Discussão:Luo Yixiu

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Definição na introdução[editar código-fonte]

    Olá @Zoldyick, tudo bem? Podemos conversar antes de chegarmos a algum tipo de conflito editorial? O artigo está candidato a destaque, e dado que artigos instáveis não podem ser eleitos, gostaria de evitar isso..

    Então, vamos ao assunto que interessa.

    Você contesta, na introdução, o facto de eu ter escrito Luo foi a "primeira esposa do revolucionário e ditador comunista Mao Tsé-Tung", preferindo antes que fique escrito "revolucionário comunista e líder político chinês Mao Tsé-Tung".

    Eu não deixo de estar correcto, pois ele foi de facto um ditador e foi comunista, e não estou minimamente interessado em argumentar se isso é bom ou não, simplesmente é o que aconteceu...

    E você não deixa de estar correcto também, pois ele foi de facto um líder político chinês, algo que também é consensual.

    Ora, porque está a ocorrer esta disputa?

    Inicialmente você alegou que eu deveria ter traduzido da en.wiki literalmente o que está lá, mas eu não sou obrigado a traduzir um texto e a deixa-lo exactamente como ele está na wiki de origem, eu e qualquer editor temos liberdade para escrever por palavras nossas desde que se mantenha a linha e se respeitem as fontes.

    Posteriormente, você alega que eu estou sendo imparcial... estou sendo imparcial onde? Ele era comunista e era ditador, sem querer entrar no mérito de nenhuma das palavras, foi a realidade.

    Onde está o problema afinal? Tenho que traduzir de forma rígida? Estou sendo imparcial? É algum outro motivo? Gostaria muito de entender o seu ponto de vista...

    Obrigado, Luís Almeida "Tuga1143 14h18min de 21 de setembro de 2022 (UTC)Responder[responder]

    Olá, Tuga1143. É ótimo estabelecer contato. Vejamos, na verdade seria bom se você realmente estivesse sendo imparcial, mas não. Na verdade, você está sendo parcial. Foi por esse motivo que coloquei um aviso no sumário de edições como PDI. Na sua versão você descreve que a biografada foi casada com Mao, "um ditador", e é essencialmente isso. Ora, nada mais parcial vindo de um editor experiente. Pois a política diz que um artigo deve ser imparcial, o que significa que deve Citação: PDI escreveu: «ser escritos em uma forma com a qual ambos (ou todos) os lados envolvidos possam concordar com ele». Ao tratar o referido como "ditador" você não está sendo imparcial. Perceba que, aos seus olhos, o supracitado possa ser um ditador, todavia não é para uma parcela significativa de indivíduos que, goste ou não, corroboram com seu regime político a partir de 1949. O que Mao foi oficialmente? Foi um revolucionário comunista, um ativista político, e líder do PCC que governou a China. Estes são os fatos que não podem ser questionados, seja por quaisquer dos lados aos quais PDI se refere. Também cabe aqui uma observação de totalidade: não compete a qualquer editor da Wikipédia um pré-julgamento sobre quem é ou deixa de ser ditador; essa é uma tarefa que cabe às fontes que usamos no verbete de um biografado. Exemplos práticos que acontecem aqui, na Wikipédia em português: escrevemos que Eva Braun foi casada com o führer alemão Adolf Hitler, ou que Baby Doc foi filho do presidente haitiano Papa Doc. A questão é que classificar um indivíduo como ditador não tem cabimento num outro verbete que não seja o do próprio. É nos verbetes de Hitler e de Papa Doc que debatemos se essa categorização deve acontecer, e, caso sim, com o devido contexto. Em suma, o verbete da biografada é parcial; na atual versão não pode ser destacado. Sdç. --Zoldyick (discussão) 02h40min de 22 de setembro de 2022 (UTC)Responder[responder]
    Bom... @Zoldyick... tenho a dizer que me convenceste e concordo com o teu ponto de vista. Vou repor a tua versão.
    Aproveito ainda para perguntar, onde isto está escrito? -> "Exemplos práticos que acontecem aqui, na Wikipédia em português: escrevemos que Eva Braun foi casada com o führer alemão Adolf Hitler, ou que Baby Doc foi filho do presidente haitiano Papa Doc. A questão é que classificar um indivíduo como ditador não tem cabimento num outro verbete que não seja o do próprio."
    Nunca me deparei com isso... Luís Almeida "Tuga1143 09h26min de 22 de setembro de 2022 (UTC)Responder[responder]