Discussão:John Muir

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Para que servem biografias...[editar código-fonte]

Editei esta biografia, tornando-a fiável, a fim de que venhamos a conhecer um pouco do trabalho realizado pelo Muir.

Confesso que não o conhecia. Fui movido pelas declarações do sr. então deputado Aldo Rebelo, depois feito ministro, quando relator do Código Florestal, em que este defendia o desmatamento ao lado de aliados ruralistas e afirmava ("sem citar nomes", como convém) que havia uma série de organizações que queriam impedir o desenvolvimento da agricultura brasileira.

Na televisão, vimo-lo ainda declarar que eles acabaram com as florestas deles e querem agora preservar as "nossas". O Muir está aí para provar que isso é mentira, como de resto... todo o resto.

Espero haver, assim, colaborado para compreensão da história, em estando no Brasil, país onde pessoas como Chico Mendes são assassinadas mesmo depois de mortas pelos que mentem descaradamente...

André Koehne (discussão) 17h34min de 5 de junho de 2012 (UTC)[responder]

Conservacionismo x Preservacionismo[editar código-fonte]

O Edmundo Soares reverteu uma edição minha (que por sua vez havia revertido uma edição de 179.159.34.13), e depois fez edição qualificando Muir como preservacionista. Minha edição informava que Muir foi um conservacionista reconhecido como um dos fundadores do movimento, notadamente da sua corrente preservacionista.

Preservacionismo não é um movimento, e sim uma vertente de um movimento. Qualificar alguém como preservacionista só faz sentido se a pessoa for antes qualificada como conservacionista. Embora originalmente conservacionismo indicasse uma vertente oposta ao preservacionismo, com o passar do tempo passou a indicar o conjunto de vertentes conservacionista, preservacionista e patrimonialista.

Pra não ficar em uma discussão estéril: John Muir é reconhecido como fundador do conservacionismo e da sua vertente preservacionista, e é amplamente citado como um conservacionista. Ou os interessados acrescentam fontes justificando a modificação, ou eu a reverterei e adicionarei fontes externas justificando essa mudança. Cordialmente.--A_wiki_mate (enviar mensagem) 08h54min de 9 de junho de 2017 (UTC)[responder]