Discussão:Jämtland

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jämtland em textos em português[editar código-fonte]

Seguindo as recomendações da Convenção de nomenclatura para nomes próprios, foram consultadas:
(1) Fontes lexicográficas, linguísticas e académicas
(2) Uso atestado por artigos de livros especializados, obras literárias, documentos oficiais, jornais, revistas e páginas informativas.
--HCa (discussão) 09h45min de 1 de outubro de 2021 (UTC)[responder]

  1. "... que representa as seguintes NUTS III: Jämtland... "
    (Universidade de Lisboa)
  2. ”... há um pavilhão Tailandês em Jämtland, uma região no centro da Suécia...”
    (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
  3. ”... haja vista que “em Jämtland, esta é uma estratégia dominante...”
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
  4. "... A província rural de Jämtland (Z), lar de dois grandes regimentos militares, apresentava a mortalidade mais elevada em 1918, seguida de perto pela província industrializada de Västernorrland..."
    (Universidade Federal de Minas Gerais)
  5. ”... Os antepassados paternos eram clérigos [pastores de Jämtland na Noruega, possivelmente de sangue Finlandês...”]
    (Universidade de Évora)
  6. ”... que se espalharam nas regiões de Jämtland, Medelpad, Hälsingland...”
    (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
  7. "... Na região central da Suécia, especificamente no distrito Hackås da comuna de Berg, condado de Jämtland, ocorre anualmente um festival bastante peculiar, que atrai turistas..."
    (Universidade Federal da Paraíba)
  8. ”... referências à tomada de Jämtland para a Noruega...”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
  9. ”... A empresa Arvesund Living AB, situada em Jämtland, Suécia, é uma empresa especializada emconstruções de madeira...”
    (Universidade do Porto)
  10. ”... O músico é representado com a vestimenta tradicional masculina de Jämtland...”
    (Universidade Federal da Paraíba)
  11. "... da Suécia, por exemplo, foi maior após 1660, depois de ter conquistado as províncias do sul da Dinamarca (Scania, Halland e Blekinge), assim como Bohuslän e Jämtland..."
    (Universidade Estadual Paulista)
  12. ”... as regiões de Jämtland, Härjedalen e Bohuslän, na região central da Noruega, perdas que corresponderam a um terço do território do reino dinamarquês....”
    (Universidade de São Paulo)
  13. "... Ela explicou aos sírios que, ao longo da manhã, “dezenas” de pessoas a telefonaram ou se aproximaram dela no portão da escola para falar sobre o incidente em Jämtland..."
  14. ”... Indiretamente, Olaus coloca parte da culpa na diocese de Uppsala, dando o exemplo das tentativas de trabalho que seu irmão Johannes teria feito anteriormente em Jämtland…”
  15. "... A província rural de Jämtland (Z), lar de dois grandes regimentos militares, apresentava a mortalidade mais elevada em 1918, seguida de..."
  16. "... Nas montanhas de Jämtland, na Suécia, são encontrados seis corpos..."
  17. ”... pode servir como evidência adicional para sua natureza hereditária em Jämtland e Vasterbotten…”
  18. ”... foi marcado pelo movimento batista em três fases distintas: criação e juventude em Jämtland norte da Suécia…”
  19. ”... incluindo as circunscrições de Jämtland e Västernorrland, a comuna de Torsby na circunscrição de Värmland, a comuna de Ljusdal na circunscrição de Gävleborg…”
  20. ”... um acórdão do Tribunal Administrativo de Jämtland, de 24 de Maio de 2006, relativo ao recurso interposto contra a decisão do Tribunal Municipal de Åre…”
  21. ”... uma sociedade cooperativa que vende bens de consumo, nomeadamente produtos alimentares e artigos de mercearia em todo o território de Jämtland…”
  22. ”... distrito de Jämtland,…”
  23. ”... se estas aves forem mortas com armadilhas nos distritos de Norrbotten, Västerbotten e Jämtland e no município de Älvdalen no distrito de Dalarna, na Suécia...”
  24. ”... uma taxa reduzida do imposto especial sobre a eletricidade é aplicável em todos os municípios das regiões de Norrbotten, Västerbotten e Jämtland…”
  25. "... Por meio de programas de educação e de emprego, pretende­-se reforçar a posição das mulheres em Jämtland..."
  26. "... Ralph Persson estava treinando seu cão de caça em Jämtland, na suécia, quando notou..."
  27. "... As autoridades, que atualmente combatem 44 fogos, emitiram ordens de evacuação para as áreas de maior risco, incluindo as províncias centrais de Gävleborg, Jämtland e Dalarna..."
  28. "... A Suécia regista já milhares de hectares de áreas queimadas, principalmente nas regiões de Jämtland, Gävleborg e Dalarna..."
  29. ”... Depósitos em canoa foram encontrados também na região de Jämtland e Västmanland, as duas da atual Suécia…”
  30. "... localizada em Frösön, uma pequena ilha no lago de Storsjön a oeste da cidade de Östersund em Jämtland (região central da atual Suécia)..."
  31. ”... depois de ter conquistado as províncias do sul da Dinamarca (Scania, Halland e Blekinge), assim como Bohuslän e Jämtland, que outrora pertenciam à Noruega…”
  32. "... Imagens 'flagram' movimento de monstro de lago sueco buscas no lago Storsjön, na região de Jämtland. O número de câmeras instaladas no lago está aumentando para 30..."
  33. "... A pesquisa faz parte de um estúdio sobre as povoações de árvores na Escandinávia durante a era do degelo, realizado em colaboração com as autoridades provinciais de Jämtland e Dalarna"...
  34. "...por precaução, devido ao avanço das chamas nos pequenos municípios das províncias de Jämtland, Västerbotten, Gävleborg e Dalarna."
  35. "... Na Jämtland (Suécia), perante o vazio demográfico (menos de 3 habitantes/km2 ) provocado pelo desaparecimento dos serviços, nomeadamente o encerramento das escolas primárias..."
  36. "... das províncias de Jämtland, Västerbotten, Gävleborg e Dalarna..."
  37. "... Os incêndios que mais preocupam as autoridades deflagraram em Gävleborg, Jämtland e Dalarna..."
  38. "... Em Julho de 1914 o segundo caso foi mencionado em um espécime de Thymallus thymallus com duas bocas, capturado em Setembro de 1907 em Jämtland, Suécia (Arwidsson, 1909, 1917)..."
  39. "... Os cientistas analisaram duas crateras na zona de Jämtland, no centro da Suécia, a 16 quilómetros de distância um do outro..."
  40. "... os múltiplos incêndios que têm sido registados naquele país do norte da Europa e que já queimaram milhares de hectares, sobretudo nas regiões de Jämtland, Gävleborg e Dalarna..."

Jemtlândia em textos em português[editar código-fonte]

Seguindo as recomendações da Convenção de nomenclatura para nomes próprios, foram consultadas:
(1) Fontes lexicográficas, linguísticas e académicas
(2) Uso atestado por artigos de livros especializados, obras literárias, documentos oficiais, jornais, revistas e páginas informativas.
--HCa (discussão) 10h27min de 1 de outubro de 2021 (UTC)[responder]

  1. ”... são encontrados com mais freqüência no norte da Escandinávia (Jemtlândia, Nord-Trøndelag e…”
  2. ”... Fäviken Magasinet, MAGNUS NILSSON – Jemtlândia, SUÉCIA…”

Jemtlanda em textos em português[editar código-fonte]

-

Jemcia e Jempia em textos em português[editar código-fonte]

-

Renomeação[editar código-fonte]

Concordo em mudar o nome para Jämtland, a forma usada em textos em português. A designação alternativa Jemtlândia não é uma forma de uso corrente em português, nem tem “uso considerável em nenhuma das versões da língua portuguesa”. Tudo isto, seguindo o recomendado pela Convenção de nomenclatura/Nomes próprios da Wikipédia.--HCa (discussão) 06h37min de 22 de julho de 2018 (UTC)[responder]