Discussão:Imunoterapia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Edição 57314619[editar código-fonte]

Embora o o ónus de iniciar a discussão seja de quem quer modificar o artigo, vou-me adiantar a enumerar os problemas da edição. Antes de tudo, "ter fontes" é apenas o limiar mínimo para se discutir qualquer coisa, não é um salvo-conduto para ignorar as regras e outros editores.

  1. Citação: A terapia biológica ou imunoterapia As duas coisas não são equivalentes. Algumas fontes consideram a imunoterapia um tipo de terapia biológica. No entanto, uma vez que a imunoterapia é de longe a terapia biológica mais usada, os termos são por vezes usados de forma indistinta. Algumas fontes destinadas a leigos simplificam e dão como equivalentes. Mas aqui é suposto sermos uma obra de referência. Além disso, ocorre outro problema: muitas fontes consideram a terapia biológica como apenas a utilização de elementos biológicos, por oposição àqueles sintetizados em laboratório. Ora, como é evidente, na imunoterapia não existe esta distinção. O critério de definição é qualquer processo que ajude o sistema imunitário, independentemente de ser biológico ou sintetizado.
  2. Citação: A terapia biológica ou imunoterapia é um ramo terapêutico que envolve o uso de mecanismos biológicos para o tratamento e profilaxia de doenças infecciosas, alérgicas, parasitarias e cancerígenas Embora não esteja propriamente errado, isto está longe de ser a definição mais óbvia e precisa de imunoterapia. Pode ser a definição de terapia biológica (ver mais acima), mas não é de imunoterapia. Imunoterapia é qualquer terapia que ajude o sistema imunitário do corpo a combater doenças.
  3. Citação: Dentre as terapias biológicas mais conhecidas estão as aplicações de vacinas, soros, aplicações da fitoterapia e terapia genética, acompanhada das mais modernas técnicas de biologia molecular. 1) Mais uma vez temos o problema de confundir terapia biológica com imunoterapia. 2) Esta lista transmite ao leitor a ideia errada que tudo o que está na lista é classificado como "imunoterapia", quando a realidade é que apenas alguns elementos é que são usados. Por exemplo, não são todas as vacinas que são usadas em imunoterapia. 3) Fitoterapia é uma pseudociência.

Por último, as fontes precisam de ser de melhor qualidade. Revistas predatórias em open access e self-publishing na academia.edu não são fontes fidedignas. JMagalhães (discussão) 02h12min de 31 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]