Discussão:Metro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

UNIDADES DE COMPRIMENTO[editar código-fonte]

A unidade de principal de comprimento é o metro, entretanto existem situações em que essa unidade deixa de ser prática. Se queremos medir grandes extensões ela é muito pequena, por outro lado se queremos medir extensões muito "pequenas", a unidade metro é muito "grande".

Os múltiplos e submúltiplos do metro são chamados de unidades secundárias de comprimento.

Na tabela abaixo vemos as unidades de comprimento, seus símbolos e o valor correspondente em metro. Na tabela, cada unidade de comprimento corresponde a 10 vezes a unidade da comprimento imediatamente inferior (à direita). Em conseqüência, cada unidade de comprimento corresponde a 1 décimo da unidade imediatamente superior (à esquerda).

Adicionei algumas informações sobre o Ångström que até então estava como uma informação solta na sessão Múltiplos do artigo. Peço que alguém confirme o que coloquei, em especial a parte sobre o SI. É correto falar que esta unidade não faz parte do SI? Grato, Rodrigo Sampaio Primo 22:40, 19 Junho 2006 (UTC)

Reorganizei a introdução do artigo e passei o parágrafo que começa com "Originariamente" para a sessão História do artigo. Não consegui entender direito a informação contida nesse parágrafo, me parece que ela conflita com o que esta dito no parágrafo acima sobre a origem do metro. Peço à alguém que possua mais informações sobre o tema que acerte essa questão ou então que explique ela aqui para que eu possa arrumar. Grato, Rodrigo Sampaio Primo 22:59, 19 Junho 2006 (UTC)


Sugiro que revejam a data em que se deu início as pesquisas para que o metro fosse definido. Até onde eu saiba a data 1889 comenta no artigo é errada. O Governo Republicano Francês fez um pedido à Academia de Ciências da França, no ano de 1789 que criasse um sistema de medidas baseada em uma constante não arbitrária. Após esse pedido, em 25 de junho de 1792 uma equipe de físicos, astrônomos e agrimensores deu início a esta tarefa. Ass.: Luiz Castelo

Como durante algum tempo deixei o parágrafo acima aberto para discussão e ninguém se prontificou a concordar ou discordar estou eu mesmo alterando a data sugerida acima. Ass.: Luiz Castelo

Sou novato na Wikipédia e lendo este artigo vi o subtítulo '''Micrometro''' também é um instrumento de medição, porém com acento circunflexo no 1o "o". Há alguma relevância? Deve-se colocar algum link para este fato? RTM 23:38, 28 Dezembro 2006 (UTC)

A informação acima é verdadeira. Com acento circunflexo é o instrumento de medição e sem é a unidade. O correto é também picometro e não picômetro. A regra só não vale para quilômetro e milímetro.

No artigo há um parágrafo assim:

Uma lista de objectos de dimensões entre 1 e 10 micrometros poderá ser
encontrada em 1 E-6 m.

Não entendi esse parágrafo. Precisa dele? Flavianus B. E. Pires (discussão) 22h09min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Tarefa baiana[editar código-fonte]

Uma tarefa baiana é uma medida de área, não de comprimento. Tem, portanto, 4356 m2 e não 4356 metros lineares como o texto sugere. A medida é baseada nas "braças". Uma tarefa baiana tem 30 x 30 braças. Cada braça tem 2,20 m. Assim, uma tarefa baiana é uma área de 66 x 66 metros, o que totaliza 4356 m2.