Discussão:Mogofores

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como é possível, não se referir que em Mogofores existe um Santuário dos Salesianos, dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora! Segundo consta, o arquitecto é o mesmo da Basílica de Fátima!

Ultimamente, muitos têm tido o privilégio de assistir a missas presididas por D. Ximenes Belo, Nobel da Paz, que também é Salesiano.

Outra referência de peso que falta neste artigo, é o Parque das Merendas, o maior do Conselho de Anadia, banhado pelo Rio Cértoma. Tem um espaço para crianças, um café com esplanada, tem um palco, e e tem uma vasta área com mesas, onde muitos grupos (retornados, etc) vêm para fazer os seus convívios.

Em termos de personalidades, também não se pode esconder o Visconde Seabra, responsável pelo primeiro Código Cívil em Portugal, designado por "Código Seabra", estando aínda em vigor muitos aspectos.

O Visconde Seabra, como filho da terra, foi responsável pelo caminho ferroviário passar em Mogofores.

Existe, inclusive, uma estátua, em sua homenagem, num jardim, junto à Junta de Freguesia, designado, naturalmente, Jardim Visconde Seabra.

Este jardim fica localizado na Rua S. João Bosco, onde também fica a Junta de Freguesia. No edifício da Junta, que funcionou em tempos como Escola Primária, também existe um espaço ao serviço da comunidade, onde são feitos cursos para adultos, mas também existe outro sector que tem um palco, onde, por vezes há eventos culturais, nomeadamente, da responsabilidade do ADABEM, um grupo que promove a dádiva de sangue, e que promove alguns espectáculos.

Em termos culturais, o Colégio Salesiano também abre as suas portas para comunidade, promovendo espectáculos seus, ou disponibilizando o espaço, para o infantário e para a escola primária.

Para além do infantário e da escola de primeiro ciclo (a segunda com mais alunos do Conselho de Anadia), também existe um serviço domiciliário, que presta cuidados às pessoas de mais idade.

Em termos de saúde, Mogofores também dispõe de uma Extensão de Saúde e de uma Farmácia.

Em termos desportivos, para além dos espaços que o Colégio Salesiano, por vezes, disponibiliza para a comunidade jovem, a mais pequena freguesia de Anadia, também tem um campo desportivo, na zona conhecida como as Quintas. Também, existe junto ao Parque das Merendas, um pequeno campo de basquete abandonado.

Em termos de personalidades, há aínda a referir o conjunto musical "Meninos da Sacristia" (por ensaiarem, no início, junto da Sacristia, na Basílica), que chegou a participar num Festival da Canção, tendo ficado num lugar honroso, talvez porque a letra era do José Cid. Antigamente, as notas de cinco mil escudos eram assinadas por um Ramalheira, ex-Governador do Banco de Portugal, que era de Mogofores.

Aínda em termos de infra-estuturas, para além dos comboios, existem os Correiros, junto ao parque, e um Cemitério, que fica no Cabeço.

Cabeço é um zona no alto de Mogofores que, neste momento, tem sido foco de investimentos imobiliários, havendo vários zonas urbanísticas muito atraentes, porque, para além das condições das casas, têm uma vista privilegiada sobre uma vasta região (vê-se Anadia, Bussaço, Caramulo, e em dias muitos limpos, a Serra da Estrela).

Mogofores, por causa sua antiga ligação à E.N. 1 e à estação, era um ponto de referência, havendo, sobretudo, nas zonas de Cantanhede e de Mira, diversas placas a indicar a localidade!

Lendas: à volta do nome de Mogofores, existem algumas histórias: uma romântica: um rapaz, enamorado, junto ao Rio Cértoma, em segredo, promete à sua amada que, quando "Monge" "for", iria ser mais fácil voltar e continuar a namorar com ela, nem que fosse pelo confessionário. Há quem diga que na Idade Média exisitia o foro, que era uma forma de tributação que tinha-se que pagar para passar. Parece que Mogofores era um desses locais.

Mais lendas: Exitem uma série de túneis secretos, utilizados pelas noviças e pelos sacerdotes, havendo quem afirme que exsite uma bilblioteca subterrânea.

Também dizem que o nome do Rio, surge, porque uma Rainha estava de passagem e pede a uma pajem que lhe vá buscar água ao rio. Provando, considerou que a água é decerto má: Rio Cértoma.

A peregrinação ao Beco, sempre no 1º sábado de Setembro, uma tradição com 450 anos, surgiu, devido à peste, ou segundo a lenda, porque andavam meninas a desaparecer, e para que isso não acontecesse, fizeram esta promessa, porque na altura não havia Fátima, e era o equivalente mais próximo naquela altura. A verdade é que as mortes ou os desparecimentos pararam.o comentário precedente não foi assinado por 62.28.63.237 (discussão • contrib.) --OS2Warp msg 21h07min de 8 de Agosto de 2008 (UTC)