Discussão:Informática/Arquivo/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Eu não concordo com o significado da palavra "informática"

Quando surgir o computador biológico,biochips e sorteio natural das máquinas esse conceito de informação automática será errado.simplesmente porque os cientistas da época não imaginaram que as células podia interagir com o meio eletrônico.tem muita descoberta que muita gente não sabe e a maioria delas em segredo.

Então, deve-se ficar a pergunta, o computador biológico ou seja la qual for o meio, continuará ou não precisando de matemática para funcionar??

A palavra "Informática"

Amiga (o): "A origem da palavra Informática dá-se através da junção da palavra informação com a palavra automática. Designa-se por informação automática em que a informação é processada automaticamente."

A origem da palavra é um neologismo do francês "Informatique". A formação da palavra segue provavelmente a regra de construção da palavra "numismática", do Grego "nomismatiké", s.f., ciência das moedas e medalhas (caso semelhante em "Matemática" do grego "mahematiké"). Temos então o sufixo -mática que designa "ciência" e não "automática". Em conclusão, a origem da palavra "Informática" deverá ser a junção do prefixo "Infor" (Informação) e "mática" (ciência), ou seja ciência da Informação. Esta é uma definição mais abrangente e portanto preferível.

De facto, o tratamento da Informação é uma ciência nova e contemporânea aos computadores mecânicos, é certo, mas não deve ser disciplina restrita ao tratamento por máquinas, já que muitos dos métodos de Análise de Sistemas poderiam ter sido usados para organizar informação e processos desde o aparecimento da escrita e da Contabilidade. Tal ciência, se existisse à época teria sido muito útil, mesmo sem existirem computadores, e talvez servisse de incentivo ao seu aparecimento, milénios atrás. --António M. C. G. Tavares 11:42, 29 Março 2006 (UTC)

Ligação à expressão em Inglês

Pelo menos em português de Portugal, informática não quer dizer informatics, mas "computer science".

Procuram-se

Quem estiver interessado em adiconar cursos, força nisso! --Bigs msg 06:11, 13 Janeiro 2006 (UTC)

Cursos

Penso que os cursos deviam ser adicionados com denominações mais genéricas, para não multiplicar entradas semelhantes, tal como existe no sistema de ensino superior português, por exemplo. Waldir 22:58, 7 Março 2006 (UTC)

origem da palavra e cursos.

Não achei nada sobre o assunto pelo google. Como nenhum dos autores de propostas de origem citou uma referência para as suas versões e como eu ainda encontrei uma terceira origem diferente no site "<a href='http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/noticias/municipios.html'>ibge teen</a>" que diz que a palavra teve origem primeiramente no italiano. eu proponho que a frase abaixo seja retirada do artigo.

"A origem da palavra Informática dá-se através da junção da palavra informação com a palavra automática. Designa-se por informação automática em que a informação é processada automaticamente."

Quanto a parte de "cursos" acho que ela não é muito util em si, acho que seria melhor dividir em áreas e não cursos pois esta divisão de cursos pode ser subjetiva e mudar de acordo com a universidade, enquanto que áreas de pesquisa são mais aceitas. Acho que a falta de detalhamento deixa a lista ainda mais inutil. Imagine que alguêm leigo venha nesta página para aprender um pouco melhor o que é informática e o que ele acha? Uma lista de nomes de cursos.

Eu proponho retirar esta lista de cursos e dividir o artigo em áreas, a lista de links "ver também" em baixo é mais significativa que esta area "cursos".

--Victor Bogado 9 de maio de 2006

Do artigo em inglês

Puxei alguma coisa do artigo em inglês, para dar um pouco mais de informação para este artigo que está tão magrinho... :-)

-- Vctor Bogado em 9 de maio de 2006

• A palavra informática provém da junção das palavras informação e automática e significa tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador. • A expressão tecnologias da informação é utilizada essencialmente para evidenciar que esta área evoluiu de modo significativo relativamente á informática tradicional.

Expandir Artigo

O artigo sobre Informática está muito resumido,dado a complexidade do assunto.O artigo poderia ser um pouco mais complexo e detalhado,assim como o artigo de ciência da computação,por exemplo...

Frase sem sentido

Apaguei a última frase,por não acrescentar em nada na discussão,além de não ter nenhum sentido.Caso discurdam de minha opinião,dou a liberdade de desfazer o que fiz.[[Categoria:]]