Discussão:Linha do equador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Plano do Equador por ser uma linha imaginária , mas tem parâmetros fixos ela é imovível e não sofre variações. O que sofre variações é o raio de compressão terrestre, pois o nosso planeta não é uma esfera.

As variações do eixo da Terra que completam um circulo a cada 26000 anos é que promove uma pequena variação na declinação do sol e dos pontos Vernais e Aries consequentemente. Discordo do texto e o acho errado, cabendo correções. Se houvessem variações na posição do Equador, haveria variações nas latitudes e declinações dos astros tambem. O Equador Celeste é projeção do Equador Terrestre na esfera celeste e se houvessem variações no Equador Terestre haveriam variações no Equador Celeste e assim tambem variariam as declinações dos astros, o que não ocorre. O texto está errado e precisa urgentemente ser corrigido pois ensina erroneamente.

Equador fixo ou variável?[editar código-fonte]

Repare que há vários 'equadores'. Aquele a que se refere (o Equador celeste) varia realmente ao longo do tempo, em resultado dos fenómenos da precessão dos equinócios e da nutação. Daí, variar também a declinação dos astros "fixos" ao longo do ano (como é patente no Almanaque Náutico, usado em Navegação). Alvesgaspar 17:37, 22 Setembro 2006 (UTC)

Bem , quando uma pessoa diz que existem varios equadores e diz que fenômenos como equinócios(que na realidade não são fenômenos e sim um acidente de orbita aonde o dia e noite são iguais em tempo, naquele exato momento, e se fala em nutação que é a variação axial do eixo da terra, não podemos acrescentar absolutamente nada, porque está tudo errado.Não existem varios equadores, existem um equador terreste, linha geográfica que fica exatamente a noventa graus de ambos os polos em toda a sua circunferencia e temos a projeção deste plano do equador na esfera celeste(imaginária) somente.Cada astro tem seu proprio equador que seu principio é sempre o mesmo, é ortogonal ao eixo de rotação daquele astro e fica exatamente seu plano a 90 graus dos polos que são determinados pelo eixo de rotação daquele astro ou planeta .Por esta definição e por inumeras outras totalmente erradas é que me afstei da Wikipédia, que não é uma enciclopedia de conhecimento e sim um lugar aonde cada um posta o que julga certo e existe uma diferença enorme entre o que achamos e o que é de uma maneira geral.Geraldomente quem acha está totalmente pedido e não acha nada.o comentário precedente deveria ter sido assinado por Geraldo Junior (discussão • contrib.) 02h09min de 30 de abril de 2010 (UTC)

equador geometrico so existe um com base de referencial terrestre os polos do mesmo apesar do polo magnetico variar alias as cidades principais sob o equador estão na america do sul entre quito e amapá?comentário não assinado de 179.154.77.70 (discussão • contrib) 10h05min de 13 de março de 2018‎ (UTC)

Localização da linha do equador[editar código-fonte]

Passa por cima do Equador e retorna ao Equador.

186.223.245.47 (discussão) 02h22min de 17 de fevereiro de 2015 (UTC)