Discussão:Música junina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

@André Koehne:

Dei uma melhorada no artigo.

O artigo tem a sua própria categoria, a Categoria:Música junina

Movi Categoria:Canções juninas para Categoria:Canções de festa junina

Fox de Quintal (discussão) 12h19min de 8 de julho de 2018 (UTC)

Prezado Fox de Quintal, tenho várias ponderações...

  1. Adoro quando alguém marca algo que informo com a {{carece de fontes}}... Trago logo artigos acadêmicos... he, he...
  2. Se tiver paciência, veja o diff entre sua edição e a minha; verá que muita coisa precisou ser corrigida... O Cravo Albin não é a melhor fonte (duvida? Dá uma olhada em Francisco Alves)...
  3. Falando nele, o Cravo Albin, qual o sentido de usá-lo como referência e também na seção de ligação externa?
  4. Falando nela, a seção, o nosso livro de estilo é claro: o nome é no plural, independente de ter uma só "ligação externa"...
  5. Da mesma forma, olhando para o diff, verá que você colocou ligações internas para páginas de desambiguação (isso fere nosso livro de estilo) ao remover a ligação que eu pusera para o único artigo das festas aqui (a festa de São João), por não termos as de Antônio ou de Pedro... Sim, Santo Antônio e São João são links a desambiguações: não podem ficar no texto... (que trata das festas, não dos santos em si)...
  6. Finalmente... a categoria; quando se trata de categoria com o nome do artigo o mesmo Livro de Estilo diz para destacarmos do restante dos artigos; para isto deve-se colocar um espaço ou asterisco após a barra vertical (não repetir o nome, como fez, achando quem "corrigia"!): [[Categoria:Nome do artigo| ]] (como fiz) ou [[Categoria:Nome do artigo|*]]; pode ver um exemplo de como fica na Categoria:Automeris, onde "separamos" da indexação o artigo Automeris e a Lista de espécies de Automeris (isso é algo importante, é utilizado em vários outros projetos, como v. g. o Commons).
  7. Deixei como decadência para aquele estilo inicial de música junina; na década de 1970 em diante assistimos ao ressurgimento dele. Cá na Bahia, sertão onde moro, estamos muito longe de uma "decadência" do estilo: ele está vivo, todos os anos há uma safra de novas canções juninas Nordestão afora... Algumas eu até sei cantar! he, he...

Enfim, fiz tudo isso de forma tão apressada que me esqueci de colocar os demais dados na citação do livro do Frota... Espero ter colaborado, minimamente, ao trabalho de melhoramento. Abraços, André Koehne (discussão) 17h50min de 8 de julho de 2018 (UTC)

@André Koehne:

1. Obrigado por referenciar o local que estava [carece de fontes?]

2. Depois vou ver a atual diferença de edições minha com a tua com calma. Sempre achei que o Dicionário Cravo Albin fosse ótima fonte.

3. Criei a seção ligação externa para catalogar as referências mais fácil de consultar, ou se alguém achar algo que possa se colocado ali.

4. Nem lembrava que se deve sempre usar Ligações externas no plural

5. Eu queria linkar Santo Antônio, São João e São Pedro corretamente levando o link para os respectivos santos, porém não sei quem eles são, São Pedro acho que é o apóstolo de Jesus mesmo, e também o text.o se refere aos santos e não as festas, foi justamente por isso que criei a seção Ver também para poder linkar véspera de São João (Festa de São João). Afinal, por favor poderia me indicar o link dos respectivos santos? observação: não acredito que essas pessoas foram e ou são superiores aos outros seres humanos.

6. A questão da categoria é o seguinte, não sei o que deu na minha cabeça de escrever [[Categoria:Música junina|Música junina]] pois quando vou categorizar somente escrevo [[Categoria:Nome da categoria]] sem o sinal | , somente uso o sinal | quando preciso mudar a posição de um artigo na categoria, exemplo, Discografia de Fulano precisa usar Fulano para uma categoria por exemplo [[Categoria:Discografias]] para que o artigo fique posicionado como Fulano na letra F da categoria e não posicionado como Discografia de Fulano na letra D

Ou seja, sempre uso [[Categoria:Nome da categoria]] e só uso por exemplo [[Categoria:Discografia de Fulano|Fulano]]

Nunca uso [[Categoria:Nome da categoria|]] e nem [[Categoria:Nome da categoria|*]] e nem [[Categoria:Nome da categoria|Nome da categoria]]

7. Segundo que diz o Dicionário Cravo Albin, ele diz exatamente isso "a uma posição secundária" o que leva a uma ideia de que este estilo foi um sucesso nas gravações e agora não é mais, e pelo visto isto é a verdade, pois tenho grandes dificuldades de conhecer somente de ouvido as músicas de festas juninas, visto que aonde estou somente toca as músicas de festas juninas quando tem festa junina e as músicas são sempre as mesmas, aqui é raro escutar uma música que toca em festa junina numa loja ou ver alguém escutando sozinho, ou seja, aqui se por um acaso em junho não ver nenhuma festa junina, ficará sem escutar o ano inteiro. Fox de Quintal (discussão) Por volta das 21 horas de 8 de julho de 2018 (UTC)

Raposão... Eita, papo bão, sô! (sim, os mineiros copiaram o falar do sertanejo baiano! he, he...

Como falei, sempre encontro furos no Cravo Albin - e foi o caso da fonte aqui: colocaram o jornal do Padre Carapuceiro como sendo "O Capuzeiro"! Não pegaram a carapuça, nem livro de história! he, he...

Acho que a gente deveria perder o medo que grassa por aqui e linkar vermelhinhos adoidado - para mostrar o quanto inda nos falta, principalmente - para Festa de Santo Antônio e Festa de São Pedro (não se engane com o "azul", é um redirecionamento!); como canta o ex-deputado federal Edigar Mão Branca (mais um sem artigo!) - "esse ano tem de ter São João e São Pedro"... Mão Branca é quase um vizinho, ali de Vitória da Conquista, de quem foi "cabo-eleitoral" meu amigo e ex-cantor Galdino Neto... Gente que todo ano "estoura" com novas canções nessa temática...

Ao contrário do que diz o Cravo Albin - um baiano que parece ter se esquecido que o mundo não gira no Rio onde mora - há toda uma efervescência Brasil afora; não são antigos sucessos, como agora o artigo já começa a "revelar". Ele se esquece de que gêneros como o "forró" e outros tiveram um estouro fantástico com Luiz Gonzaga, justamente nas décadas de 50 e 60 (já ouviu falar da Anastácia (cantora)? - mas certamente já a escutou! Tenho a autobiografia dela, foi mesmo uma maluquice como esses artistas rodavam o Brasil, naquele passado já um pouco distante...) Não sei ainda como trazer fontes para o que "rola" hoje em dia, como falar de sucessos de compositores que nem tenho ideia quem são - a exemplo de "Canários do Rei" (isso é nome de um ou vários?) e o "axé-junino" "No Lume da Fogueira" (cuja letra pra mim é belíssima!). Finalmente, e isso tem fontes a dar de pau (acho), falar de cidades como Campina Grande, lá na Paraíba, que realiza o maior barraco em junho... Albin cochilou! Cochilou, não: dormiu! Tá perdendo muita, muita coisa!

Já citei alguns nomes, mas... São milhares, centenas com relevância no gênero. Nas canções há, até, um "hino" da música junina chamado "A Maior Festa do Brasil". Artistas como Val Macambira, cantando coisas como "Meu Amor Voltou", "Forró Só Presta Assim" ou "Raiz de Todo Bem", e ainda tantos outros grupos como "Trio Virgulino" (paulista - viva, já tem artigo!) ou Poizé, Sarapatel com Pimenta, Cacau Com Leite... tudo sem artigo aqui... E tocando música junina o ano inteiro!

Enfim, abrimos a caixa de Pandora, vamos ver se surgem wikipedistas a falar dessa gente... São poucos os que se dispõem a pesquisar; menos ainda aqueles que saem do "normal" (sabe, traduzir algo pronto, manutenção, etc); raros que falam de coisas (e gentes) fora do "sul maravilha" e do "tempo presente"...

Talvez isso, tua ajuda aqui, e de outros que tiveram certamente artigos apagados (Cai, Cai, Balão já fora apagada duas vezes antes de eu recriar!) ou que os apagaram, sei lá, possam se sensibilizar para a nossa enorme falta de coisas e se juntar à gente... Chegamos ao milhão de artigos; mas nem chegamos perto do bilhão que nos falta! he, he... Abraço, e obrigado. Falei demais. Ia apagar, mas vou salvar! he, he... André Koehne (discussão) 03h36min de 12 de julho de 2018 (UTC)

Ah, tem mais: Véspera de São João, hoje, não é mais a festa de S. João! Ela se espalhou por vários dias (na minha cidade, Caetité, mesmo - cujo relato da festa no século XIX está preservado no romance Sinhazinha - ocorre em cada bairro em dias diferentes; na capital baiana há concursos de quadrilha que duram mais de um mês - e os ensaios... o ano todo. O mesmo na cidade vizinha da minha, de Guanambi... Apenas pra falar do "meu quintal"... he, he...) André Koehne (discussão) 03h36min de 12 de julho de 2018 (UTC)

@André Koehne:
Para ver o que acontece nos últimos anos ver notícias talvez possa ajudar, coloque os termos que for pesquisar entre aspas para pesquisar exatamente por exemplo "Mastruz Com Leite".
Coloquei o aviso de qualidade, porém ainda não avaliei a qualidade.
Editei para ficar conforme Wikipédia:Projetos/Música/Livro de estilo#Estilo de texto que diz que os nomes das canções deve ficar entre aspas (" "). Fox de Quintal (discussão) 05h08min de 12 de julho de 2018 (UTC)
@André Koehne: existe o samba junino, não sei se tem relação com música junina, talvez não tenha relação, mas coloquei em Ver também. Fox de Quintal (discussão) 18h14min de 12 de julho de 2018 (UTC)

@André Koehne: na seção Ver também de cada artigo eu linkei os artigos, assim ficará mais fácil para ter mais pessoas vendo os artigos. Fox de Quintal (discussão) 16h23min de 17 de julho de 2018 (UTC)

Lista de músicas mais populares que talvez possam ter artigo na Wikipédia em português, favor atualizar a lista caso falte alguma canção muito popular.

Fox de Quintal (discussão) 03h24min de 18 de julho de 2018 (UTC)