Discussão:Marcelo Crivella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Correções de POV[editar código-fonte]

A frase "Trabalhou por dez anos levando a Palavra de Deus ..." está obviamente fora de lugar em um verbete da Wikipedia. Uma correção simples com um texto neutro sem caráter religioso daria mais credibilidade a este artigo. Como o artigo esta bloqueado para edições fica para um editor fazê-la?

Edantes (discussão) 02h17min de 6 de outubro de 2014 (UTC)


Nada foi comprovado![editar código-fonte]

O artigo recebeu pequenas edições para acrescentar as frases "nada foi comprovado" sobre as acusações feitas a Crivella.

  • "A Igreja é acusada de fazer propaganda eleitoral pelo senador, o que é um crime eleitoral, porém nada foi comprovado."
  • "Record, as investigações não conseguiram comprovar as suspeitas."
  • "os bingos, mais uma vez nada foi comprovado."

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que a imparcialidade deve ser respeitada nos dois sentidos. Se uma figura de importância política é acusada de um crime, a Wikipédia deve ser imparcial e meramente relatar os fatos. Finalizar o artigo com "mais uma vez nada foi comprovado" é tendencioso no sentido de insinuar que as acusações foram um complô, quando não cabe à Wikipédia insinuar nada a favor nem contra a personagem.

Em segundo lugar, qualquer afirmação na Wikipédia carece de fontes. Todas as afirmações de que as investigações não foram capazes de comprovar nada são seguidas de fontes. Entretanto, essas fontes não são válidas, no sentido de que em nenhuma delas há a afirmação de que "nada foi comprovado". As fontes meramente mostram que Crivella foi alvo de investigação.

Estou re-editando o artigo para remover essas acerções sem fontes. Se alguém tiver fontes fiáveis que digam que as investigações finalizaram sem qualquer comprovação, sinta-se livre para editar o artigo e apresentar essas fontes. Até lá, mantenhamos a Wikipédia verdadeiramente imparcial. rg (discussão) 13h25min de 15 de março de 2009 (UTC)

Parcialidade[editar código-fonte]

Esse artigo fere os principios da imparcialidadecomentário não assinado de 201.19.223.188 (discussão • contrib) 23h34min de 3 de outubro de 2010 (UTC)

Referencias[editar código-fonte]

Estão desconsiderando minhas alterações sendo que expuz todas as referencias;comentário não assinado de Danelbr (discussão • contrib) 19:39, novembro 19, 2020 (UTC)

@Danelbr: Artigo protegido até o segundo turno, para evitar edições não construtivas. MikutoH fala! 19h50min de 19 de novembro de 2020 (UTC)
@Danelbr:, trechos como "responsável por centenas de obras como: Hospitais, Escolas, Creches, Postos de Saúde, Rodoviárias e Ginásios Eportivos" não se adequam ao princípio da imparcialidade. A Wikipédia não é o lugar para a propaganda pessoal dos biografados. Ademais, sua fonte não me parece fiável. A "biografia" do Prefeito que consta no sítio da Prefeitura parece ter sido escrita por ele mesmo ou por alguém de sua assessoria, e como tal, não se qualifica como uma fonte confiável. Ademais, contém diversas afirmações extraordinárias, exigindo fontes adicionais para a devida verificação. Jurisdictio (discussão) 20h26min de 19 de novembro de 2020 (UTC)
Talvez se usar um "De acordo com sua biografia disponibilizada pela prefeitura em seu mandato [...]" permita colocar as informações pois deixa claro que a fonte poderia ser influenciada. Igual quando se cita declarações e opiniões. Paladinum2 (discussão) 05h10min de 20 de novembro de 2020 (UTC)
@Paladinum2:, eu particularmente acho temerário a utilização dessa fonte sem nem ao menos uma verificação das informações. O sítio da prefeitura traz várias afirmações extraordinárias - 400 proposições legislativas, emendas à constituição, leis trabalhistas, supostos planos como Ministro da Pesca com resultados incríveis, etc, etc e tal. Inserir tudo isso sem nem ao menos uma checagem seria promover o biografado. Naturalmente, se alguém estiver disposto a conferir cada informação, poderá adicionar aquelas factualmente corretas, ou pedir que sejam adicionadas (caso não tenha o estatuto de autorrevisor) - desde que com fontes fiáveis. Para não dizer que nada da edição do Danelbr não foi aproveitada, criei uma sub-seção para abordar a "Fazenda Nova Canaã". Abraços! Jurisdictio (discussão) 19h30min de 21 de novembro de 2020 (UTC)

Agradeço a resposta. Sou um grande admirador do trabalho do Sr. Crivella, acompanho o seu trabalho já faz algum tempo, estudei bastante sobre sua vida, e posso incluir informações confiáveis. Não há nada de extraordinário no que estamos citando. Ele foi Senador durante 14 anos. A intenção não é de promovê-lo e sim incluir as informações essencias e extremamente relevantes a respeito da sua pessoa, como por exemplo: que ele foi taxista, que foi oficial do Exército por 8 anos, que foi Engenheiro e tem em torno de 100 Obras Assinadas do CREA (que incluem essas obras citadas, como hospitais, creches, etc [pode ser consultado no CREA]), foi Diretor da EMOP, passou 10 anos e construiu igrejas em mais de 20 países. Conseguem entender? As pessoas que adicionaram as informações relevantes. Colocam ele como um Engenheiro (sendo que não especificam que é Civil), não cita que ele trabalhou por tanto tempo em tantas outras coisas além de Bispo, Senador e Prefeito. Inclusive supervalorizam o fato de ele ser sobrinho do bispo Macedo, sendo que a igreja foi criada em 1977 e o Crivella teve envolvimento na Igreja somente nos anos 90 quando se converteu e resolveu largar tudo pra ser missionário na África. Isso ele tinha já 37 anos, depois de anos como Taxista, Oficial do Exército e Engenheiro Civil. Vou aguardar o fim das eleições e gostaria da ajuda de vocês para colocarmos as informações de maneira que seja justo e não desvalorize o currículo de ninguém, concordam? Obrigado. comentário não assinado de Danelbr (discussão • contrib) 19h30min de 23 de novembro de 2020‎ (UTC)

Danelbr, você não precisa aguardar o final das eleições - pode requerer que algum conteúdo seja inserido por aqui. Adicionei algumas informações que você sugeriu, como o trabalho como taxista. Suas fontes não citam qualquer atuação no Exército. Também não encontrei nas fontes citadas qualquer afirmação sobre o trabalho como engenheiro - o verbete especifica que ele é engenheiro civil. O trabalho como missionário também é citado. Por fim, discordo que haja essa "supervalorização do fato de ele ser sobrinho do bispo Macedo". Macedo é citado apenas 4 vezes na página, e de forma rápida e breve. Abraços! Jurisdictio (discussão) 17h09min de 26 de novembro de 2020 (UTC)