Discussão:Mata Atlântica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cscr-former.svg Mata Atlântica foi anteriormente candidato a artigo destacado. Para ver por que a nomeação falhou, veja as ligações abaixo, nos marcos alcançados. Para nomeações mais antigas, pode não haver arquivo.
5 de novembro de 2012 Candidato a artigo destacado Não promovido

Video Mata Atlântica-[editar código-fonte]

Estou com imagens muito legais da dança de acasalamento dos Tangarás no Parque Estadual de Ilhabela, no meio da Mata Atlântica. Por favor me digam se da para serem aproveitadas neste artigo.--Respiritus (discussão) 19h23min de 1 de abril de 2010 (UTC)

  • Usei no artigo Tangará (ave). Acho que dá para usar aqui também, mas vamos esperar mais manifestações. Precisa mesmo daquele nomão no filme?-- Jo Lorib ->d 22h07min de 1 de abril de 2010 (UTC)
O autor do vídeo fez a alteração sugerida e excluiu a legenda com nome. Mas por algum motivo a ligação abaixo com a nova versão parece não funcionar. Alguém sabe o motivo? TSB (discussão) 21h23min de 9 de abril de 2010 (UTC)
Pássaros Tangará em Ilhabela

Mapa[editar código-fonte]

Este artigo necessita de um mapa da Mata Atlântica. Um mapa desses faria um grande agrado. Alguém pode conseguir um ?

Grato, --Ger01 (discussão) 22h04min de 30 de julho de 2011 (UTC)

  • O grande problema de colocar esses mapas são os direitos autorais. Não consegui achar nenhuma imagem que pudesse ser usada. Até pedi para o WWF, mas não me deram resposta.Miguelrangeljr (discussão) 17h55min de 12 de abril de 2012 (UTC)Miguelrangeljr

Pequenas Correções no conteúdo[editar código-fonte]

Deletei alguns trecho que passavam informações erradas ou confusas:

  • bugio não é endêmico da Mata Atlântica e não é considerado em risco de extinção.
  • um trecho diz que poucas espécies sobreviveram à destruição da Mata Atlântica. Pelo contrário, apesar de sua área ter sido extremamente reduzida, ela ainda conserva uma das maiores biodiversidades do planeta.
  • quando for dar exemplos de fauna e flora, sugiro que se evite citar coisas como "macacos", "cipós", "entre outros". São termos muito vagos, já que isso pode ser encontrado em muitos outros lugares e poderia equivaler a dizer que exemplos de "flora" e "fauna" são flores, árvores, animais. E "entre outros" não tem necessidade, já que os exemplos já foram dados.

Miguelrangeljr (discussão) 23h24min de 13 de abril de 2012 (UTC)Miguelrangeljr

Correções no Conteúdo[editar código-fonte]

Realizei uma série de modificações no texto, mudando alguns trechos de lugar e deletando outros por várias razões:

  • Alguns trechos além de carecer de fontes e terem informações um tanto conflituosas com outros trechos, acabavam não tendo a necessidade de estarem lá, pois não passavam informação alguma. Pareciam mais com 'licenças poéticas' e isso pode confundir o leitor mais desatento.
  • Tem um número muito grande de informações redundantes. A Mata Atlântica tem mesmo um alto grau de endemismo, mas não é necessário afirmar isso tantas vezes no texto. Isso torna o texto confuso.
  • Não há a necessidade de se falar tanto da preservação se já existe um tópico específico para isso. Não sei se por alguma influência de como a mídia trata a questão, mas praticamente todos os tópicos levam a falar da preservação, quando na verdade não precisava ter esse foco (principalmente nos tópicos referente a Flora, Biodiversidade e Fauna). Ressalto que já existe um tópico sobre preservação e por isso esses assuntos deveriam ser tratados lá, deixando, por exemplo, o tópico Flora, para descrever a flora e a ecologia das espécies de plantas, somente.
  • A falta de fontes fiáveis nessa página é preocupante. É difícil saber em qual informação "acreditar", pois, além de aparecerem várias vezes na página e de forma conflituosa muitas vezes, não há referência pra nenhuma delas. Na minha opinião, se for para ter informações assim, é melhor que sejam deletadas.

Miguelrangeljr (discussão) 20h24min de 8 de maio de 2012 (UTC)Miguelrangeljr

Secção - Água[editar código-fonte]

Contesto a necessidade desse tópico. Me parece, de novo um tópico referente à preservação, quando já existe um. Acho que no máximo, deveria haver um tópico sobre quais bacias hidrográficas o bioma faz parte. Mas mesmo assim, com ressalvas. Aponto as seguintes "falhas" nesse tópico:

  • Não é preciso falar de água e biodiversidade. Tudo isso está implícito nos tópicos, principalmente sobre as fitofisionomias, e acho que não é o objetivo dessa página. Água e biodiversidade não é um tema especial da Mata Atlântica: deveria haver um tópico assim, seguindo essa lógica, na página sobre a Amazônia, Pantanal e Cerrado, por exemplo. Pode levar alguns leitores desavisados a acharem que água só é importante na Mata Atlântica.
  • A Mata Atlântica é muito heterogênea. Não se pode falar de regime de chuvas e rios como se fosse a mesma coisa em toda sua ocorrência. O regime de chuvas na Serra do Mar é diferente daquele do interior de São Paulo. Mas isso, já fica subentendido quando e fala das fitofisionomias.
  • Mais um tópico que parece fazer uma campanha ambientalista. Sou totalmente à favor da preservação, mas qual a informação que esse tópico deveria passar? Acho que a parcialidade de tal tópico está comprometida, pois todas as informações são colocadas com o intuito de convencer o leitor de alguma coisa. Sem contar, é claro, que não existe referência para NENHUMA delas, o que não compromete apenas a credibilidade, mas de novo, a parcialidade (as fontes dessas informações são imparciais e confiáveis também?).

Pretendo, assim, realizar uma transferência das informações contidas no tópico para o tópico Conservação (que aliás, também precisa de uma reciclagem urgente). Algumas informações acho que deveriam simplesmente ser deletadas (como falar de água e biodiversidade). Miguelrangeljr (discussão) 00h47min de 22 de maio de 2012 (UTC)Miguelrangeljr

Secção - Importância Econômica[editar código-fonte]

Não sei qual o objetivo desse tópico. Falar de como a Mata Atlântica foi "aproveitada" economicamente já faz parte do tópico sobre História, já que sua importância muda ao longo das épocas. Sem contar, que é preciso deixar claro além da importância, pra quem ela é importante?

As poucas informações que contém esse tópico poderiam ser encaixadas facilmente no tópico Conservação, e de forma mais coerente e menos redundante.

E o que as tribos indígenas têm a ver com importância econômica?

Deletarei o tópico.Miguelrangeljr (discussão) 01h00min de 22 de maio de 2012 (UTC)Miguelrangeljr

Conservação[editar código-fonte]

Estou realizando uma "reciclagem" nesta Secção. Mais importante do que falar em "leis" que regem todos os biomas, não só a Mata Atlântica, é falar nos seguintes tópicos:

  • Situação atual
  • Soluções para a manutenção da biodiversidade e processos ecológicos

Tais tópicos devem ser específicos da Mata Atlântica, e falar de leis ambientais, além de deixar a desejar sobre o tema Mata Atlântica, não é informativo do ponto de vista prático. Falta referência também, o que compromete a confiabilidade dessas informações.

Outro grave problema dessa secção é a falta de referências das informações de biodiversidade e espécies em extinção: tem números grandiosos de fauna e flora e nenhuma referência. É estritamente necessário que sejam colocadas referências nesse tipo de informação, visto que elas vão variar de autor para autor. Essas informações foram deletadas e colocarei elas posteriormente à medida que forem obtidas as referências adequadas.Miguelrangeljr (discussão) 00h41min de 18 de setembro de 2012 (UTC)Miguelrangeljr