Discussão:Mikhail Gorbatchov

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Discussão:Mikhail Gorbachev)
Ex-artigo destacado Mikhail Gorbatchov é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
26 de julho de 2004 Candidato a artigo destacado Promovido
27 de dezembro de 2008 Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Sua Data de Nascimento

Lendo a página da Fundação Gorbachev (que está nas referências da página) reparei que a data de nascimento indicada neste site é diferente da que está indica na página da wikipedia. O do site afirma que ele nasceu dia 5 de janeiro de 1932, e a da página afirma que ele nasceu em 2 de março de 1931. Peço que verifiquem isso e alterem se necessário

Grafia: Gorbatchov[editar código-fonte]

A grafia mais recomendada para o nome é "Gorbatchov", não "Gorbachev", uma vez que, segundo as regras de transliteração da língua portuguesa (adotadas por Aurélio Buarque de Holanda e pelo Almanaque Abril), deve-se escrever o nome originário de outro alfabeto na forma que mais se assemelhe à pronúncia original, mas utilizando as letras do alfabeto latino em português (isto é, sem K, Y ou W).

A confusão do "chev" com "tchov", nesta sílaba especificamente, ocorre provavelmente porque a letra cirílica para o som é muito semelhante a um E latino com trema (Ë) e, para complicar, os russos escrevem esta letra SEM o sinal diacrítico que a distingue do E propriamente dito. No entanto, não se trata da mesma letra do nosso alfabeto e, pior ainda, nem sequer do mesmo som. Além disso, o dígrafo preciso para representar o som da letra cirílica ч não é "ch", e sim "tch", pois o "ch" em português corresponde foneticamente ao ш cirílico. Portanto, não faz sentido escrever "Gorbachev" se a pronúncia é sempre Gorbatchôv (ou, mais precisamente, Gorbatchôf, pois o V russo ao final das palavras é emudecido e vira F).

Sugiro, então, a mudança do título do artigo, de Mikhail Gorbachev para Mikhail Gorbatchov.

--Pedro 02:52, 16 Janeiro 2006 (UTC)

Eu concordo: é "Gorbatchov", mas É IMPOSSÍVEL MUDAR ISTO! --Ibérico 14:44, 11 Setembro 2006 (UTC)

A transliteração "Gorbachev" é perfeitamente aceitável e a página não deve ser movida sem consenso. Ademais, o uso de "tch" ou "ch" é indiferente, pois temos "checo" ou "tcheco" e "Chechênia" ou "Tchetchênia". Vale lembrar que originalmente o som do "ch" da língua portuguesa era igual ao do castelhano, tanto que em alguma zonas do norte de Portugal ainda se diz "a tchave" ou "a tchuva". Dantadd 23:49, 13 Setembro 2006 (UTC)
A questão não se põe no "tch" mas no "chev"/"chov". Pareceu-me correcta a explicação de alguém que afirma conhecer a língua russa. Por outro lado é comum a grafia "(t)chov". Não havendo argumentos contra, julgo que existe consenso. O que sugere, Dantadd?--MarioM 00:03, 14 Setembro 2006 (UTC)

Como eu disse na sua página de discussão, só se deveria alterar se "Gorbachev" fosse errado, o que não é, pois é uma das formas possíveis de transliteração do russo. O importante é explicar no corpo do artigo as formas possíveis de transliteração. Dantadd 00:11, 14 Setembro 2006 (UTC)

Mas o problema é que "Gorbachev" é errado, sim, e esta forma de transliteração não é "uma das possíveis", simplesmente porque o som original não é "chev", e sim "tchov". Até compreendo que se abra uma exceção para a questão "tch/ch" como uma das diferenças entre pt-BR e pt-PT, mas no caso de "ev/ov" não é uma variedade, e sim um erro. Erro feio.--Pedro 16:16, 24 Outubro 2006 (UTC)
Concordo com o pedro nessa... --André Góes (TM) 03h02min de 10 de novembro de 2009 (UTC)[responder]
Também concordo. O som é "yo", Gorbatchyov (ou, para ser mais preciso, Garbatchyóf). Como não é realista, no entanto, que cada um use a transliteração que mais julgar adequada, creio que devemos nos ater às fontes fiáveis. Infelizmente, muitas delas optaram pelo hediondo Gorbachev, talvez por preguiça de traduzir os press-releases estrangeiros... RafaAzevedo msg 03h13min de 10 de novembro de 2009 (UTC)[responder]

Bom, eu não sou especialista, mas já ouvi o nome pronunciado em russo e o fonema é claramente um meio-caminho entre as letras "e" (fechada) e "o" (também fechada), portanto qualquer transliteração é imprecisa. De qualquer forma, há trabalhos cietíficos sobre o tema e é neles que devemos buscar as bases para uma transliteração mais correta possível. Acho inicialmente estranho que um artigo sobre a letra cirílica "ё" se chame "yo" em vez de "io" numa enciclopédia em português. Enfim, devemos fazer mudanças somente baseados em fontes fiáveis e verificáveis. E repito: quanto ao "tch"/"ch" não tem nada de diferença pt-pt/pt-br, é horrendo usar esse "tch" completamente alheio à língua portuguesa, mas essa é já uma opinião minha, pois há alguns lexicógrafos que a usam. Dantaddσυζήτηση 16:29, 24 Outubro 2006 (UTC)


Só para efeito de consulta de fontes (ao menos teoricamente) de renome, o Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo (MARTINS, Eduardo. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2005.) traz, no verbete Nomes russos (p. 194) as observações:

4 — O Estado adota o grupo ch e não tch. Assim: Gorbachev (e não Gorbatchev), Kruchev, Chekhov, Chernenko, etc. Exceção: Tchaikovski.

e

6 — Use ev e não ov, no final de nomes como Kruchev, Gorbachev, etc.

Fica então como referência que, se por um lado é apenas uma questão de preferência (eu mesmo não entendo bem a razão de se usar ev e não ov), por outro remete ao estilo utilizado por um grande jornal. Psi-Lord 05:36, 3 Janeiro 2007 (UTC)

P.S.: Quando digo que não entendo bem a razão do ev pelo ov, quero dizer que não entendo a razão pela qual o Estadão prefere aquela quando a pronúncia original tem a vogal mais próxima a esta. Só para evitar que alguém se ponha a me explicar fonologia e fonética russas. =) Psi-Lord 05:42, 3 Janeiro 2007 (UTC)

Referências[editar código-fonte]

Este artigo não cita fontes. Como é que chegou a artigo destacado?GoEThe (discussão) 20h33min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Boa pergunta. --TнєGσєяgєη 13h13min de 10 de Julho de 2008 (UTC)
Parece que ele foi escolhido como destaque sem qualquer votação. Na época, em 2004, acho que bastava alguém colocar na "lista de melhores artigos" (ver aqui) e pronto, recebeu o destaque. Não seria o caso duma reavaliação geral desses artigos que foram pra destaque no início da Wiki? RafaAzevedo msg 15h44min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

Mudança de grafia[editar código-fonte]

Mudei a grafia da palavra regitou para registrou. Porém não é um erro pois registrou é do português do Brasil. Alguém me ajuda a resolver a questão de grafia ? --Diogogeo (discussão) 17h07min de 5 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Sobre matéria da revista Época[editar código-fonte]

Segundo o link indicado na parte superior desta discussão, podemos entender que foi o verbete lusófono que foi apreciado em matéria da Revista Época (vide link acima) foi o anglófono; e que, segundo o analista, apresenta uma imprecisão ao relatar medidas de governo de Gorby, concluindo por não recomendar a Wikipédia.

Já o verbete lusófono apreciado - e recomendado para secundaristas - foi o da Guerra do Paraguai.

É interessante notar que a matéria, na sua página inicial, realça que a Britannica não tem um verbete para a Wikipédia; mas, ao contrário, a Wikipédia tem um verbete sobre ela...

Conhecer (discussão) 18h00min de 8 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Leefeni de Karik conforme sua fala em Discussão:Gêmeas Tolmatchovy, esse artigo também não deveria ser renomeado?-- Leon saudanha 00h41min de 20 de julho de 2018 (UTC)[responder]

Realmente... Fazendo isso agora. Leefeniaures audiendi audiat 04h07min de 20 de julho de 2018 (UTC)[responder]

Há um erro no trecho da biografia, referente à infância de Gorbachov[editar código-fonte]

No caso, consta que o o pai de Gorbachov - Sergey Gorbachov - teria perecido em uma ofensiva soviética contra os alemães em 1941 (constando que o menino ainda tinha dez anos e era nascido em 1931) ou 1942 (se fosse o ano onde estaria a fazer onze anos, ainda a completar). Porém, no parágrafo anterior, fala-se que Sergey Gorbachov viveu entre 1909 e 1976 (afinal, qual das informações é procedente?) - necessário retificar. 189.45.207.73 (discussão) 11h49min de 31 de agosto de 2022 (UTC)[responder]

@189.45.207.73 , eu tinha corrigido isso. O pai dele não morreu em combate. Estou trabalhando para melhorar este artigo. Guilherme F. Lima (discussão) 02h50min de 1 de outubro de 2022 (UTC)[responder]