Discussão:José Rajão Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Quando foram colocadas informações sobre José Rajão na Wiki, o objetivo para falar de sua relevância como bombeiro para o Distrito Federal e para o Brasil, e não como político. Denúncias, todos os políticos são alvos delas, o problema está em comprová-las. Os atos de José rajão como Bombeiros faze parte da história e são comprovadas por farto documental. Contudo, somente a lembrança dele na Wiki já é de suma importância, bem como a contribuição dos amigos que editaram o artigo escrito. Logo, caso queiram me ajudar a construir este artigo, de forma construtiva, conto com a ajuda de todos. Obrigado.Alanrajao 02:05, 8 Novembro 2006 (UTC)

Bombeiro e Político[editar código-fonte]

O fato de ter sido bombeiro não me parece relevante. Mas foi deputado distrital e deputado federal, e isso é relevante, ao menos localmente. Quanto a ligação com denúncias, acho problemático. Denúnciar é fácil, mas depois podem se verificar falsas. Vejam as denúncias de corrupção no governo Lula: Após alguma investigação, descobriu-se que várias já vinham de longa data, mas isso não se noticia. -- Adailton msg 09:39, 8 Novembro 2006 (UTC)

Concordo com o Adailton, motivo pelo qual eu votei a favor pela manutenção do artigo. Leslie Msg 05:16, 14 Novembro 2006 (UTC)

Questionamentos[editar código-fonte]

Antes de atender o pedido do senhor Alanrajao para colaborar na construção deste artigo, gostaria que ele me esclarecesse melhor alguns pontos:

  1. Citação: Usuário:Alanrajao escreveu: «o objetivo para falar de sua relevância como bombeiro para o Distrito Federal e para o Brasil, e não como político.» O artigo não estaria sendo parcial ao querer que seja apresentado, em um artigo que se propõe ser biográfico, apenas uma parte da vida da personalidade? Leia Princípio da imparcialidade;
  2. Citação: Usuário:Alanrajao escreveu: «Contudo, somente a lembrança dele na Wiki já é de suma importância.» As pessoas aqui biografadas não o estão por mera lembrança, mas sim por terem relevância enciclopédica. Relevância essa que o senhor afirma possuir à nível nacional o senhor José Rajão. Por favor, me desculpe se estiver sendo mal informado, mas o senhor a de convir comigo que tal relevância atribuída por um parente do biografado (estou inferindo isto por seu nome de usuário) e por seus amigos que editaram o artigo é por demais de suspeita. Leia O que a Wikipédia não é.
  3. Citação: Usuário:Alanrajao escreveu: «Os atos de José rajão como Bombeiros faze parte da história e são comprovadas por farto documental.» As pesquisas por mim realizadas, nos sites de procura da Internet, não trazem qualquer material que comprove esse "farto material". Apenas surgem alguns links relacionados com sua vida política. Em seu artigo, o senhor teria como citar tais fontes? Leia Verificabilidade.
  4. E finalmente, o senhor poderia afirmar que o texto do artigo não se trata de pesquisa inédita?

Aguardo os esclarecimentos para que eu possa atender o pedido de ajuda na construção do mesmo. Grato. Bonás 12:56, 8 Novembro 2006 (UTC)

Respostas requeridas[editar código-fonte]

Caro amigo Bonás, tenho tentado mostrar-lhe que existem documentos, na Internet, sobre o trabalho e a história de José Rajão Filho, na Internet. São programas jornalísticos da TV Brasília, Rede Globo de Televisão, entre outros. Instituições sérias como a Universidade de Brasília mantém registros de seus feitos. É só clicar nos links colocados. A busca feita pelos Wikis foi, infelizmente, muito superficial. Estou escaneando parte de documentos jornalísticos, cópias de diários oficiais, publicações em boletins Gerais do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, para que você, junto comigo, esteja construindo a biografia deste importante cidadão Brasileiro.

Quanto aos sítios de denúnia colocados, sobre supostas denúncias feitas por jornais e não pelo Ministério Público ou pela Justiça Militar, peço encarecidamente que os retirem, até que tenham provas factuais sobre o assunto. Digo isto, porque tal atitude de difamação pública na rede está prevista no Novo Código Civil Brasileiro, bem como no Código Penal.

Estou muito preocupado com os rumos que a Wikipédia no brasil estão tomando. Seres que se usam do "anonimato", usam do "poder virtual" para se acharem juízes ou até mesmo Deuses, para julgar causas e atos de pessoas que nem conhecem, sem a utilização de critérios claros (as regras da Wikipédia para inserção de conteúdo não são claras como uma lei, por exemplo)o que pode dar dor de cabeça, no futuro, para uma organização de registro da história humana, tal como a Wikipédia.Alanrajao 15:41, 13 Novembro 2006 (UTC)

Ainda sem respostas[editar código-fonte]

Prezado Alanrajao, inicialmente gostaria de colocar que os links inseridos no artigo por um anônimo (201.11.161.150) não respondem as perguntas diretas que te fiz sobre relevância enciclopédica, imparcialidade e pesquisa inédita. Pense um pouco e me responda diretamente. Por que a biografia de José Rajão Filho deve constar de uma enciclopédia? Pelo fato de que ele no exercício de suas funções, pelo qual foi eleito como representante do povo, foi autor do projeto que "Assegura o livre acesso do portador de deficiência visual, acompanhado de cão-guia, a locais públicos e privados"? Ou ainda dentro desse mesmo cargo público, atendendo à base de seu eleitorado (bombeiros do Distrito Federal) criou o Programa Governamental Bombeiro Mirim e Bombeiro Amigo? Não vejo relevância enciclopédica em uma biografia de um político que no exercício das atividades para o qual foi eleito e utilizando-se de verbas públicas (nosso dinheiro) para concretizar seus projetos cumpre com suas obrigações na proposição de leis e implementação de programas sociais ou na luta pela melhoria da classe profissional da maioria de seu eleitorado.

Ao invés do senhor procurar me esclarecer estes pontos, o senhor coloca a sua preocução "com os rumos que a Wikipédia no Brasil estão tomando" e a falta de "critérios claros (as regras da Wikipédia para inserção de conteúdo)". O senhor percebe então, que o seu discurso não mais se restringe a esta página de discussão do artigo biográfico e se torna agora algo mais amplo relacionado com a política da Wikipédia lusófona e a aplicação de seus procedimentos por parte de usuários que o senhor nomeia de "Deuses". Portanto, eu gostaria que o senhor levasse essa sua preocupação para um local mais apropriado que é a Esplanada. Lá, muito mais usuários tomarão conhecimento do que o senhor coloca aqui e certamente estará contribuindo, de certa forma, para a melhoria deste projeto. Atenciosamente. Bonás 23:04, 13 Novembro 2006 (UTC)

Ao se esquecer a história se corre o risco de repeti-la. Existe uma nova tendência na wikipedia inglesa que nas bibliografias sempre colocar o item crítica, como por exemplo em Paul Brunton tornando-se mais claro para o leitor quem foi tal pessoa. Só podemos fazer um mundo melhor se mostramos os dois lados e não apenas as criticas e nem mesmo apenas as conquistas de tal pessoa. --EJC 06:10, 14 Novembro 2006 (UTC)

Reinício[editar código-fonte]

  • Estou comentando a pedido do Bonás. Para mim o artigo tem relevância enciclopédica por ter sido o Senhor Rajão Deputado Federal, sem analisar os demais feitos do mesmo. E já que há controvérsia instalada, poderíamos deixar a primeira versão do artigo de lado e partirmos para sua melhoria. Permitam-me sugerir ao Alanrajao, ou a quem se dispuser, que redija o artigo com base em Wikipedia:Livro de estilo (biografias) ou pegue como exemplo algum artigo constante de Lista de Deputados Federais do Brasil. A partir daí podemos ir lapidando juntos o artigo. Abraços. -- danilo_br msg -- 18:50, 16 Novembro 2006
  • A wikipedia setá sendo formalmente acionada na justiça Brasileira pela informação caluniosa divulgada do Sr. José rajão Filho nas suas páginas. Denúncias de Imprensa não são documentos comprobatórios de acusação e de comprovação de crimes. As denúncias estão sendo debatidas em foro adequado e estão sendo derrubadas, uma a uma, pois se tem provas materiais da inocêndia do Sr. José Rajão Filho. Retira-se o artigo publicado sobre ele na Wiki. A ação judicial já vai ser feita, pois houve difamação, calúnia e injúria pelo cidadão irresposnável que colocou esta informação sobre José rajão como ladrão. o comentário precedente não foi assinado por 189.31.30.95 (discussão • contrib.)
Se há alguma inverdade, deve acionar o DFTV que a publicou, a wiki apenas a está referenciando. Ademais, não foi dito que houve crime, mas que foi preso em julho de 2008 acusado de desviar mais de R$ 1 milhão do Corpo de Bombeiros. Nega que tenha sido preso ? nega que tenha sido acusado de tal ? Se, posteriormente, a justiça o inocentar, que se acrescente isso ao artigo. Devemos descrever os fatos, sem fazermos juízo destes. Adailton msg 09h14min de 20 de maio de 2009 (UTC)