Discussão:Iris Murdoch

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

SINOPSE DO FILME: VIDA DE IRIS MURDOCH O filme é baseado na vida de John Bailey. Íris descreve os primeiros e últimos momentos da relação com a mulher, a filósofa e romancista, Íris Murdoch. É um filme forte, comovente, que contrasta a vida do casal enquanto jovem, com os últimos dias de vida de Íris.

A história decorre no princípio dos anos 90, quando Íris, protagonizada por Judi Dench, vista como uma das principais romancistas da sua época, começa a sentir as primeiras manifestações da Doença de Alzheimer que a levaria a perder as suas faculdades.


No princípio ela começa a esquecer-se das palavras, o que se revela uma experiência frustrante. Em seguida, perde mais do que as palavras, deixa de conseguir escrever e falar coerentemente. O marido John (Jim Broadbent) é então, impelido para o papel de cuidador. Há alturas em que ele sente que não é capaz de suportar esta situação, mas o amor pela mulher é tal que, não a abandona.

Íris ilustra brilhantemente, de uma forma subtil, a Doença de Alzheimer, que afecta não só o doente, mas aqueles que o rodeiam. Com excelentes representações de Judi Dench e Kate Winslet (interpretando Íris enquanto jovem) o filme é uma boa proposta para quem queira compreender um pouco melhor o “mundo” da Doença de Alzeimer.

Ano- 2001

Realização- Richard Eyre

Actores- Judi Dench, Jim Broadbent, Kate Winslet, Hugh Bonneville, Penelope Wilton e Juliet Aubrey

Argumento- Charles Wood, Richard Eyre.

Baseado no livro: ´´Iris - A Memoir and Elegy for Iris´´ de John Bayley