Discussão:Marilyn Monroe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Archive
Arquivos
  1. Discussões passadas

Edição[editar código-fonte]

Caros editores,

Minha edição não foi para promover "propaganda" ou algo do tipo, mas, para tornar menos ofensivo o texto sobre Marilyn. Creio que o estereótipo "loira burra" seja sim muito ofensivo, de modo que venha a aumentar essas ideias pré-concebidas e machistas. Não ferindo somente a imagem de Marilyn, mas de todas as mulheres!!!!! Então por favor, tenham mais respeito por todas nós, pois isso só irá incentivar todos e as gerações futuras a rotularem as mulheres!!!!!! Coloquem que ela foi uma grande atriz de comédia, talentosa, afinal, ela ganhou um globo de ouro, não?! E pelo o que assisti nos filmes, ela era excepcional! Ana Beatriz Aleixo (discussão) 05h12min de 8 de agosto de 2016 (UTC)

Não confunda as coisas. Uma coisa é interpretar, outra é agir, é ser o esteriótipo. Ela era uma atriz e interpretou papeis, assim como um ator circense interpreta um palhaço, e isso não quer dizer que o ator circense viva com nariz de palhaço 24 horas. O "R" Aliado 05h19min de 8 de agosto de 2016 (UTC)

Ana Beatriz Aleixo o artigo não diz que ela era loira burra e sim que ela ficou conhecida por interpretar este tipo de papel estereotipado. O artigo mostra perfeitamente que Marilyn foi mais que isso. Abraços. Bia Alencar Hello! 15h04min de 8 de agosto de 2016 (UTC)

Fusão Marilyn Monroe; Marilyn Monroe na cultura popular

Primeiro parágrafo da introdução do artigo[editar código-fonte]

Caros GabrielDirrty e Agent010, o artigo destacado é ótimo, mas como tudo na vida, pode ser melhorado. Não existe nenhuma restrição em editar artigos destacados na wikipédia. Esclarecido esse ponto, vamos adiante.

A edição do IP Usuário:179.219.248.212 foi muito correta, pois removeu a frase Famosa por interpretar personagens conhecidas como loira burra que inicia o artigo. Por que a edição está correta? Porque, embora a frase seja verdadeira, sendo colocada como a primeira informação do artigo, fica com uma importância desproporcional. Consultem WP:PESO.

Além disso, a informação do loira burra já é citada na introdução do artigo, no terceiro parágrafo. E isso é explicado em detalhes na seção Ascensão ao estrelato (1953). Não se trata de questionar, ou omitir essa informação, mas o problema é WP:PESO desproporcional dela iniciar o artigo, como se fosse a informação mais importante sobre Marilyn, o que não é verdade. Marilyn foi muito mais do que uma atriz famosa por interpretar loiras burras no cinema. Isso é um pensamento reducionista. Ela é muito maior do que isso. Corretamente, a edição do IP removeu a frase do início, deixando Tornou-se um dos sex symbols mais populares da década de 1950, que sintetiza de modo muito mais preciso a importância dela no contexto da época. A importância dela é tão grande que até hoje, mais de 60 anos depois, ela ainda permanece como um ícone vivo na cultura popular.--LeoFaria (discussão) 05h16min de 16 de setembro de 2017 (UTC)

Efetuei alguns ajustes no primeiro parágrafo do artigo. Mantive o texto atriz famosa por interpretar loiras burras no cinema, porém fiz alguns ajustes que diminuem o WP:PESO no contexto. Acredito que dessa forma todos ficarão satisfeitos. --LeoFaria (discussão) 12h28min de 16 de setembro de 2017 (UTC)

LeoFaria, Symbol support vote.svg ótimo. Esclarecendo: quando eu disse que ele fora destacado assim, quis dizer que na votação ninguém chamou a "atenção" neste sentido, e não que não possa ser melhorado; apesar de crer que tu entendeste. Saudações.--Agent010 Yes? 12h49min de 16 de setembro de 2017 (UTC)
Só para deixar claro, sou fã da artista e eu, particularmente, não senti que a introdução fosse ofensiva quando estava editando o artigo - que depois veio a ser destacado. Mas com as mudanças atuais, Symbol support vote.svg Concordo em mantê-lo. GabrielDirrty (discussão) 02h51min de 17 de setembro de 2017 (UTC)

Peço que os editores GabrielDirrty e LeoFaria envolvidos em uma Guerra de Edições discutam aqui na PD deste artigo. A disputa de ambos já passou de todos os limites toleráveis, e seu agravamento obrigaria um bloqueio para ambos. Estou protegendo o artigo por 1 dia em nível total. Espero que até o final da proteção finalmente tenhamos paz. --Zoldyick (discussão) 02h38min de 18 de setembro de 2017 (UTC)

Caro Zoldyick estou editando o artigo, que foi inteiramente traduzido do original da wikipédia em inglês. O artigo possui uma grande quantidade de erros de tradução, omissões, e anglicismos. Não estou envolvido em WP:GE. Como o artigo é muito grande, as edições são paulatinas.--LeoFaria (discussão) 03h01min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
Zoldyick, Não tem guerra. O problema anterior foi resolvido e entramos em um consenso de que o termo "loira burra" seria então melhor elaborado - o que realmente foi feito. Porém, ele insiste em colocar informações irrelevantes na introdução do artigo e algumas JÁ ESTÃO PRESENTES NO RESTO DA INTRODUÇÃO. Para que deixar uma informação no primeiro parágrafo, sendo que ela já é discutida em outro parágrafo da introdução? Tudo seria resolvido se ele se disponibilizasse a ler o artigo, principalmente a introdução, antes de jogar informações de qualquer jeito. GabrielDirrty (discussão) 02h44min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
GabrielDirrty Quando eu fiz a edição do primeiro parágrafo, incluindo outras informações para diminuir o WP:PESO de "loira burra", você concordou. Porém, em seguida editou meu texto, removendo algumas informações com a justificativa que já apareciam em outra parte da introdução. Você errou duas vezes: modificou uma edição que concordou pelo consenso, e usou uma justificativa não aplicável, pois o "loira burra" também aparece em outro parágrafo da introdução. Como resolver isso? Ou mantemos o primeiro parágrafo com as modificações que eu fiz, e você concordou, ou retiramos o que está repetido, inclusive a parte do "loira burra". Além disso, conforme você já reparou nas edições, existem muitos erros, omissões, e anglicismos na tradução do artigo, que estou consertando progressivamente. Se você "deixar" o artigo vai ficar muito melhor. Abs. --LeoFaria (discussão) 12h17min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
LeoFaria, Se eu deixar? Não depende de mim, outros editores reverteram suas mudanças, entre eles Agent010, que eu gostaria que opinasse quando as alterações. Eu concordei sim que a frase de "loira burra" seria melhor elaborada, e realmente foi, concordei e retirei APENAS UMA PARTE QUE TRATAVA SOBRE O GLOBO DE OURO - que já é mencionado em outro trecho da introdução (ver aqui). Ponto. Entretanto, desde então, você fez uma série de mudanças sem justificativas. A introdução, que antes era limpa e com informações relevantes (veja atualmente), virou um lugar onde você jogava informações não tão relevantes (ver aqui) e que podem facilmente ser introduzidas no desenrolar do artigo. Agora se você acha que o artigo que traduzi e levei a destaque não é bom, peça a revalidação e altere tudo, entre em guerras com outros editores e veja se consegue destaque. GabrielDirrty (discussão) 13h26min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
Sim, se você "deixar", porque nenhum outro editor discordou das minhas edições, somente você, que modificou o que havia sido acordado, e continua teimando. Nâo vou repetir o que já expliquei acima. O que quer fazer? Remover o loira burra do primeiro parágrafo, e tudo que está repetido, ou revalidar minha primeira edição? Você decide. Quanto ao resto do artigo, vou continuar a revisão do texto.--LeoFaria (discussão) 14h42min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
Assim como o GabrielDirrty, concordei em reformular a frase de "loira burra". No entanto, várias mudanças como "a atriz mais sexy de todos os tempos" poderiam estar em Legado, por exemplo. Muitas informações na introdução fica, além de cansativo, confuso, sendo que podem ser apresentadas ao decorrer do artigo. Percebi também que trocou-se "Monroe", no decorrer do artigo, por "Marilyn"; na minha opinião, Monroe flui melhor, além de que em outros bons artigos de pessoas (ex: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Angelina Jolie, Tina Fey, KaDee Strickland e Darren Aronofsky) aparece seus respectivos sobrenome.--Agent010 Yes? 13h59min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
As outras mudanças no primeiro parágrafo só ocorreram depois que o GabrielDirty não cumpriu o acordo do consenso. Quanto à troca de Monroe por Marilyn, isso é anglicismo. Os americanos tem o hábito de tratarem os outros pelo sobrenome, mas no Português nós usamos o primeiro nome. Se você perguntar para alguém quem é Monroe, ninguém vai acertar. Pergunte por Marilyn, e a maioria vai associar à Marilyn Monroe. Os artigos que você citou, são todos estrangeiros, e como também devem ter sido traduzidos da wikipédia em inglês, padecem do mesmo problema. Mr. Radcliffe, Ms. Watson, Ms. Jolie, etc. Vai no artigo Pelé, e veja se alguém chama ele de Nascimento. Ou o Neymar? Nem sei qual o sobrenome do Neymar. :) --LeoFaria (discussão) 14h55min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
LeoFaria: No meu caso, consigo facilmente relacionar o sobrenome ao nome ou pessoa. Mas depois de tua explicação, acho melhor colocar Marilyn então.;) Se tu e o GabrielDirrty tiverem interesse em participar desta votação que acaba hoje eu agradeceria.;)--Agent010 Yes? 17h14min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
Com certeza, nesse caso, Marilyn é a melhor opção. Em outros artigos, Greta Garbo, por exemplo, usar o sobrenome Garbo acho que não faz diferença. Não tive tempo de analisar em detalhes o artigo Darren Aronofsky, mas parece bom, e pela votação em andamento, receberá o destaque. Abs.--LeoFaria (discussão) 14h14min de 19 de setembro de 2017 (UTC)
Eu não cumpri com o acordo do consenso? Não se faça de desentendido, eu coloquei um link que leva exatamente para a edição onde eu apenas retirei a frase repetida da introdução (ver aqui). Não mexi em nada do que concordamos em manter. Você pode fazer as modificações que quiser, mas a introdução não vai conter informações irrelevantes, isso não só neste artigo, mas em todos, principalmente os destacadosGabrielDirrty (discussão) 16h10min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
Desentendido? Muito cuidado com as palavras, ok? Se você retirou o texto que eu tinha colocado, e você acordou, está claro que não cumpriu o acordado. Assunto encerrado. Ok, se você prefere assim, vamos remover todas as "informações irrelevantes" e repetidas do primeiro parágrafo, inclusive o "loira burra". Vamos ver se dessa vez você vai cumprir o que acordou. --LeoFaria (discussão) 16h21min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
Quem disse que "loira burra" é irrelevante? Esse estereótipo é o que justamente tornou seus personagens conhecidos, foi o que deu o pontapé inicial para a carreira bem-sucedida da artista. Esse estereótipo definiu o século XX nos cinemas, principalmente a década de 50 em Hollywood. Se você deixasse suas opiniões pessoais de lado e parasse de pensar que o termo está ali justamente para denegrir a imagem de Marilyn tudo isso já teria sido resolvido. GabrielDirrty (discussão) 16h31min de 18 de setembro de 2017 (UTC)
GabrielDirrty: Gostaria de lembrar-lhe que na Wikipédia o trabalho dos editores é feito de forma colaborativa, e as divergências de opinião devem ser tratadas no intuito de se conseguir o consenso. Sua insistência em tentar impor o seu ponto de vista, parece claramente caracterizar um caso de WP:RECUSA em WP:GE, após você recusar uma longa sequência de tentativas de acordo que eu propus. Como o ponto de atrito é o primeiro parágrafo do artigo, vou deixá-lo da forma que você queria (sua última edição), e continuar a trabalhar na revisão do artigo.--LeoFaria (discussão) 15h33min de 19 de setembro de 2017 (UTC)
Pois agora estou de pleno acordo com a mudança na introdução. A minha insistência era justamente para que não fosse repetida a frase que tratava do Globo de Ouro e a retirada do termo "loira burra". GabrielDirrty (discussão) 20h20min de 19 de setembro de 2017 (UTC)

Fusão: Marilyn Monroe e Atuações e prêmios de Marilyn Monroe[editar código-fonte]

O texto que aqui estava foi movido para: Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Marilyn Monroe; Atuações e prêmios de Marilyn Monroe --Luan (discussão) 14h39min de 18 de outubro de 2017 (UTC)

Fusão Marilyn Monroe; Atuações e prêmios de Marilyn Monroe