Discussão:João Pedro Stédile

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sou Gregory Magalhães Costa, estudante de nível mestrado em Ciência da Literatura na UFRJ, participei de ocupações sem-teto aqui no Rio de Janeiro. Num programa no SBT, o sr. falou de uma decisão de um juiz do STF que serve até hoje de jurisprudência para as ocupações sejam sem-terra ou sem-teto. Gostaria de saber para fins de pesquisa: Qual o juiz que expediu esta decisão? Em que ano? Como era a composição do STF nesta época (progressitas x conservadores)? Em que circustâncias isto se deu?

Se houver também uma bibliografia auxiliar seria de grande valia.

meu e-mail é criticass@ig.com.br

atenciosamente Gregory

Solicito revisão[editar código-fonte]

Em 27/01/2016 incluí informações gerais ao artigo, as quais foram simplesmente descartadas com a consideração "Faltam referências!".

Como não entendi essa atitude (talvez entendesse se fossem descartadas/alteradas partes), solicito então que analisem minha contribuição conforme segue:

Informo: "Stédile sempre participou de movimentos e eventos promovidos pelo MST, e por ser considerado líder maior dessa sigla, como convidado em outros eventos promovidos por outras instituições"

Não há fontes específicas visto que se refere não a uma atividade, que no caso a pessoa participou, mas sim a atividades vivenciadas rotineiramente, ou seja, como não há uma fonte fiável que tenha divulgado isso exatamente, seriam necessários vários links para demonstrar a participação rotineira, vejo isso como exagerado e desnecessário, visto que simples pesquisas retornam inúmeros artigos de fontes diversas e muitas renomadas como:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-07/mst-vai-reagir-se-venda-de-terra-estrangeiro-liberada-diz-stedile (1º Festival Nacional de Arte e Cultura da Reforma Agrária) http://www.defato.com/noticias/7424/joa-o-pedro-sta-dile-participa-de-debate-sobre-questa-o-agra-ria-em-mossora (Palestrante do Debate sobre: “Morte e Vida no Campo: A questão Agrária Brasileira”) http://www.politicacomk.com.br/joao-pedro-stedile-participa-de-debate-em-fortaleza/ (convidado para debates promovidos pelo Movimento Democracia Participativa) http://www.sindipetromg.org.br/site/noticias/item/2047-plenaria-com-a-presenca-do-lider-do-mst-joao-pedro-stedile-nesta-quarta-feira-1-as-19h-no-auditorio-do-crea-mg (a CUT/MG realizou plenária com os movimentos sociais e sindicais) http://www.douradosnews.com.br/arquivo/stedile-participa-de-encontro-nacional-de-jovens-no-rio-80b828676de78eebcff788e474a2ad1a [1º Eneterra (Encontro Nacional de Jovens por Educação, Trabalho e Reforma Agrária)] http://www.politicacomk.com.br/joao-pedro-stedile-participa-de-debate-em-fortaleza/ (mais uma edição da série de debates promovidos pelo Movimento Democracia Participativa (MDP))

O próprio artigo informa também sem citar qualquer fonte: "Participa desde 1979 das atividades da luta pela reforma agrária no País, pelo MST e pela Via Campesina.", essa minha contribuição foi apenas um complemento de ligação que justifica a grande participação da pessoa em outros eventos, TV, jornais, etc. que ocorrem e também podem ser encontrados em simples buscas, como:

http://www.correiocidadania.com.br/antigo/ed191/politica4.htm (Entrevista do Correio da Cidadania) http://www.livrariamachadodeassis.com.br/livro-brava-gente-a-trajetoria-do-mst-e-a-luta-pela-terra-no-brasil-9788586469176,fe1863.html (Livro publicado) http://noticias.terra.com.br/especial/forumsocial/interna/0,,OI81181-EI1215,00.html (Entrevista) http://tv.r7.com/record-news-play/brasil-em-discussao/videos/lider-do-mst-participa-do-brasil-em-discussao-deste-domingo-17-19102015 (Entrevista) http://www.alagoas24horas.com.br/396550/joao-pedro-stedile-participa-de-debate-nesta-segunda-feira-em-maceio/ (lançamento do Plebiscito Popular por uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político)


Na sequência informo: "além dessas participações não é divulgado nenhum outro meio de renda profissional" (me parece simples, se são divulgados outros tipos de participação ou de meio de renda, que me apresentem e alterem a informação, qual o problema aqui?).

Continuo: "Portanto, tem atuação política sem um objetivo profissional além do MST" (Isso sim considero uma conclusão minha que pode ser questionada).

Continuo ainda: "Devido a essa forma de vida e trabalho existem questionamentos sobre como ele se mantém financeiramente, se tem também algum outro objetivo de vida, até mesmo se ainda tem familiares vivos e algum contato com eles" (questionamentos surgem quando se fala sobre o assunto, e como presenciei discussão sobre esse assunto, sei que é fato que acontece, concordo que também pode ser questionado, mas acredito que há quem possa contribuir com essas informações...).

e finalizo: "A própria wikipédia que tem um dos maiores acervos da internet, possui informações sobre Stédile em português e russo somente, e com pouquíssimas informações que não sejam ligadas a atuação política." (está citada a wikipédia, então se for contestável pode ser facilmente justificado e alterado meu texto, mas não foi justificado).


Por fim no artigo há apenas uma referência com um link que retorna página indisponível, então questiono, qual a fonte confiável de toda a informação do artigo?

Iniciei essa discussão em janeiro/2017 e até a data atual (junho/2017) não houve qualquer resposta, assim sendo vou reinserir minha contribuição anterior, e caso discordem por favor pelo menos justifiquem melhor respondendo a estes meus esclarecimentos.