Discussão:Michelle Bolsonaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Paulo Negão[editar código-fonte]

Muitas pessoas buscam esse tipo de informação, e acho importante acrescentar que o pai da primeira-dama ficou nacionalmente conhecido nos discursos do presidente Bolsonaro, até porque ele foi citado nos principais eventos da politica e nos principais, para não falar quase todos, os discursos de Bolsonaro. BolsoEditor (discussão) 00h02min de 30 de outubro de 2018 (UTC)

Concordo. Ele foi repetitivamente usado e mencionado por Bolsonaro para se defender das acusações (injustas, na minha opinião) de racismo. Acho que deve ser mencionado sim na biografia de Michelle. Eudorxion (discussão) 02h37min de 30 de outubro de 2018 (UTC)

Ascendência de Michelle[editar código-fonte]

Introduzi a fonte que menciona a ascendência de Michelle. Conforme Bolsonaro, em entrevista ao R7 de 2014, o sogro dele é "é uma mistura de português, com negro, com índio". Fonte para consulta: Campeão de votos no RJ, Bolsonaro diz que concorda com Levy Fidelix e que ajudou Jean Wyllys Logo, Michelle também tem a mesma origem portuguesa, africana e indígena por parte de pai. Por isso, também recoloquei no artigo as categorias correspondentes. Eudorxion (discussão) 00h33min de 1 de novembro de 2018 (UTC)

Religião[editar código-fonte]

O artigo começa dizendo uma inverdade: a de que Michelle será a primeira mulher declaradamente protestante a assumir o posto de primeira-dama. Ao que sei, a falecida Lucy Geisel, esposa de Ernesto Geisel, era Luterana, logo Michelle não pode ser considerada a primeira protestante (não-católica). E tem ainda o caso de Marcela Temer, a qual, até onde sei, frequentava cultos evangélicos antes de conhecer seu marido (e aparentemente deixou de fazê-lo após se casar). Já a Rosane Collor só se converteu evangélica anos depois do ex- ter sido impedido e de ter se divorciado do mesmo. Sendo assim, acho que poderíamos considerar reescrever esse tópico, colocando Michelle como a primeira protestante batista (já que ela frequenta a Igreja Batista Atitude) a assumir o posto. Andrenório (discussão) 16h51min de 7 de novembro de 2018 (UTC)

Bem observado. Enfim, o artigo carece de fontes. É necessário fazerr uma boa faxina nele. Mais tarde farei isso. Holy Goo (d . c) 18h05min de 7 de novembro de 2018 (UTC)

Fiz uma faxina no artigo[editar código-fonte]

Lembrando que todo o conteúdo tem que ter fontes ao lado. Tinha muita informação que era ou não referenciada, ou incorreta, ou imprecisa, ou então irrelevante. Vocês podem ver nos meus resumos de edição, no histórico de edições, as razões para a eliminação de determinadas informações.

Quando o artigo não está ficando bom, o ideal é voltar atrás e começar novamente do que continuar por um caminho ruim, que vai fazer com que o artigo continue ruim ou até mesmo que piore. Boas edições, Emoji u1f596 1f3fd.svg Vida longa e próspera! --Holy Goo (d . c) 18h21min de 8 de novembro de 2018 (UTC)

Cônjuge[editar código-fonte]

Michelle Bolsonaro é a sgunda esposa do presidente Bolsonaro. Danielfaixapreta (discussão) 19h56min de 1 de janeiro de 2019 (UTC)

@Danielfaixapreta: Errado, ela é a terceira esposa. Poderia apresentar alguma fonte que diz que ela é a segunda? Holy Goo (d . c) 12h59min de 2 de janeiro de 2019 (UTC)

Idade e nascimento de Michelle Bolsonaro[editar código-fonte]

Sua idade exata é 36 anos,e seu nascimento e 22/03/1982. Pamvieira (discussão) 00h45min de 3 de janeiro de 2019 (UTC)

Ceilândia ou Brasília ?[editar código-fonte]

O Correto não seria Brasília, a constar como local de nascimento? Luiz F. Fritz (discussão) 12h29min de 21 de janeiro de 2019 (UTC)

Eu creio que sim, já que para efeito de cidade de nascimento, quem nasce no Distrito Federal nasce na cidade de Brasília. Não existe uma cidade chamada Ceilândia.FábioJr de Souza msg 12h44min de 21 de janeiro de 2019 (UTC)
O local de nascimento deve ser o da certidão de nascimento que é o documento que registra essas informações.35.199.61.158 (discussão)
Em minha certidão de nascimento a minha naturalidade é Taguatinga - DF. João Pett (discussão) 06h08min de 22 de janeiro de 2019 (UTC)

@Sephtus: e @Moonlop: Resolvam a questão na página de discussão. Particularmente, penso que o comum é colocar a cidade onde a pessoa nasceu. É mais que notório que Ceilândia não é uma cidade e sim Brasília (o fato de alguns lugares serem chamados de "cidades-satélites" não faz com que o lugar seja, efetivamente, uma cidade). Se uma pessoa nasce na Barra da Tijuca, eu vou colocar que a pessoa nasceu no Rio de Janeiro e não na Barra da Tijuca. Mas a comunidade deve analisar isso.

Chamo outros editores que editaram a página. @EVinente: @H. maximo: @HVL: @Saturnalia0: @Pórokhov: @Bageense:@Angus Guilherme: @Zrturiu: @Bruno Luiz da Costa Bulhões: @Danielfaixapreta:. FábioJr de Souza msg 03h03min de 22 de janeiro de 2019 (UTC)

Concordo sim o correto é Brasília! Danielfaixapreta (discussão) 04h25min de 22 de janeiro de 2019 (UTC)

Sugiro omitir a informação enquanto ainda não soubermos qual o certo. Eu não sei. --Bageense(fala) 13h29min de 22 de janeiro de 2019 (UTC)

Dei minha opinião anterior mas Eu creio que Ceilândia não é um município então ela seria natal de Brasília. Mas é bom que todos opinem para chegarmos a uma conclusão! Danielfaixapreta (discussão) 16h16min de 22 de janeiro de 2019 (UTC)

Temos a Categoria:Naturais de Ceilândia, portanto existem precedentes que usam Ceilândia para indicar a cidade natal. Se for revisar aqui, tem que abrir uma discussão ampla e rever todos os casos. O mesmo para os naturais de Taguatinga e semelhantes que houver. No entanto, não vejo impedimentos se tiver fonte, até porque Brasília também não é município e existe a Categoria:Naturais de Brasília. São regiões distintas, então na ausência de municípios nada mais eficaz que adotar a divisão administrativa para indicar o local onde nasceu, como já ocorre. --HVL disc. 20h30min de 22 de janeiro de 2019 (UTC)
As fontes geralmente dizem que ela é nascida em Ceilândia, penso que é essa a forma adequada.—Pórokhov Порох 20h32min de 22 de janeiro de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio que o correto é indicar Brasília como local de nascimento e, no corpo do artigo, especificar que deu-se em Ceilândia. É o mais correto. Ceilândia é uma região administrativa do DF, mas não é uma entidade jurídica como indicada pela Constituição Federal de 1988. Logo, Brasília deve vigorar. Existem categorias e artigos que contém Ceilândia, Taguatinga, etc, mas eles devem passar pelo mesmo processo. Entende-se que Ceilândia não detém uma natureza jurídica de um ente federativo autônomo. "Cidades" como Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho não possuem natureza autônoma de município, mas de regiões administrativas geridas por agentes indicados pelo Governador do Distrito Federal. Luiz F. Fritz (discussão) 14h00min de 27 de janeiro de 2019 (UTC)

Como bem foi falado pelo HVL, Brasília também não possui personalidade jurídica já que também não é município. Carlos Figuer (discussão) 16h05min de 27 de janeiro de 2019 (UTC)
Mas é um ente federativo, conforme dispõe o artigo 18 da CF/88: "A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição". Não é o caso de Ceilândia. Luiz F. Fritz (discussão) 18h16min de 28 de janeiro de 2019 (UTC)
Nem de Brasília. Carlos Figuer (discussão) 20h32min de 28 de janeiro de 2019 (UTC)