Discussão:Marketing multinível

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Seção Funcionamento[editar código-fonte]

Alterei drasticamente a seção Funcionamento, que mais parecia uma propaganda direcionada. A linguagem era extremamente informal, tratando o leitor por "você" o tempo todo e fazendo várias perguntas a serem respondidas logo após. Resumi as informações em uma linguagem mais apropriada. 189.119.227.158 (discussão) 07h33min de 10 de abril de 2011 (UTC)


Edição em massa[editar código-fonte]

O autor mistura marketing multinível com pirâmide, o que é completamente diferente.

Alguém que coloca no mesmo patamar Marketing Multinível com um esquema de pirâmide financeira, certamente necessita de mais informação acerca do funcionamento de ambos. O MMN é um sistema onde o participante é amparado pela sustentabilidade da empresa, seja pela venda de produtos ou serviços. Já a pirâmide financeira sobrevive apenas da adesão de novos integrantes, chegando fatalmente ao colápso. Então ao acusar ou denegrir uma empresa de MMN, antes se aprofunde mais sobre seu histórico e entenda sua metodologia de trabalho, pois existem pessoas sérias e competentes trabalhando e muito (nada de dinheiro fácil) em prol de seu crescimento pessoal e profissional.

Além do mais no mesmo documentário é mostrado abaixo a diferença entre Pirâmide e Marketing de Rede.

Marketing MultiNível não tem Nada haver com Pirâmide![editar código-fonte]

Marketing Multinivel é sim, totalmente SUSTENTÁVEL... o verdadeiro marketing de rede deve ter produtos que sejam vendáveis e totalmente consumíveis! Pirâmide Financeira é o oposto, pode até ter produto, mas se não for vendável e nem consumível, ai sim, Não-Sustentável!

MARKETING MULTINÍVEL É LEGAL! [carece de fontes?][editar código-fonte]

O Marketing Multinível, antes conhecido como Marketing de Rede, se praticado dentro da legalidade e ética é perfeitamente viável para quem quer ter resultados financeiros consideráveis![carece de fontes?]

Precisa ter principalmente relacionado à uma EMPRESA LEGALIZADA, um Produto importante e utilizável, além de distribuir a renda da Empresa de forma organizada e matematicamente possível![carece de fontes?]

QUANDO A EMPRESA QUE DESENVOLVE O SISTEMA É LEGAL E ÉTICA:[carece de fontes?]

- Não gasta milhões ou bilhões com propaganda na mídia impressa ou televisa e pode distribuir a seus associados rendimentos importantes! - É um trabalho de livre iniciativa e necessariamente não ocupa todo o tempo de uma pessoa! - Há um sistema de treinamento e motivação importante para cada associado! - Melhora a condição de vida no aspecto social e financeiro que cada associado!

Muitos outros pontos poderiam ser aqui divulgados, mas para quem interessar conhecer mais profundamente, existe inclusive cursos ministrados na Está sendo ensinado na Universidade de Harvard, e em Stanford[carece de fontes?]. 177.189.8.145 (discussão) 15h08min de 21 de junho de 2013 (UTC)

  • Toda informação, para ser inserida no artigo, deve estar referenciada em fontes fiáveis. Sem isso não haverá nenhuma modificação no artigo.Jo Loribd 14h15min de 5 de julho de 2013 (UTC)

Modificações no Artigo[editar código-fonte]

Reitero o que disse o Usuário:Jo Lorib:

Toda informação, para ser inserida no artigo, deve estar referenciada em fontes fiáveis. Sem isso não haverá nenhuma modificação no artigo.

Beegeesfan (discussão) 18h23min de 31 de julho de 2013 (UTC)

Comprovação de que marketing multinível não tenha se saturado[editar código-fonte]

Senhores, na afirmação "Porém, é importante considerar alguns pontos antes de um julgamento final. Até hoje não há comprovação de que sistemas de marketing multinível tenham se saturado" do tópico Saturação, tomei a liberdade de adicionar a anotação [carece de fontes?].

E alegar "prove o contrário" e reverter a alteração seria deselegante. Lembro que a Wikipedia deve ser baseada em fatos comprováveis. Nota: movi este comentário para o final da página de discussão em vez do início para respeitar a ordem que os demais estão mantendo.

--Fititnt (discussão) 19h45min de 3 de agosto de 2013 (UTC)

Ondas?[editar código-fonte]

Toda a seção sobre as "ondas" (waves, que seria melhor traduzido por "fases") está escrita de forma bastante favorável ao tema (falha no quesito WP:PDVN) e não apresenta nenhuma referência. Talvez a seção devesse ser removida. —capmo (diga) 12h39min de 6 de novembro de 2015 (UTC)

Credibilidade negativa[editar código-fonte]

O texto é tendencioso, culpa o vendedor pela estagnação (ou perda) financeira e não apresenta fontes para tal argumentação.