Sobre a Índia, eu me equivoquei, mas não encontrei registros apontando que Terra Nova e Labrador pertenceu ao Império Português. Há registros de exploração de portugueses, mas não vi nada afirmando que o local foi colônia de Portugal. Se você tem material confiável atestando isso, precisa apresentar. --A.WagnerC (discussão) 23h18min de 10 de dezembro de 2020 (UTC)

Tenho aqui até um mapa, que saiu num jornal antigo sobre como era o império no século 16,https://br.pinterest.com/pin/505740233145651199/ Sim eu tenho material confiável, não sei se vai dar é para enviar hoje amigo, era interessante eu juntar todo o material, e enviar para você, e depois discutir o que podia ficar ou não, o que você acha? Concordo que por vezes se confunde o comércio com o império então seria interessante juntar as fontes confiáveis e poder traçar um mapa mais real do que foi... (Tomi Less (discussão) 23h31min de 10 de dezembro de 2020 (UTC))

@Tomi Less: Você está trazendo mapas desenhados por cartógrafos portugueses. Não tenho certeza se isso é fonte suficiente para atestar o território canadense como pertencente a Portugal em algum momento na história, pois os registros históricos que encontrei citam a região como antiga colônia inglesa, e menção a alguns navegadores portugueses que exploraram a região. Será se os cartógrafos de outros países também atestaram a região como pertencente a Portugal? É necessário trazer fontes advindas de historiadores. --A.WagnerC (discussão) 23h45min de 10 de dezembro de 2020 (UTC)

Concordo, agente sabe o que foi o Império do Brasil por exemplo com mais certeza, mas sabe quanto aos impérios europeus que são mais antigos, é sempre dificil saber ao certo mais sim existe historiadores que possam comprovar, quanto ah terra nova, a ilha do canadá fez parte, mas não tenho a certeza de que o resto fez parte, mas vou-lhe enviando fontes, até se chegar a uma conclusão, na minha visão, eu acho assim para cada império deveria se achar fontes de pessoas do país que criou o império, como você sabe cada país puxa para o seu lado, se você pesquisar por exemplo em ingles sobre o que foi o império francês, têm uma visão diferente dos franceses por exemplo... mas enquanto não se chega a uma conclusão, este mapa anacrónico, têm pelomenos as explorações, se você quiser,seria bom colocar lá. https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Portugal_Imp%C3%A9rio_total.png#mw-jump-to-license Mas as vezes acontece um pouco o mesmo com o império espanhol, se você for ver os nomes das terras dos estados unidos grande parte têm nomes espanhois, assim como o nome das terras da terra nova, grande parte têm nomes Portugueses, claro os ingleses modificaram alguns, mas não todos, mas os ingleses, não reconhecem o real império português nem o real império espanhol... (Tomi Less (discussão) 00h07min de 11 de dezembro de 2020 (UTC)) Me desculpe o longo texto, mas foi para entender que as vezes a história têm dois lados diferentes e varia conforme o país, encontrei outro artigo, da colonização Portuguesa no Canadá, https://brazilianwave.org/wave-digital/o-inicio-da-colonizacao-portuguesa-na-nova-escocia/ Mas este aqui é melhor, é um conteudo de história mesmo original do canadá, que mostra a estátua do Português: https://pier21.ca/research/pier-21/the-portuguese-in-canada (Tomi Less (discussão) 00h46min de 11 de dezembro de 2020 (UTC))

Além disso tudo, o museu do Candá, confirma o descobrimento e primeiras colonizações Portuguesas no Canadá e é dito também, por um historiador "Joe Silvey" (que achou documentos e escreveu isso em 1853) para os historiadores Portugueses já é oficial, para os estrangeiros têm algumas dúvidas como já era de se esperar foi isso que falei pra você nesse texto em cima:

https://www.jornalnorthnews.com/noticia/1929/museu-canadense-confirma-que-foi-um-portugues-a-chegar-primeiro-na-america.html

(Tomi Less (discussão) 01h07min de 11 de dezembro de 2020 (UTC))

@Tomi Less: As fontes me pareceram convincentes. Não tenho mais questionamentos. --A.WagnerC (discussão) 01h37min de 11 de dezembro de 2020 (UTC)
  • Terminou acima a discussão feita em minha PDU! -- Sete de Nove msg 12h20min de 11 de dezembro de 2020 (UTC)

Este mapa nem fonte tem, embora pelo grafismo seja totalmente evidente que se trata de propaganda do Estado Novo. Não, Portugal jamais teve qualquer território no Canadá, Gronelândia, etc. Fizemos uns reconhecimentos por lá, que não deram em nada, e é tudo.-- Darwin Ahoy! 12h49min de 22 de dezembro de 2020 (UTC)

Não foi só propaganda do estado novo, porque isso foi um mapa que eles fizeram com base nos mapas antigos do século 15 e 16, ninguém disse que colonizamos a gronelândia mas a zona oeste do canadá e a ilha do canadá existe várias fontes e vários mapas antigos da época que revelam isso, também existe vários historiadores que escreveram sobre isso no século 19 e existe evidencias claras em vários mapas antigos daquela época, feitos por cartógrafos Portugueses e estrangeiros no século 15 e 16, eles não iriam reivindicar essas áreas por acaso e essas áreas aparecem como parte integrante do império Português num periodo de 100 anos em vários mapas antigos por isso não ah como negar esse facto, agora você é livre de acreditar ou não, mas que existe evidências inegáveis existe, vou lhe dar aqui dois exemplos em periodos diferentes, como poderia dar mais mas acho que estes servem para mostrar essa evidência porque têm boas fontes um está em um museu em itália e o outro está em um museu na frança, os descobrimentos Portugueses e primeiras colonizações estão na mapa de cantino de 1502 como pode ver aqui https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Planisf%C3%A9rio_de_Cantino, passado 70 anos o Português Domingos Teixeira fez este mapa em 1573 que está em exposição em um museu em França que mostra o império Português e Espanhol naquela época https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b525032167/f1.item.zoom ,eles não andaram naquelas áreas tantos anos apenas para passear, e não podemos ignorar estas e outras fontes confiáveis da época que existem inclusive é afirmado por historiadores portugueses e estrangeiros, sem contar com os estudos cientificos, e as evidências que existem. (Tomi Less (discussão) 13h20min de 22 de dezembro de 2020 (UTC))

Já que quer tanto uma fonte confiável que vá directa ao assunto deixo aqui uma: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/imperio-portugues---colonias-fortalezas-fortificacoes-e-pracas-de-comercio.htm, até têm no final da página que foi feito pela historiadora e professora Érica Turci, por isso mais confiável do que alguem que é Profissional em História é impossivel. (Tomi Less (discussão) 23h11min de 22 de dezembro de 2020 (UTC))

Questão do mapa[editar código-fonte]

Meus amigos, o mapa do Império Português na caixinha deste verbete tem sido continuamente modificado, sem que se chegue a uma forma definitiva. Para tanto, fiz este seguinte mapa, Diachronic map of the Portuguese Empire (1415-1999) para remediar os exageros e distorções dos outros.

  1. Corrigi a fronteira do Brasil com os vice-reinos do Peru e Rio da Prata.
  2. Adicionei zonas de influência portuguesas no Marrocos, na Angola (Reino do Congo) e no Moçambique (Maraves).
  3. Adicionei uma zona de influência em Terra-Nova e Labrador, onde diz-se que havia pelo menos duas pequenas colônias.
  4. Adicionei uma série de feitorias na China e uma no Japão.
  5. O mapa que eu apresentei não inclui territórios reivindicados, pois creio que induziria os leitores ao erro.

É um mapa que ainda pode ser melhorado, mas creio que seja o mais acurado até agora.Edmundo Soares (discussão) 01h51min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)

I, the coast of africa still needs to be added, and some land names that still have Portuguese names in the province of newfoundland and labrador, the indicated would be this that the friends put, because if they made the claims they would do a lot of work because the portuguese claim half the world.(Stravichenko () (discussão) 14h12min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)) see this map (you can take advantage of this map and place only the effective possessions.) - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Alle_große_Geschichte_das_portugiesische_Reich.png

Aqui é a wiki em português, não entendi por que escrever em língua estrangeira! O outro usuário que "insistia" nessa imagem foi pego em verificação, agora aparece essa "nova" (criada ontem) conta com a mesma "insistência"? -- Sete de Nove msg 14h22min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)

you didn't even put the coast of Africa, I think the map is not well prepared, vandalism is the map it is on, because it disregards historical facts, I think this is an extreme stubbornness. -See this map - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Alle_große_Geschichte_das_portugiesische_Reich.png (Stravichenko () (discussão) 14h37min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)) I'm glad I'm not the only one to complain, it's a sign that something is wrong.(Stravichenko () (discussão) 14h56min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC))

Stravichenko Please translate your messages into Portuguese, we will understand better, since this is the language we use. Use the Google translator. Elder Nauvirth (discussão) 14h59min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)
@Edmundo Soares: Olá. Em primeiro lugar, parabéns pelo mapa. Ficou melhor e bem mais realista do que aquele verde que estava anteriormente. A propósito, não seria o caso de pedir uma verificação da conta Stravichenko () D​ C​ E​ F? O comportamento dele me parece altamente suspeito. Chronus (discussão) 15h00min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)
@Chronus:o mapa e realista, só que falta adicionar a costa de africa, eu aprdi iss na escola, porque não esta adcionado? meu comprotamento suspeit porque? não se pde reclamar ou ver enquando algo está mal?(Stravichenko () (discussão) 15h04min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC))
Chronus Também achei muito suspeito, mas só isso não basta, precisa de mais "indícios"! -- Sete de Nove msg 15h10min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)
me dsculpa alguma coisa e meu portuguese, esto usar o Google translator. (Stravichenko () (discussão) 15h13min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC))
acho que esta querer bloquear vi https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Pedidos_a_verificadores#Stravichenko_%28%29 (Stravichenko () (discussão) 15h27min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC))

───────────────────────── @79a, Elder N e Edmundo Soares: Olá. Eu bloqueei o Tomi Less D​ C​ E​ F com base na verificação feita na anglófona, que o liga à conta principal Mark Boron D​ C​ E​ F. Quanto ao Stravichenko () D​ C​ E​ F, abri um pedido de verificação. Chronus (discussão) 15h28min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)

@Chronus: Existe um usuário português chamado Hugo Refachinho obcecado em criar fakes e modificar mapas relacionados ao Império Português. Ele já foi banido tanto da Wikipédia anglófona quanto da espanhola. Ele não desiste. Edmundo Soares (discussão) 23h29min de 19 de fevereiro de 2021 (UTC)
@Edmundo Soares: Esse cara foi banido aqui também, além de ter sido bloqueado globalmente. O estrago que esse "editor" fez crosswiki é raro de se ver. Chronus (discussão) 14h30min de 20 de fevereiro de 2021 (UTC)
@Edmundo Soares: E o nosso "amigo" Stravichenko () também foi bloqueado após comprovação de que era mesmo um sock do Tomi Less/Mark Boron. Esses nacionalistas portugueses estão fora de controle, rs. Fiquem em alerta. Chronus (discussão) 14h34min de 20 de fevereiro de 2021 (UTC)
Será que o DarwIn pode nos ajudar com a aquele "mapa" no commons? Sds -- Sete de Nove msg 17h58min de 20 de fevereiro de 2021 (UTC)
@79a: Acho que todas essas imagens carregadas por esses usuários (Mark Boron, Hugo Refachinho e seus respectivos socks) deveriam ser eliminadas do Commons. Esses mapas estão errados e são desserviço. Chronus (discussão) 21h36min de 20 de fevereiro de 2021 (UTC)

Informação que pode ser interessante.[editar código-fonte]

Acredito que esta informação possa ser interessante ou não mas vou colocar na mesma, o Brasil em 1822 continuava a ser governado pelo filho do Rei de Portugal que depois se tornou Rei em Portugal, e depois pelo seu neto até 1889, D. Pedro II do Brasil, era tudo a mesma família da Casa de Bragança de Portugal, um dos maiores historiadores britânicos Richard Overy, https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Overy, escreveu sobre a independência do Brasil no livro "Complete History of the World".

no qual diz: “O Brasil teve que esperar até 1889 para a independência política, embora em 1822, quando a corte portuguesa retornou à Europa após a derrota de Napoleão, adquiriu considerável independência econômica”. (página 181).

Pode ser uma informação útil ou não, mas pela via das duvidas coloquei á mesma.

Cumprimentos a todos. (2001:8A0:FE8F:8B00:38CE:A016:E0F7:77E7 (discussão) 16h06min de 22 de abril de 2021 (UTC))

A informação está equivocada. O Brasil tornou-se politicamente independente em 1822 (ou 1815, a depender do ponto de vista), apenas compartilhando com Portugal a mesma dinastia até 1889. Edmundo Soares (discussão) 19h04min de 22 de abril de 2021 (UTC)
De acordo! O Império do Brasil é um país novo, que construiu, a partir dessa data, seus símbolos nacionais, suas instituições políticas, seu Estado, mesmo que a dinastia seja compartilhada com o Reino de Portugal até 1889. Em 1815 o Estado do Brasil foi elevado a Reino, equiparando-se com Portugal e Algarves, sede do então Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, cuja "capital" era o Rio de Janeiro, naquele momento, mas com as instituições políticas e o Estado compartilhado com Portugal. Bruno Campos (discussão) 13h19min de 23 de abril de 2021 (UTC)

Concordo com o que foi dito, acho que a confusão desse historiador têm a ver com a dinastia em que as instituições políticas e o Estado compartilhado com Portugal, no reinado de D. Maria I e depois com a criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, o Brasil já não era considerado colónia mas sim um estado pluricontinental junto com Portugal e com o império Português https://en.wikipedia.org/wiki/Pluricontinentalism, que é o que diz a constituição Monárquica da época, na verdade foi um excelente estatuto na época, já que os outros países europeus ainda andavam a colonizar outros países, devido a terem iniciado mais tarde esse processo, ou seja deixem-me seguir o raciocínio, já não fazia sentido o Brasil continuar com o estatuto de colónia depois de tantos anos nesse processo, acho que essa é a razão que ainda confunde muitos historiadores nessa parte da história. (2001:8A0:FE8F:8B00:8038:41B5:87A:2D (discussão) 13h54min de 23 de abril de 2021 (UTC))

O Reino de Portugal buscou igualar o Reino do Brasil, numa plataforma pluricontinental, mas foi só com a América portuguesa. A relação com as colônias de África e Ásia permaneceram com os status inalterados. Bruno Campos (discussão) 16h35min de 23 de abril de 2021 (UTC)