Discussão:Mina antipessoal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informações incorretas derivadas de filme de ficção[editar código-fonte]

O primeiro parágrafo contém vários erros:

"....A Claymore Inc. é maior indústria de minas antipessoais do mundo, e se encontra nos Estados Unidos. ...."

- Até 2010, as maiores fabricantes de minas terrestres dos EUA eram a Alliant Techsystems, a Aerojet Ordnance e a Day and Zimmermann Corp, entretanto, não fabricam mais minas terrestres desde 2014 devido a uma lei que baniu a produção. De acordo com o 21º relatório anual da International Campaign to Ban Landmines, nos últimos 10 anos, apenas China, Cuba, Índia, Iran, Myanmar, Coréia do norte, Paquistão, Rússia, Singapura, Coréia do sul, e Vietnam fabricaram minas terrestres.

Essa informação sobre a tal "Claymore Inc" foi popularizada por um filme com história ficcional chamado "Purple Heart" (2005). Existe um modelo de minas chamado Claymore, mas é fabricado por uma empresa chamada Mohawk Electrical Systems, Inc. Tal mina não tem as propriedades citadas.

"...Esta indústria fabrica um tipo de mina cuja função é destruir e cauterizar após a explosão os membros inferiores dos elementos atingidos, aleijando-os mas não matando-os. O objetivo desta técnica é conseguir que o alvo não venha a morrer por hemorragias, mas sim permanecer vivo, acordado e sentindo dores pela maior quantidade de tempo possível, a fim de quebrar o moral da tropa em seu avanço...."

- Esse trecho não cita nenhuma fonte e nem diz como esse tal processo de cauterização ocorreria.

"...Existe um tipo de mina fabricada pela Claymore que dispara cerca de três mil projéteis de aço à base de urânio empobrecido em forma de agulhas (chamados vulgarmente de flexets), cuja função é causar o maior número de danos ao grupo atingido, desde pessoas até veículos. O alcance destas agulhas chega a várias centenas de metros...."

- O texto contém um erro lógico: Uma vez que aço e urânio são materiais diferentes, se os projéteis são de aço, então não são feitos de urânio. Os projéteis em forma de agulha são chamados flachettes, não "flexets"

"...Este tipo de mina não é permitido pelo tratado de Ottawa."

- A mina Claymore e cópias feitas por outros países não são proibidas pelo tratado de Ottawa porque não é feita para ser enterrada e só é ativada pelo comando do operador, não por aproximação, movimento ou pressão.


Vodiapekiwice (discussão) 17h38min de 19 de julho de 2022 (UTC)[responder]