Discussão:Mitologia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Criar um portal de mitologia[editar código-fonte]

Por que não criar um portal na wikipedia para mitolgia ??? Usuário:Guilherme Daher

Essa página precisa ser melhor organizada:[editar código-fonte]

Apesar da mitologia romana se apropriar e sincretizar-se com a grega, não acho próprio que se faça dela um só numa enciclopédia. ALém do mais existem alguns links totalmente incoerentes: Cuba, Arte, Ásia, Euro, entre outras coisas. E gimli não é mitologia nórdica! é sim um personagem de uma tentativa de criação duma mitologia própria feita pelo autor John Ronald Ruel Tolkien.

Não dá nem pra saber por onde começar a arrumação.

Eu sei. Quando passei uns quantos dias a colocar links nesta página, que era uma simples lista de palavras sem um único link, encontrei algumas incoerências gritantes e levei a pensar como se poderia fazer dela algo de válido em vez de ser só uma lista de links para lugar nenhum, como agora. Decidi que o ideal seria colocar aqui informação genérica acerca de mitologia e dividi-la em diversas páginas dedicadas a mitologias específicas, com lista de tópicos e informação específica. Mas isso é uma grande trabelheira, e tenho-me dedicado a outros assuntos (que conheço melhor). Quem quiser deitar mãos à obra, força! Usuário:Jorge

Alguém sabe como traduzir o fenômeno "fan fiction"? está na seção mitologia moderna que precisa de uma revisada. usuário:Plataformista

Fan fiction costuma usar-se mesmo em inglês, assim ou abreviado como "fanfic". Uma tradução possível (que nunca vi) seria "ficção de fã".

Uma proposta. Isto é, duas[editar código-fonte]

Malta, tenho uma proposta. As duas propostas são:

Uma é colocar um link para "mitologia" na página principal. As várias mitologias nem sempre esstão ligadas à religião, de modo que não me parece que aqueles links que estão na página principal sirvam para chegar cá convenientemente.

Outra é ir a pouco e pouco separando aquilo que é mitologia grega daquilo que é mitologia romana. Aquela gigantesca massa de nomes da mitologia greco-romana não faz grande sentido porque há especificidades de uma e outra - as diferenças não são só os nomes dos deuses. --Jorge 23:11, 22 Jun 2004 (UTC)

Concordo com as duas propostas. Manuel Anastácio 23:15, 22 Jun 2004 (UTC)

por mim...força!Parakalo 23:17, 22 Jun 2004 (UTC)

mitologias diversas[editar código-fonte]

Mitologia é um dos meus temas preferidos.
Proponho separar, mesmo as mitologias grega e romana. Um dos motivos é, por exemplo, os diferentes significados de deuses como Marte e Ares: o primeiro nobre, o segundo um encrenqueiro.
Outra coisa: os nomes dos deuses estão mesmo uma salada. Abracadabra? Um hindu ficaria ofendido com isto.
Se vocês decidirem o que fazer, estou disposta a trabalhar nisto.

Uma idéia é colocar os deuses em forma de genealogia, quem é filho de quem com quem, etc. O panteão grego é fácil, o Hesíodo escreveu na Teogonia... não que dê pra ler aquilo...
ligia Gosteii muiito das propostas . Apesar de ter gostado muito dessas discussões !!

Cavaleiros do zodíaco[editar código-fonte]

Apesar do fato deste anime tratar de temas mitológicos isso não o torna um mito nem uma secção relevante num artigo sobre o tema. Muitas histórias se inspiraram nas mais variadas mitologias e nem por isso estão sequer citadas neste artigo. Também não é o caso, como o foi com a série star trek, que se transformou num caso de mitologia moderna. -Plataformista 18:21, 4 Junho 2006 (UTC)

Quem disse que as informações neste artigo precisam ser "mitos"? O artigo reúne informação sobre assuntos que tenham relação com a mitologia, e não uma lista delas. Cavaleiros do Zodíaco tem uma ligação muito forte, reconhecida mundialmente como a maior obra fictícia sobre a mitologia em geral, bem maior do que a apresentada em jornada nas estrelas ou em outras séries. Agora, isso não tem relevância? Não estou comparando esta obra com as outras dizendo bem ou mal, isso é apenas um fato. Tem fundamentos. Não vejo motivos para esconde-lo. Obrigado. 201.1.207.42 03:35, 8 Junho 2006 (UTC)

Me parece estar ocorrendo uma confusão aqui. A questão não é se fala sobre mitologia, se tem uma relação seja lá qual for: de inspiração, de motivação, de gosto, de semelhança. O que cavaleiros do zodíaco não supera jornada nas estrelas, é que esta última se confirmou enquanto uma forma de mitologia moderna! CZ não! CZ remete às mitologias para contruir seu enredo. Jornada nas estrelas se confirmou enquanto uma mitologia tendo pessosa espalhadas pelo mundo todo agindo como se aquilo realmente existisse (não vou por isso em questão), aprendendo a falar e a escrever nas línguas daquela série, traduzindo livros consagrados para estas mesmas línguas. Percebem a diferença? Ainda não vejo a necessidade de CZ estar presente neste artigo. É preciso ler o artigo também antes de colaborar, de outro modo não é colaboração, é recortar-colar. Mas enfim, discutir também é colaborar. -Plataformista 01:25, 2 Julho 2006 (UTC)

Concordo que o autor fez umas comparações desproporcional ao tema, a mitologia é algo muito mas que uma criaçao animada, a mitoloia é a compreensão das profundezas da conciência dos antigos, que a mitologia moderna tenta imita-la.--Zoranildo (discussão) 23h32min de 28 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Desculpem pela minha falta de tato ao distribuir links sem parar pelas paginas da sessao de mitologias, foi extremamente incoveniente de minha parte. Poderia deixar um link em paginas externas, para esse site do qual gosto, APENAs na pagina principal de "Mitologia"?

Obrigado

Informo que inseri um link do site Templo do Conhecimento, é um bom site, sobre mitologias, logo não vi problemas em fazê-lo, espero que não considerem como spam, está só na página principal.

mais bibliografia, ampliar recursos.[editar código-fonte]

Coleção Os Pensadores, Os Pré-socráticos, Abril Cultural, São Paulo, 1.ª edição, vol.I, agosto 1973.

__ Coleção Os Pensadores, Apologia de Sócrates / Platão, Nova Cultural, São Paulo, março 1999.

__ Coleção Os Pensadores, Defesa de Sócrates / Platão, Abril Cultural, São Paulo, 1.ª edição, vol.II,

agosto 1972.

__ Coleção Os Pensadores, Diálogos / Platão, Nova Cultural, São Paulo, 5.ª edição, 1991. para os que precisam de mais conteúdo:

DURANT, Will, História da Filosofia - A Vida e as Idéias dos Grandes Filósofos, São Paulo,

Editora Nacional, 1.ª edição, 1926.

FRANCA S. J., Padre Leonel, Noções de História da Filosofia.

PADOVANI, Umberto e CASTAGNOLA, Luís, História da Filosofia, Edições Melhoramentos,

São Paulo, 10.ª edição, 1974.

VERGEZ, André e HUISMAN, Denis, História da Filosofia Ilustrada pelos Textos, Editora Freitas

Bastos, Rio de Janeiro, 4.ª edição, 1980.

Mitologia Greco-romana BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 7.ª edição, Vol. I, 1991.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, Vol. III, 4.ª edição, 1992.

BULFINCH, Thomas. A Idade da Fábula. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1965.

BURN, Lucilla. O Passado Lendário - Mitos Gregos. São Paulo: Moraes, 1992.

CERAM, C.W. Deuses, Túmulos e Sábios. São Paulo: Melhoramentos, 19.ª edição, 1989.

COMMELIN, P. Mitologia Grega e Romana. Rio de Janeiro: Tecnoprint.

DUMÉZIL, Georges. Ouranós - Varuna, étude de mythologie comparée indo-européenne. Paris, A. Maisonnneuve, 1934.

DUMÉZIL, Georges. Jupiter Mars Quirinus, essai sur la conception indo-européenne de la société et sur les origines de Rome. Paris, Gallimard, 1941.

ELIADE, Mircea. História das Crenças e das Idéias Religiosas. Tradução de Roberto Cortes de Lacerda. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978, tomo I, vol. II, p. 15.

MÉNARD, René. Mitologia Greco-romana. São Paulo: Opus, Volumes I, II, III, 1991.

__ PRADEC CULTURAL. Programa Ativo de Desenvolvimento Cultural. São Paulo: Nova Central. Editora, Vol. II, p. 677/679.

substituir terminologia[editar código-fonte]

Acho interessante substituir o termo Predefinição:Mitologia Tupi Guarani por Predefinição:Mitologia Indígena Brasileira devido ao fato de existir vários grupos étnicos indígenas no Brasil. O que acham? Cristalima (discussão) 21h40min de 10 de dezembro de 2021 (UTC)[responder]