Discussão:Lista de prefeitos da cidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Vazio![editar código-fonte]

De maio a julho de 1955!--Kaktus Kid (discussão) 17h35min de 30 de Maio de 2008 (UTC)

53 ou 61?[editar código-fonte]

O site da própria prefeitura de São Paulo diz que Fernando Haddad é o 61º prefeito da cidade. Alguém se importa se eu revisar a página? Biólogo 32 What? 18h44min de 4 de outubro de 2016 (UTC)

A questão da numeração em listas como essa é um tema controverso e sem resposta definitiva. Neste tópico da página de discussão da usuária Bya97 eu levei em consideração o critério de prefeitos titulares, não em exercício. Porfírio da Paz assumiu temporariamente a prefeitura em maio de 1954, quando Jânio Quadros começou a preparar a candidatura para o governo estadual. Perceba que quando Jânio se afastou do cargo, ele não foi verdadeiramente sucedido, apenas substituído. Jânio Quadros foi o prefeito até a renúncia conjunta do prefeito e vice em julho. Mais sobre esse episódio encontra-se no verbete de Porfírio do CPDOC (o texto até mesmo apresenta uma tática de alternância quase semanal do governo Porfírio-Jânio de forma a evitar que Jânio perdesse o cargo).
O site da prefeitura apresenta Haddad como 61º prefeito, O Estado de S. Paulo o apresenta como 70º. Ambas as listas apresentam prefeitos em exercício (não titulares). A lista de governadores de São Paulo também não apresenta as vezes em que, por exemplo, Guilherme Afif Domingos, vice-governador tornado governador em exercício, assumiu o governo do estado de São Paulo. Este site da Assembleia Legislativa lista os substitutos em parênteses, como visto por esta página: "Os substitutos dos titulares, que responderam pelo cargo de seus efetivos eventualmente, estão com as datas entre parênteses. Quando os titulares se afastaram definitivamente de seus cargos, as datas de substituição não possuem parênteses." Assim, a minha opinião é que os prefeitos substitutos não sejam listados, mas que notas de rodapé deveriam ser inseridas quando esse for o caso (com relatos sobre as circunstâncias dos mandatos quando possível). Mirabile (discussão) 19h32min de 4 de outubro de 2016 (UTC)
Você está correto, meu caro Mirabile, parabéns! Braz Leme (discussão) 19h34min de 4 de outubro de 2016 (UTC)
Existe alguém disposto a pelo menos padronizar a listagem na Wikipedia? Pois na enciclopédia anglófona a listagem diferente da da lusófona, o que causa certa confusão. PS: Existe até mesmo discrepância entre nomes, como os de Luís Inácio de Anhaia Melo (vs Mello) e Artur Saboia (vs Saboya) Saturnalia0 (discussão) 00h53min de 11 de abril de 2017 (UTC)