Discussão:Michael Schumacher

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ocultação de Voltas Mais rápidas?[editar código-fonte]

Porque o quesito "Voltas mais rápidas" está ocultado nas estatísticas do Schumacher?. --DrFinegan (discussão) 20h42min de 18 de novembro de 2020 (UTC)[responder]

"Correções"[editar código-fonte]

Corrigi e acrescentei um outra tabela abaixo da Fórmula 1, já que Michael Schumacher também disputou as 24 Horas de Le Mans em 1991. Corrigi algumas informações no texto como: a 7ª posição no grid da Bélgica de Schumacher foi a melhor posição de um carro da Jordan na temporada de estreia. Na verdade De Cesaris tinha conseguido isso (7ª posição no GP da Alemanha, Hockenheim) antes do jovem alemão de 22 anos. Outra coisa que notei foi o "GP da Europa, Aida, 1994"; na verdade foi o GP do Pacífico de 1994 e também corrigi alguns resultados equivocados que uma pessoa fez antes de mim nos resultados da Fórmula 1. Conferi se todas as poles, voltas mais rápidas e todos os pontos estavam de acordo com que Michael Schumacher conquistou na carreira.

Linguagar enciclopédico[editar código-fonte]

Favor contribuir para a página de Michael Schumacher de forma formal, com linguagar enciclopédico.

Não é desejável a edição por pessoas que estejam influenciadas a menosprezar a carreira de Michael Schumacher, por qualquer motivo existente. o comentário precedente não foi assinado por 201.1.5.160 (discussão • contrib.) (de [1])

Não vejo menosprezo algum no texto atual. Ao contrário, as alterações que fez são opinativas. Detentor de quase todos os recordes, tudo bem, isso é fato. Que ele foi vaiado no GP no qual Barrichelo entregou a prova, tb é fato, não vejo motivo para vc apagar essa informação. --Abrivio msg 04:12, 23 Maio 2007 (UTC)

Infelizmente não costumo editar textos da Wikipédia, no entanto verifiquei que a página em questão está sendo alterada sistematicamente de forma errada. Não alterei pois não tenho competência para editar e reeditar tudo o que já foi escrito, mas certamente a página de Michael Schumacher merece fatos sobre Michael Schumacher. Procure no histórico, principalmente na parte mais antiga, e o senhor verá que sistematicamente são retirados fatos positivos de sua carreira e descritos fatos negativos. Apesar de todos deverem constar na página, não é possível que seja editado apenas para criar uma página imparcial sobre um piloto alemão. Pessoas que editarem a página, devem saber que aqui não é um lugar para colocar suas opiniões sobre o caráter do piloto, pois enciclopédia nenhuma registra opiniões. No máximo registra os fatos, como por exemplo se foram noticiados na época que pessoas ligadas, ou mesmo o público em questão tenha se referido a ela desta forma. o comentário precedente não foi assinado por 201.1.5.160 (discussão • contrib.)

Ok. Contribua de forma coerente.[editar código-fonte]

Na realidade esta página do Schumacher não será levada em consideração se for editada por brasileiros. Por quê? Simples, devido ao fator patriótico. No Brasil não é aceito pelos adimiradores de Senna a superioridade do piloto alemão. Coisa de pessoas que não aceitam a realidade, foram e são influenciadas pela mídia local. É importante lembrar que: o Brasil é um país desprovido de fatos históricos gloriosos, que vão se refletir nas façanhas de seus desportistas tidos como hérois. É Lastimável mas é verdade. (João Gilberto 15h28min de 1 de Julho de 2007 (UTC))


O ponto principal é que Schumacher é o maior piloto de todos os tempos em números. Isso não é opinião, é um fato. Não seria desejável escrever que ele é o melhor piloto, isso seria opinião. o comentário precedente não foi assinado por 201.1.5.160 (discussão • contrib.) (alterado de [2])

Primeira parte[editar código-fonte]

"o maior piloto de todos os tempos em número de títulos, vitórias e praticamente todos os demais recordes da Fórmula 1"

  • OK - é fato

"Em 1992, logo em seu primeiro ano completo na Fórmula 1, consegue a façanha de pontuar mais do que o brasileiro Ayrton Senna, já tricampeão."

  • Comparação injustificada e irrelevante

"A FIA, no entanto, foi acusada pela equipe Benetton de favorecer a Williams, tentando tornar a temporada mais competitiva. O mundo se rendia ao primeiro título mundial do que viria a ser o maior campeão de todos os tempos."

  • Se fica a acusação contra a FIA, tem que ficar a contra Michael
  • Não me lembro de me render a ninguém, outra palavra deve ser usada

"Pela primeira vez a equipe Benetton (ex-Toleman) possui um piloto campeão, no entanto não ganha o campeonato de contrutores. "

  • OK - é fato

"Em 1995 o piloto continua na equipe Benetton, agora equipada com motores Renault mais potentes do que no ano anterior, e sagra-se bicampeão mundial com maior facilidade. Sua equipe torna-se campeã entre os construtores."

  • Está correto, mas retirou acusação contra a Bennetton, se fica a contra a FIA, tem que ficar a contra a Benetton ou saem as duas.


Continuo --Abrivio msg 04:25, 23 Maio 2007 (UTC)

sobre a vaia[editar código-fonte]

Ok. Pode incluir esta informação, no entanto quem editar o texto desta forma, deverá relatar todos os fatos e não apenas este. Existem muitos fatos relacionados a este, anteriores e posteriores a essa data. Por exemplo, a "devolução" da vitória de Schumacher para Rubinho.

Não retirei por achar inapropriado. Mas todo o texto possui frases positivas retiradas e frases negativas incluídas. o comentário precedente não foi assinado por 201.1.5.160 (discussão • contrib.)

Vc mesmo pode alterar. Faça a referência a devolução. --Abrivio msg 04:34, 23 Maio 2007 (UTC)

Segunda parte[editar código-fonte]

"Nesse período, em 2002 e em 2004, Schumacher ganha os campeonatos de forma jamais vista na categoria. Conquista diversos recordes, muitos deles inéditos. "

  • Jamais vista, de que forma? Isso é uma opinião
  • Foi retirada a informação sobre a corrida do Barrichelo

"Com um carro inferior aos principais adversários, "

  • Isso pode ser provado? Opinativo

"Em 2006 perdeu seu derradeiro campeonato para Fernando Alonso, principalmente pela quebra do motor de sua Ferrari no GP do Japão, quando liderava a corrida. Superou a marca de pole positions de Senna e protagonizou, no Grande Prémio do Mónaco, mais um acontecimento polémico em sua carreira. Michael Schumacher ficou com sua Ferrari parada na saída da curva Rascasse, provocando uma bandeira amarela no local e prejudicando teoricamente a volta de seu principal adversário, o espanhol Fernando Alonso. Apesar de conquistar a pole-position, os comissários decidiram, após quase oito horas de reunião e análise, que ele deveria ser punido, largando da última posição."

  • Alterações positivas. Elogios ao Alonso são irrelevantes aqui e o apelido do Michael tb.


" todos os mais importantes recordes "

  • Verdadeiro

Fim --Abrivio msg 04:33, 23 Maio 2007 (UTC)

O texto deve ser redigido de forma imparcial, mas por favor, por alguém que não tenha vinculo emotivo com o piloto. Não me agrada entrar na Wikipédia e ver conteúdo favorável aos brasileiros e desfavoráveis aos de outros países.

Em relação às minhas alterações, realmente algumas não são totalmente corretas, mas tentaram retirar a tentativa de apenas descrever episódios ruins da carreira de Schumacher. Não se faz isso com Ayrton Senna, por que se deve fazer com Schumacher? Não vejo na página de Senna frases de desaprovação e de repúdio ao brasileiro, mesmo que este tenha tido as mesmas qualidades (positivas e negativas) de Schumacher, até por serem um dos pilotos mais competitivos que existiram. o comentário precedente não foi assinado por 201.1.5.160 (discussão • contrib.)

Acho que chegamos a um acordo. Posso pedir para o Al Lemos ou o Girino fazerem as alterações, se quiser, costumam ser bem equilibrados. Não existem santos nem demônios, as pessoas são o que são. Michael tem seus defeitos, mas os talentos são inegáveis. --Abrivio msg 04:37, 23 Maio 2007 (UTC)
Reverti ou alterei novamente, seguindo suas orientações. Em relação ao ano de 2005, é senso comum que o projeto da Ferrari era problemático, em função principalmente das regras que pretendiam deixar a categoria mais equilibrada desde 2003. o comentário precedente não foi assinado por 201.1.5.160 (discussão • contrib.)

página protegida? absurdo![editar código-fonte]

Essa página foi protegida de forma abusiva, após diversos vandalismos por parte de pessoas que se dizem administradores do wiki. Qualquer um que leia o texto, com imparcialidade, saberá que está errado! Basta comparar com os textos sem alteração por parte dos "administradores".

Isso é um absurdo!

Desde quando Michael Schumacher não é o maior piloto de todos os tempos em número de títulos? Desde quando deve-se colocar no texto afirmações grosseiras sobre outros pilotos como Alonso e Rubens Barrichello? E de forma parcial, como se a wikipedia fosse escrita por alguém que odeia Schumacher?

UM ABSURDO!

o comentário precedente não foi assinado por Samora (discussão • contrib.) (essa foi a primeira e única contribuição desse "novo usuário"...)

atenção administradores. alteração do texto de Michael Schumacher[editar código-fonte]

Os seguintes textos são vandalismo? Creio que não. Portanto, estou questionando o uso por parte dos próprios administradores e cadastrados:

1. o maior piloto de todos os tempos em número de títulos, vitórias e praticamente todos os demais recordes da Fórmula 1.

Isto não é vandalismo. Isto é a realidade.

2. Com apenas quatro anos, Schumacher começou a pilotar kart, na pequena cidade de Kerpen, na Alemanha, onde seu pai administrava o kartódromo da cidade, e onde o piloto começou a carreira. Profissionalmente, Schumacher iniciou sua carreira com 22 anos.

Isto é correto. E substituiu: texto a negritoIniciou sua carreira com vinte e dois anos, apesar de pilotar kart desde os quatro.

3. Chegou à F1 em 1991, como piloto da Jordan no GP da Bélgica, impressionando nos treinos mas abandonando a corrida no início. No mesmo ano transferiu-se para a Benetton, tomando o lugar de Roberto Pupo Moreno.

Onde está o vandalismo? ao invés de escrever: Chegou à F1 em 1991, como piloto da Jordan no GP da Bélgica. Ele impressiona nos treinos mas abandona a corrida no início. No mesmo ano transferiu-se para a Benetton.

4. Em 1994 conquistou seu primeiro título mundial por apenas um ponto quando, após diversas polêmicas envolvendo as equipes Williams e Benetton, culminando no Grande Prêmio da Austrália onde colidiu seu carro contra o de Damon Hill, numa controversa manobra. Neste mesmo ano, Schumacher havia sido banido por duas corridas por ignorar bandeira preta. A FIA, no entanto, foi acusada pela equipe Benetton de favorecer a Williams, tentando tornar a temporada mais competitiva. O mundo acompanhava o primeiro título mundial do que viria a ser o maior campeão de todos os tempos. Pela primeira vez a equipe Benetton (ex-Toleman) possui um piloto campeão, no entanto não ganha o campeonato de contrutores.

Onde está o vandalismo? Errado é informar na wikipedia que o Schumacher bateu simplesmente. Por que pessoas que não deveriam escrever, por estarem apegadas ao tema querem proteger a página?

5. Em 1995 o piloto continua na equipe Benetton, agora equipada com motores Renault mais potentes do que no ano anterior, e sagra-se bicampeão mundial com relativa facilidade. Sua equipe torna-se campeã entre os construtores.

Onde está o vandalismo? Errado é afuirmar, os potentes motores, como se quem escreveu pode afirmar tal informação. Todos os motores de F1 são potentes. Mas foi corrigido para motores mais potentes. Onde está o vamndalismo???

6. Schumacher foi vice-campeão e viu o piloto finlandês Mika Hakkinen,

É vandalismo informar que Mika Hakkinen é finlandês? Senhores administradores, leiam o texto alterado antes de bloquear sem critérios uma página!

7. Em 1999, o piloto acidentou-se durante a primeira volta após a primeira largada do Grande Prêmio da Inglaterra, quando a roda traseira travou, impedindo o controle do carro que bateu violentamente no muro protegido por pneus. Schumacher fraturando a perna direita e ficou de fora de sete corridas, tendo perdido de forma irremediável o campeonato para Mika Hakkinen. Hakkinen sagrou-se bicampeão, o companheiro de Schumacher, o piloto norte-irlandês Eddie Irvine foi vice-campeão e a Ferrari tornou-se campeã de contrutores após 16 anos sem títulos.

Onde está, novamente, o vandalismo? Texto corrigido, enquanto o texto protegido desmerece Schumacher de forma absurda, como se ele não tivesse participação em sua própria carreira vitoriosa! Senhores administradores, por favor, leiam antes de bloquear uma página!

8. Nesse período, em 2002 e em 2004, Schumacher ganha os campeonatos, conquistando diversos recordes, muitos deles inéditos. Em 2002, houve uma polêmica corrida da Áustria, em que a Ferrari obrigou Rubens Barrichello, seu então companheiro de equipa, a entregar a vitória a Schumacher. Rubinho o fez após a última curva, antes da linha de chegada. Apesar de ter sido feito por diversas vezes na história da categoria, o jogo de equipe, neste caso provocou uma intensa vaia no pódio, justificados pelo campeonato ainda em seu início e pela proximidade com a bandeirada final. Schumacher, no mesmo ano, devolveu o gesto, entregando duas vitórias para o piloto brasileiro.

Novamente, onde está o vandalismo? Ao contrário do texto que descreve apenas a vaia, para desmerecer mais uma vez o assunto da página. Que vandalismo? Onde?

9. Em 2005 Schumacher vence uma corrida, o Grande Prêmio dos Estados Unidos, disputado por apenas 6 carros. Com um carro problemático, em função da nova regra de pneus, termina a temporada na terceira colocação.

É vandalismo descrever sobre regras da F1? Regras que são uma informação precisa? Onde está o vandalismo???

10. Em 2006 perdeu seu derradeiro campeonato para Fernando Alonso, principalmente pela quebra do motor de sua Ferrari no GP do Japão, quando liderava a corrida. Superou a marca de pole positions de Senna e protagonizou, no Grande Prémio do Mónaco, mais um acontecimento polémico em sua carreira. Michael Schumacher ficou com sua Ferrari parada na saída da curva Rascasse, provocando uma bandeira amarela no local e prejudicando teoricamente a volta de seu principal adversário, o espanhol Fernando Alonso. Apesar de conquistar a pole-position, os comissários decidiram, após quase oito horas de reunião e análise, que ele deveria ser punido, largando da última posição.

Onde está o vandalismo? Vandalismo é alguém escrever na página de Michael Schumacher, que Fernando Alonso errou "bem menos". Que absurdo! Que proteção é essa? Vandalismo estou vendo em relação aos que estão protegendo esssa página!

11. Sua última corrida foi no GP Brasil 2006 de F1, realizado no Interlagos, São Paulo, em 22 de outubro de 2006. Michael Schumacher se aposentou da Fórmula 1 com todos os mais importantes recordes da categoria.

Onde está o vandalismo? Desde quando Schumacher não possui todos os recordes mais importantes da categoria? Vandalismo? O texto protegido diz que Schumacher possui vários, mas ele posui TODOS os mais importantes! por que proteger uma página desta maneira? Que proteção é essa que quer publicar inverdades?

Por favor, senhores administradores e cadastrados. Saibam proteger corretamente uma página. As alterações protegidas estão sendo feitas de forma abusiva. Não existe vandalismo nenhum nas informações acima. o comentário precedente não foi assinado por Tarlenton (discussão • contrib.)

Caro usuário, estive a ver as suas contribuições e "limei" algumas coisas do artigo. Gostava de saber a sua opinião. Só um pequeno reparo:
No ponto 11, você fala dos mais importantes recordes da categoria. O problema desta afirmação é que a importância dos recordes é relativa. Por exemplo, o mítico GP do Mónaco tem como recordista de vitórias o Senna, não o Schumacher. E este recorde pode ser considerado muito importante dada a história dessa prova, percebe?
Outra coisa, dizer que piloto X é o maior piloto ou campeão de todos os tempos não é necessariamente uma realidade, mas apenas uma mera opinião. Por isso é aconselhável evitar esses termos, se possível. SOAD_KoRn (msg) 22h31min de 5 de Junho de 2007 (UTC)
Observações:
Está ocorrendo um equívoco. O maior piloto de todos os tempos é Schumacher até o dia de hoje. O melhor, seria mera opinião.
Schumacher possui todos os mais importantes recordes da categoria, visto que o número de vitórias em um GP é um recorde secundário, segundo a própria FIA. Da mesma forma, Schumacher é recordista de maior número em um determinado GP e o fato de Mônaco ser considerado mítico, torna o feito de Senna sim importante, ´porém para ser descrito na página do GP de Mônaco. Os mais importantes recordes da F1 são invariavelmente de Schumacher. Pois o mais importante é o número de títulos, seguido do número de vitórias, de pontos, de poles, de média de velocidade, etc... Existirão vários tipos de recordes, porém os mais importantes são de Schumacher. Devemos saber criar os textos da Wiki de forma imparcial, mesmo por brasileiros que naturalmente desejam criar maiores merecimentos ao Ayrton Senna.
o comentário precedente não foi assinado por 201.1.219.139 (discussão • contrib.)

E as referências?[editar código-fonte]

Triste ver que um texto que continha referências da BBC, do Globo Esporte, do PortalF1 e do Último segundo, que só enriqueciam o artigo, foi desvirtuado por opiniões de fãs xiitas, que eliminam fatos e referências com o intuito não de melhorar o artigo, mas de melhorar a imagem de seu ídolo. --MPA Neto 02h45min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

Resposta:
A página continua possuindo referências, e das fontes que o você citou. Mas sinceramente não creio que "fãs xiitas" queiram "melhorar a imagem" de Schumacher. Em primeiro lugar, o que ocorre, principalmente com usuários brasileiros, como provavelmente é seu caso, é um esforço insistente em desmerecer e destacar fatos irrelevantes, apenas como tentativa de negativar a imagem de Schumacher. Estranhamente as tais referências, mencionavam fatos isolados, teoricamente negativos da carreira de Schumacher. E os fatos positivos não possuíam referências e algumas vezes nem eram citados.
Queiram os brasileiros ou não, Schumacher é o maior vencedor de todos os tempos, porém isso é censurado da página. Não existe razão para isso. Acredito que esta página deva ser editada por pessoas que possuem a capacidade de descrever a carreira de Michael Schumacher sem acharem que estão "traindo" o Brasil. Schumacher é isso que conhecemos, não é brasileiro e não precisamos desmerecer ele na Wikipedia. Espero que contribuam para esta página, pessoas que respeitem a filosofia da Wikipedia.
o comentário precedente não foi assinado por 201.1.1.247 (discussão • contrib.)
Basta uma simples olhada na versão atual para perceber que o que você acabou de dizer é uma mentira. Não há referência nenhuma. MPA Neto 16h37min de 6 de Junho de 2007 (UTC)
MPA Neto, as referências para sites com outros idiomas e sem relevância foram corretamente retiradas. Caso estas tais referências fossem relevantes, seriam necessárias muitas outras referências e não apenas referências "negativas". Qual o objetivo de destacar desta forma todos os pontos negativos, como se a biografia de Michael Schumacher tivesse que necessariamente conter apenas referências negativas.
Na verdade a página está deficiente em referências e descrições sobre as conquistas de Schumacher. Como podem informações como estas serem retiradas sistematicamente e regularmente por pessoas que se dizem imparciais? As conquistas e números de Schumacher são as características mais marcantes da carreira deste piloto alemão, por mais que alguns brasileiros não gostem de considerar os fatos desta maneira. No entanto, chega a ser ridículo, omitir estes fatos mundialmente reconhecidos e registrados da página. Mesmo assim o senhor ainda insiste nas tais referências negativas? 201.26.55.241 22h25min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

Maior de todos os tempos.[editar código-fonte]

De acordo com o Wikipedia em inglês, e o site oficial da Fórmula 1, editei o texto inicial da página de Michael Schumacher em português. Tomei o cuidado de usar a palavra "maior" e não "melhor", pois neste último caso é um fator de opinião.

Existindo dúvidas, basta visitar as páginas da Wiki em inglês, onde certamente não existem pessoas ligadas emocionalmente à torcida de pilotos específicos na Fórmula 1, como ocorre entre os brasileiros usuários da Wiki em português.

Em relação ao fato de Schumacher possuir todos os mais importantes recordes da Fórmula 1, é um fato. Não existe na literatura outro tipo de menção. Schumacher não possui todos os recordes, mas todos os recordes mais importantes, certamente. Diversas referências mostram, indicam e assim se expressam. O site oficial da Fórmula 1, também. Portanto não existe cabimento, deixar de registrar esse fato, apenas pelo fato do brasileiro Ayrton Senna ter o recorde de vitórias no GP de Mônaco.

Mesmo assim, tive o cuidado de digitar que Schumacher possui praticamente todos os recordes mais importantes, para que não exista nenhum tipo de dúvida. Tarlenton 04h24min de 6 de Junho de 2007 (UTC)
maior não é = melhor o comentário precedente não foi assinado por Tarlenton (discussão • contrib.)

Recordes de Schumacher: todos ou parte considerável?[editar código-fonte]

Retirei a frase:

"Michael Schumacher se aposentou da Fórmula 1 com parte considerável dos recordes da categoria."
Nenhuma referência ou publicação se refere desta maneira. Apesar de Schumacher ter conquistado todos os recordes mais importantes, descrevi apenas que ele conquistou praticamente todos os mais importantes recordes. "Com parte considerável" não faz sentido, todos os sites, todas as Wikipedias em outras línguas se referem desta maneira. Ele realmente ganhou desta maneira e não apenas parte considerável. Espero que esta alteração seja aceita, pois não vejo outra maneira de descrever além desta. Tarlenton 04h24min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

Fanboys e parcialidade[editar código-fonte]

Atenção para as contribuições neste artigo e em outros de usuários [3] [4] [5] que desconhecem minimamente as políticas da Wikipédia, retiram referências válidas [6] e só trazem parcialidade [7]. MPA Neto 16h37min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

MPA Neto, procure participar e contribuir em assuntos que não esteja emocionalmente relacionado. São bem-vindas contribuições imparciais, porém alguém que se diz imparcial e apenas cita pontos negativos, está sendo, apesar de verdadeiro, imparcial, pois omite pontos positivos muito mais importantes na descrição da carreira de Michael Schumacher. Não faz sentido algum deixar de descrever as conquistas de Schumacher e sua importância nos números da Fórmula 1, fundamentais em qualquer biografia de M. Schumacher. Estas conquistas são retiradas insistentemente da página, com qual objetivo? Schumacher é o maior vencedor da F1? Portanto deixem registrados esse fato. Ele é o maior vencedor de GPs? Deixem registrado isso no texto. E ao mesmo tempo, inserir casos isolados, de GPs específicos? Onde está a imparcialidade referida? E onde estão as referências positivas ao longo do texto? MPA Neto, por que o senhor insiste em colocar referências negativas, e apenas estas no texto?
A página foi protegida devido às insistentes alterações realizadas visivelmente por pessoas preocupadas em não descrever simplesmente as conquistas de Michael Schumacher, e em seu lugar publicar referências externas de sites pouco relevantes e em outros idiomas, sobre casos específicos. Obrigado.201.26.55.241 22h15min de 6 de Junho de 2007 (UTC)
Você diz sites "pouco relevantes e em outro idioma" como a BBC? Você é uma piada parcial.
É óbvio que não estou "emocionalmente relacionado" com Schumacher. Quem está é você, que aparentemente é apaixonado por ele.
E o artigo está bloqueado a IPs como você, não a usuários cadastrados e que contribuem e já contribuíram com vários artigos como eu. MPA Neto 18h11min de 7 de Junho de 2007 (UTC)

Alterações desapropriadas de MPA Neto[editar código-fonte]

Prezados, listarei as alterações, para justificar a reversão dos textos de MPA Neto, os quais foram realizados de forma abusiva:

1. MPA Neto retirou informações sobre o número de títulos, estatisticamente de carreira, informações sobre equipes, para simplesmente definir M. Schumacher com esta frase: "...tendo corrido por 15 anos na Fórmula 1...". (???)
2. MPA Neto retirou a informação de que tomou o lugar de Roberto Pupo Moreno. (???)
3. MPA Neto retirou informações sobre o ano de 1994, deixando apenas a descrição da batida de Schumacher e Hill, como se o ano contasse apenas com este episódio... (???)
4. MPA Neto retirou a frase que dizia que os motores da Benetton eram mais potentes do que os do ano anterior, e deixou uma frase que dizia que os motores eram potentes, como se existissem motores pouco potentes na F1. (???)
5. MPA Neto simplesmente retira informações importantes de 1999, como o acidente de Schumacher e escreve equivocadamente que o acidente ocorreu na volta de apresentação! Isso não ocorreu! MPA Neto simplesmente retirou o texto correto, que descrevia que o acidente ocorreu na primeira volta da primeira largada, e vários outros detalhes. Também foram retirados informações como o nome do companheiro de Schumacher, Eddie Irvine e outras informações sobre a Ferrari. (???)
6. MPA Neto retirou o nome de Schumacher, como se apenas a equipe fosse a responsável pelo sucesso da Ferrari... (???)
7. MPA Neto, novamente retira informações relevantes e deixa apenas o texto descrevendo o fato que ocorreu entre Rubens Barrichello e Schumacher em 2002. Retira, de forma absurda, informações sobre 2004! (???)
8. MPA Neto, retira informações sobre 2005, e coloca uma frase sobre o piloto Fernando Alonso. Retira informações sobre as condições da Ferrari de Schumacher... (???)
9. MPA Neto retira informações redigidas com formalidade para incluir palavras como "Dick Vigarista". (???)
10. MPA Neto retira informações sobre a última corrida de M. Schumacher e altera a frase de que Schumacher conquistou praticamente todos os recordes mais importantes, para vários recordes... (???)

Gostaria que esta página recebesse a contribuição de pessoas sérias, e que fosse evitada a contribuição de MPA Neto, que está gerando brigas internas sem o menor propósito. Nenhuma página carece de contribuições desta natureza...Tarlenton 04h03min de 8 de Junho de 2007 (UTC)

Sugiro aos editores envolvidos na edição do artigo que usem a discussão do mesmo para chegar a um consenso sobre o assunto e evitem a guerra de edições. Se avisar não adiantar vou lembrar que este tipo de comportamento é passível de bloqueio. E uma boa leitura Wikipedia:Não faça ataques pessoais. --Fabiano msg 04h32min de 8 de Junho de 2007 (UTC)

  • Plenamente de acordo. Listei as principais alterações para justificar a reversão, e para o entendimento dos demais usuários. Aguardarei qualquer comentário relacionado. Caso achem também necessário, procurarei referências sobre a carreira de M. Schumacher (incluindo fatos negativos, neutros ou positivos). Acredito que estes, caso realmente possuam relevância para serem citados (pois na maioria dos assuntos abordados na Wikipédia não são encontrados, por exemplo, na página de Ayrton Senna), que sejam listados seguindo um critério de importância, fidelidade ao assunto e coerência. Obrigado a todos, independente da posição neste caso. --Tarlenton 05h06min de 8 de Junho de 2007 (UTC)

Esse usuário por trás do nome Tarlento pouco se importa com bloqueios. Ele só criou esse usuário, assim como outros, para retirar as referências do artigo. Vai simplesmente criar um novo e continuar editando. O artigo foi bloqueado para IPs justamente por causa dele.

Concordo que o artigo seja editado por outras pessoas, usuários antigos e reconhecidamente imparciais. MPA Neto 18h36min de 8 de Junho de 2007 (UTC)

  • Conforme o índice "13 Alterações desapropriadas de MPA Neto", onde tive o cuidado de descrever todas as alterações equivocadas, incluindo até mesmo erros históricos, devo pedir atenção aos administradores para o impasse existente aqui. Infelizmente não sei como resolver o caso, uma vez que guerras de edição não são toleradas (conforme aviso do administrador Fabiano) e o editor MPA Neto, apesar de se apresentar como imparcial e "antigo", comete tais erros. E nem mesmo tentou dialogar aqui, conforme sugerido pelo administrador Fabiano. Postei numericamente vários erros de edição cometidos pelo MPA Neto, porém o mesmo não respondeu, simplesmente revertendo as correções, sem diálogo algum. Solicito, dentro do possível, ajuda.--Tarlenton 06h08min de 9 de Junho de 2007 (UTC)

Ok, são 7 títulos, mas listaram apenas 6 no quadro. o comentário precedente não foi assinado por 201.42.183.150 (discussão • contrib.)

Realmente, faltou 2002. Infelizmente o artigo está bloqueado para IPs e editores, mas fica o registro para correção por algum administrador.--Tarlenton 05h22min de 12 de Junho de 2007 (UTC)


Artigo protegido[editar código-fonte]

Prezados usuários, editores e administradores. Solicitei providências para a "guerra de edições" que estava sendo criada neste artigo. Não exatamente por vandalismo, mas por desacordo de pontos de vista, onde alguns usuários desejavam criar informações falsas ou desnecessárias ou de modo parcial no artigo. Um dos administradores, sugeriu a prévia discussão aqui, para que o artigo pudesse ser corretamente elaborado ou alterado, em comum acordo entre os editores. Porém um editor (MPA Neto), não desejou este caminho, revertendo as páginas sempre para a versão com os erros listados.--Tarlenton

Senhores administradores, na falta de diálogo, a única solução possível é o bloqueio do artigo com autorização de edição apenas para administradores?--Tarlenton

Pois em conversas com Fabianopires, eu me propus a editar a página, incluindo referências sobre toda a carreira de Michael Schumacher, e não apenas uma lista de referências negativas, como alguns desejavam, manipulando a informação publicada na Wikipédia. Não apenas estas referências haviam sido colocadas de forma parcial, mas até mesmo fatos e dados, como por exemplo a descrição do acidente onde M. Schumacher teve sua perna quebrada. A versão defendida por alguns, descrevia a história de forma errada, contando fatos que não ocorreram, mesmo sendo fatos registrados (o acidente ocorreu em uma volta determinada e comprovada). Da mesma forma, apesar de muitos que acompanham a Fórmula 1 assim não desejarem, Schumacher é, até os dias de hoje, o maior recordista, o maior vencedor e etc. A wikipédia é não é uma enciclopédia fixa. Assim que outro piloto conquistar um recorde ou possuir mais glórias do que M. Schumacher, essas informações serão imediatamente editadas. Mas não vejo razão para censurar resultados exatos, registrados e comprovados. Assim como a maioria dos brasileiros, não sou torcedor de M. Schumacher, mas sou sim defensor de uma Wikipédia verdadeira. Dizer que M. Schumacher é o melhor piloto do mundo, enciclopédia nenhuma poderia fazer, mas o detentor de tal feito, ou de tal número, é algo que independe de reflexão. Não é uma informação opinativa.--Tarlenton

Gostaria de ser informado de como este arquivo poderá ser editado de agora em diante. Existe um período de bloqueio? Como o artigo poderá ganhar com esta decisão?--Tarlenton 02h46min de 11 de Junho de 2007 (UTC)

Vamos esperar os argumentos de MPA Neto D​ C​ E​ F. Dantadd 22h25min de 14 de Junho de 2007 (UTC)
Dantadd, claro, já que existem pontos de vistas distintos, o ideal seria dialogar aqui e então acrescentar conteúdo ao artigo de forma coerente e sem parcialidade. Não considero o bloqueio do artigo algo positivo, porém para evitar a guerra de edições, e levar a um diálogo, pode ser uma atitude benéfica, pelo menos provisoriamente. Obviamente aguardo e espero ansioso por qualquer discussão.--Tarlenton 05h48min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

Mérito[editar código-fonte]

Vou descrever por que não é possível manter uma discussão saudável com esse usuário que agora carrega o nome Bruno Tarlenton, que tanto gosta de citar o meu nome (e sempre em negrito...):

  • Esse Tarlenton faz as mesmas edições dos IPs que antes foram revertidos e avisados por outros administradores, e posteriormente levaram o artigo a ser bloqueado para IPs. Exemplos:
    • Tarlenton e IPs marcam os nomes de seus pilotos favoritos, em páginas de desambiguação, com negrito. Vide: [8] [9]. Isso é correto?
    • O mais engraçado é que o mesmo usuário transformou o redirect Senna em desambiguação e não usou negrito nenhum; veja: [10]
    • O usuário saiu criando redirects dos apelidos Schue e Schumi para Schumacher. Vejam: [11].
    • As edições do usuário Tarlenton começaram apenas algumas horas depois da proibição de IPs editarem o artigo.
    • Tanto o usuário Tarlenton quanto seus IPs da TELESP defendem, em suas próprias palavras, que "Schumacher É O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS" (sic) (no artigo também). Imparcial?

Os IPs, todos da TELESP (fácil verificar) e da mesma cidade, usados por Tarlenton (reparem nas contribuições):

  • Os IPs citados ao lado, sempre da TELESP usados pelo usuário acima, também fizeram edições "interessantes" no artigo Ayrton Senna. Vejam: Especial:Contributions/201.1.0.227 (e isso logo após tecer elogios rasgados a Schumacher).
  • Veja-se o que o usuário Tarlenton, com sua conexão TELESP, fez neste artigo.
  • O usuário Tarlenton (e seus IPs) sempre reverte para suas próprias versões e, pior, sem deixar claro que se trata de uma reversão.
  • O usuário Tarlenton provavelmente usa Sock Puppet para fazer edições, veja-se Usuário:Samora. Também foi criado após o bloqueio do artigo para IPs.

Atenciosamente --MPA Neto 17h21min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Meu interesse[editar código-fonte]

Meu interesse era que referências absolutamente válidas não fossem retiradas a bel prazer, unicamente por que alguém julgou que eram negativas. Referências não são negativas ou positivas, como querem fazer crer, mas sim confiáveis ou não. E, neste caso, eram de BBC, Reginaldo Leme e Globo Esporte.

E há coisas estranhas nesse artigo; cito um exemplo: por que Schumacher "perdeu seu derradeiro campeonato para Fernando Alonso, principalmente pela quebra do motor de sua Ferrari no GP do Japão, quando liderava a corrida"? O campeonato foi decidido nessa corrida? E as outras 18? E as quebras do carro do Alonso? Essa corrida foi a última? Acaso valia mais pontos? E os erros de Schumacher durante a temporada? E a diferença de pontos no final, foi por causa dessa única corrida?

E esse usuário Tarlenton, nada imparcial, ainda insiste em dizer que eu tirava os títulos do schumacher, mas as estatísticas sempre estiveram lá, tanto no texto quanto em ambos os quadros de estatísticas. Enfim, é irritante discutir com um IP da TELESP que, além de mentir a meu respeito, não sabe que escreve-se linguajar e não linguagar.

Enfim... sou contra afirmações gratuitas e a favor de referências confiáveis para o que se diz, principalmente quando há polêmica ou controvérsia. Acho que a Wikipédia não pode nem deve conter informação inédita. Atenciosamente --MPA Neto 17h21min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Para encerrar de vez minha participação, estas contribuições e estas do usuário já citado (sempre entre às 11:00 da noite e às 5:00 da manhã, horário UTC) são emblemáticas e mostram seu real interesse. Vejam o que ele faz no artigo sobre Ayrton Senna e o que ele faz no de seu ídolo. Eu também gostaria muito de saber a fonte confiável de onde ele tira várias frases do texto. Att. --MPA Neto 19h40min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

RE: Prezado MPA Neto, por favor, indique uma única tentativa de diálogo, discussão ou mesmo troca de mensagens promovidos por você. Não vi nenhum, além de denúncias.

No dia 9 de junho, fui diretamente à sua página de discussão Usuário Discussão:MPA Neto, onte fiz uma tentativa para início de conversação. Não recebi uma resposta até hoje.--Tarlenton 05h48min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

RE: Usuário:MPA Neto, para que existe discussão? Não seria mais adequado entrar em contato e questionar uma alteração? Ou então expor sua opinião ou mesmo ajudar os outros usuários? Caso acredite que a inclusão do nome Lewis Hamilton foi efetuada de forma incorreta, até agradeceria de receber dicas. No entanto, já que você está fazendo isso em forma de denúncia (como se eu tivesse algum interesse pessoal em promover o referido piloto), respondo que fiz isso com o objetivo de destaque do sobrenome. Minha intenção era destacar apenas o sobrenome "Hamilton". Pois a busca para esta página possui outras opções. Desejava destacar o nome "Hamilton", e infelizmente não sei como editar o artigo para que o primeiro nome "Lewis" não seja publicado em negrito. Caso você saiba, corrija e me ensine por favor. Qualquer sugestão será muito bem-vinda, inclusive colocando em negrito todas as palavras "Hamilton" ou nenhuma delas. Eu apenas incluí "Lewis Hamilton" pois verifiquei que o sobrenome do piloto seria amplamente procurado, e não havia conteúdo ou link para o artigo do piloto. Agora, o que não parece proveitoso, são acusações desnecessárias como essa.--Tarlenton 05h48min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

RE: Usuário:MPA Neto, apesar de contribuir diversas vezes sem fazer autenticação, pois muitas vezes estão em locais públicos, não posso ser responsabilizado por alterações de todos os IPs do provedor Speedy. Acho que isso é um exagero enorme. E não verifiquei problema nenhum na desambiguaçãoa promovida na entrada "Senna". Parece bem coerente a alteração.--Tarlenton 05h48min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

RE: Usuário:MPA Neto, o que posso fazer é responder pela minha opinião. E a minha opinião é de que não se deve registrar fatos opinativos nos artigos. Portanto acho necessário descrever no artigo que "Schumacher é o maior piloto de todos os tempos", pois este é um fato praticamente de conhecimento geral. Algumas pessoas confundem a palavra maior, com melhor. Em nenhum momento defenderia que um piloto é melhor que outro, pois este não deveria ser o papel de nenhum editor, assim como não é o objetivo da Wikipédia. Mas informar fatos tão concretos como os recordes, números de Schumacher seria o maior erro que poderia se praticar em um artigo de um esportista que conquistou tais números e recordes. Por favor, reflita ponderadamente, e tente desassociar a vontade em registrar casos que só podem ser defendidos por uma opinião pessoal de casos concretamente registrados em federações e automobilismo, livro de recordes, etc.--Tarlenton 05h48min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

O IP da TELESP em questão, se refere ao serviço SPEEDY, da TELEFONICA, com mais de 12 milhões de usuários. Me parece um tanto quando errado promover acusações desta natureza, inclusive incluindo meu nome. Por favor, administradores, este espaço está sendo utilizado para intrigas. Aguardo providências. Obrigado.--Tarlenton 06h27min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

RE: Em minhas contribuições, sempre tento registrar e explicar detalhadamente (quando necessário) qualquer motivo de alteração. Poderia acusar igualmente e desnecessariamente com "argumentos" semelhantes, mas creio que não é adequado este tipo de discussão aqui. Solicitei uma troca de informações sobre o tema, mas vejo que se trata de uma antipatia pessoal em relação ao meu usuário. Só lamento...--Tarlenton 05h48min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

RE: Não foram as referências apenas que foram introduzidas, e sim uma lista de alterações abusivas, até mesmo inverdades. [12]

RE: Não fui eu quem redigiu esta frase, mas mesmo assim me parece muito mais coerente do que a informação oposta que você estava publicando. Inclusive publicando frases de opinião em relação a outro piloto. Não entendo o critério, não se deve descrever favoravelmente Schumacher, mas se deve descrever favoravelmente outros pilotos no artigo de Schumacher? Também não concordo que existam informações parciais, no entanto onde existe parcialidade? Todos afirmam por exemplo que Ayrton Senna perdeu seu campeonato X em tal colisão, ou que Alan Prost perdeu no GP X em tal episódio. Por que com Schumacher precisam ser criadas frases que não revelem o que simplesmente aconteceu? Verifiquei em sites de conteúdo e registro de F1, e a informação é exatamente esta. Todos descrevem a quebra do carro de Schumacher como fator primordial para a perda do título. Muitos se referem à quebra como algo muito surpreendente até. Existem registros de quantas corridas o carro não teve problemas mecânicos, tudo registrado. Por que a Wikipédia deveria então censurar isso? Para que algum editor se contente em não ver publicado aqui um fato que seria amplamente registrado caso fosse um piloto brasileiro? Desculpe, MPA Neto, mas um mínimo de imparcialidade deve existir sim, e eu em momento algum defendi que deva-se censurar informações, sejam elas quais forem.--Tarlenton 05h48min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

Existem muitos outros IPs envolvidos, que podem servir para uma "guerra de acusações", de ambas as partes. Não creio que esta seja uma solução, pelo contrário. Apenas lamento que este espaço seja palco para tal discussão desnecessária. Procurei administradores para evitarem a "guerra de edições" que estava sendo promovida por você (MPA Neto). Minha sugestão é que sejam retirados os diálogos secundários, e que sejam criadas seções com temas diretamente associados ao artigo, e que propiciem uma discussão para uma correta manutenção da página. Apenas assim todos nós sairemos ganhando. Acusações realmente não levarão a nada, e apenas fomentarão a continuação do bloqueio. O ideal seria mostrar aos administradores que um diálogo positivo estava sendo realizado aqui, em prol do artigo e não contra editores. Afinal, quem mais perde com isso é a Wikipédia em português. É uma pena. Porém nunca é tarde para iniciar. Assim espero.--Tarlenton 06h02min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

Aguardo sua participação e aprovação dos administradores. Obrigado.--Tarlenton 06h02min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

Usuário:Tarlenton, não é preciso nem mesmo ler os manuais da Wikipédia para entender que as discussões são sempre mantidas para leitura e referência posterior, bem como todas as contribuições, e que não se devem inserir textos de discussão no meio do texto de outra pessoa, como fez aqui. Isso não é só uma questão de boa convivência na wiki, mas também de educação. Por favor insira suas opiniões após a assinatura anterior. MPA Neto 14h13min de 20 de Junho de 2007 (UTC)
MPA Neto, montei a página para correta compreensão de leitores. Não acredito que desencontrando as questões e as respostas seja algo que organize o documento. Agora elas estão desencontradas e até para mim é difícil localizar a mensagem que mereceu a resposta. Em todo caso, por favor, atente para a lista que publiquei pois não participarei mais de discussões paralelas ou com acusações pessoais. Obrigado. --Tarlenton 04h32min de 21 de Junho de 2007 (UTC)

Pedido aos administradores[editar código-fonte]

Visto que as fontes na Wikipédia não se dividem em negativas e positivas e sim em confiáveis e não confiáveis, peço que retornem ao artigo bloqueado, não havendo discordâncias quanto à sua validade e confiabilidade, as referências/notas que foram retiradas pelo Usuário:Tarlenton. Atenciosamente --MPA Neto 17h46min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

  • Sugiro que como não há consenso entre os dois utilizem Wikipedia:Como resolver disputas. Abram o caso e solicitem a mediação. Espero que consigam entrar em acordo pois essa situação tem que ter um fim. --Fabiano msg 20h42min de 20 de Junho de 2007 (UTC)
    • Tudo bem. A partir de agora, irei evitar minha participação, mesmo que em formato de defesa, de toda e qualquer discussão pessoal, relacionada com o editor MPA Neto. Passarei apenas a comentar o artigo, e o assunto contido no artigo. Com isso espero colaborar com o fim da "guerra de acusações" instalada e o início de discussões sobre o assunto do artigo, que é o objeto de interesse aqui.--Tarlenton 21h28min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

Sugestão aceita - Lista de assuntos relevantes[editar código-fonte]

  • Carreira
    • Início no automobilismo
    • Kart
    • Fórmula König, Fórmula Ford, Fórmula 3
    • Sport Protótipos
    • Participação na Fórmula 3000 japonesa e entrada na Fórmula 1
    • A Era Benetton (1991−1995)
      • 1991
      • 1992
      • 1993
      • 1994 (primeiro título mundial)
      • 1995 (segundo título mundial)
    • A Era Ferrari (1996−2006)
      • 1996
      • 1997
      • 1998
      • 1999
      • 2000 (terceiro título mundial)
      • 2001 (quarto título mundial)
      • 2002 (quinto título mundial)
      • 2003 (sexto título mundial)
      • 2004 (sétimo título mundial)
      • 2005
      • 2006
    • Saída da F1
    • Estilo de pilotagem, setup e táticas de corrida
    • Controvérsias
      • O incidente de Silverstone (1994)*
      • O caso do assoalho em SPA (1994)
      • O batida com Villeneuve (1997)
      • O incidente com Coulthard (1998)
      • O caso "Rascasse" (2006)
  • Informações pessoais
  • Engajamento social
  • Honras recebidas
  • Citações
    • Declarações positivas
    • Declarações negativas
  • Estatísticas e dados
    • Todas as vitórias (GPs)
    • Por temporada
    • Por vitórias
  • Curiosidades
  • Referências
  • Ligações externas

--Tarlenton

Acredito que o formato do artigo, assim como seu conteúdo devem receber novas contribuições. Ao lado, segue lista de seções em que posso colaborar. Espero que outros editores possam incluir coerentemente informações sobre todos os ítens referentes à carreira de Michael Schumacher e não somente referências sobre um dos ítens listados, curiosamente teoricamente negativo à carreira de um piloto. Acredito que todos os fatos devam ser relatados, de forma documentada. Aos participantes saliento a importância de incluir todas as informações relevantes e não apenas e tão somente informações que caracterizem a carreira do piloto alemão de forma irreal, independente para que tipo de tendência levar. Sugiro que seja seguida esta montagem de seções, onde está definida até mesmo uma seção independente com assuntos controversos.

Segue abaixo espaço para comentários e discussões. Obrigado, --Tarlenton 22h12min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

Novas edições[editar código-fonte]

Em função de vandalismos e reversão de edições caracterizando uma guerra de edições neste artigo, sugiro que sejam efetuadas as alterações seguindo os itens listados no quadro ao lado. Por haverem muitos brasileiros que desejam criar um artigo voltado ao desmerecimento do piloto em questão, fiz a sugestão de seções, incluindo toda a descrição da carreira do piloto e uma seção voltada para controvérsias. Qualquer duvida ou desacordo, por favor registrar nesta página, tornando o processo de edição mais organizado e evitando novas edições voltadas apenas ao desmerecimento do piloto. Saliento ainda que existe justamente uma seção "Controvérsias" para que sejam descritos os eventos que muitos desejam que sejam expostos no artigo. Obrigado.--Tarlenton 23h11min de 24 de Julho de 2007 (UTC)

Foto Benetton[editar código-fonte]

Bom pessoal pensei em incrementar o artigo com a foto da Benetton do Schumacher, na secção da Benetton para dar um incrementada no artigo. Quem quiser discutir a respeito dos modelos entre em contato Vinicius LimaDiscussão 17h54min de 17 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]