Discussão:Maciço da Tijuca

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este é mais um daqueles casos clássicos que comprovam que uma mentira repetida muitas vezes acaba virando verdade... A Floresta da Tijuca não é a maior floresta urbana do mundo, ainda que a Rede Globo adore frisar isso à exaustão...

A maior floresta urbana do mundo é o Parque da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo. Ele tem uma área total de 79 km2, o que corresponde a mais que o dobro da Floresta da Tijuca (33 km2), que permanece, no entanto, como a segunda maior do mundo.

É o que afirma o Bureau Brasil de Ecoturismo: ""No Rio de Janeiro encontramos também a Floresta da Tijuca, a segunda maior floresta urbana do mundo. Vale lembrar que a primeira também está no Brasil, mais precisamente em São Paulo, maior metrópole do país. É a Floresta da Cantareira, que fica no Parque Estadual da Cantareira, que merece ser visitada em sua passagem por São Paulo."

Evidentemente, há inúmeras outras fontes, de instituições como o Instituto Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) baseados em algo mais além do senso comum. Seis fontes listadas abaixos, confirmam o que foi dito:

1. Bureau Brasil de Ecoturismo (http://www.bbeco.org/site/destinos.asp?idDestino=41) 2. Robert Kennedy Memorial (http://www.rfkmemorial.org/legacyinaction/2001_NFB) 3. Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02762005000100005) 4. Instituto de Biologia, Universidade de São Paulo (http://www.ib.usp.br/ceo/onde/cantar.htm) 5. Ecoturismo Brasil (http://www.ecoturismobrasil.com.br/serra_da_cantareira.htm) 6. Programa Biota - FAPESP (http://www.biota.org.br/publi/banco/index?show+43016536) Dornicke 21h51min de 29 de Junho de 2007 (UTC)