Discussão:Monumento Solarius

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O SOLARIUS está localizado na Região Administração de Santa Maria/DF, à altura do km 06 da BR 040.

Também conhecido por Pioneiros Candango, é um monumento doado em 1967 pelo governo Francês ao Governo Brasileiro, em homenagem a construção da nova Capital – Brasília. Simboliza a ocupação territorial do DF e representa o esforço de todos os brasileiros no sentido de se construír a Capital Federal e foi inaugurado em 26/11/1967.

Criado e esculpido pelo escultor Francês Auge Falchi, o monumento foi idealizado a partir das informações vinculadas pelos noticiários Franceses, sobre o movimento de migração dos brasileiros de todas as Regiões a fim de construírem a Capital Nacional.

Vindo de Nice, na França, o monumento foi embalado em 07 bloco de aço cortend e transportados para Brasília em 16 metros de altura. Sua estrutura é de aço, com chapas galvanizadas, lã de vidro produtos plásticos.

Fonte: Web Site Oficial da Administração de Santa Maria/DF - Turismo (www.santamaria.df.gov.br)

Escolha do sítio da escultura[editar código-fonte]

Em 1961, o colecionador carioca Raymundo de Castro Maya atua na intermediação do processo de doação da escultura Solarius à cidade de Brasília. Segundo a descrição do monumento feita pela Association Française pour l'Erection d'un Monument au Brésil, presidida pelo artista Ange Falchi, a estátua de interior metálico e coberta de poliester translúcido colorido representa um conquistador, sendo "símbolo de uma conquista espiritual em homenagem à Brasília". Consultado sobre o assunto, Lucio Costa escreve a Lauro Esteves uma carta, hoje no arquivo dos Museus Castro Maya no Rio, na qual defende a instalação da peça em área descampada, "à beira da estrada de acesso à Capital", "sozinha e insólita na paisagem", funcionando como "um aviso premonitório, na solidão agreste do cerrado, de que algo grandioso se aproxima". Na mesma carta, afirma ter conversado com Oscar Niemeyer que se dispõe a escolher o ponto apropriado para a instalação do monumento. Fontes: Carta de Lúcio Costa a Lauro Esteves, 1961, Arquivo Castro Maya, Museu da Chácara do Céu, Rio de Janeiro. Carta da Association Française pour l'Erection d'un Monument au Brésil, Marselha, 3/12/1964, Arquivo Castro Maya, Museu da Chácara do Céu, Rio de Janeiro.

Interessante é saber que algo, desse porte com dezesseis metros de altura é uma conquista espiritual e feita por franceses, o que é mais intrigante, é que quando é citado no texto que é uma conquista espiritual, foge totalmente do que a priori fala sobre os trabalhadores candangos da época: Agora gostaria de saber que conquista espiritual foi essa.