Discussão:Mudança do clima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Fusão com Aquecimento global[editar código-fonte]

  • Alguém percebe a função deste artigo e em que é que ele difere de aquecimento global. Ambos parecem descrever exactamente o mesmo fenómeno. --JoaoMiranda 22:45, 26 Set 2004 (UTC)
  • Sim, acredito que seja a mesma temática. Marquei como reciclagem, porque acredito que algumas trechos poderiam ser incorporados em aquecimento global, mas feito isso, recomendo essa página para redirect.--Julio Oliveira 17:05, 22 Jan 2005 (UTC)
  • Sugiro fusão com Aquecimento Global e padronização das expressões. O aquecimento globla é um dos fenômenos da mudança climática.

--Eco-expert 19:19, 10 Fevereiro 2007 (UTC)

  • Não concordo com tal fusão, visto que os dois artigos tratam de assunto distinto. estou preparando uma reformulação deste artigo, e posso mover o conteudo que diga respeito ao Aquecimento global para aquele ou deixar nesse somente como referência neste. --Eduardo Gerhardt Martins 21h37min de 15 de Setembro de 2007 (UTC)

Fusão[editar código-fonte]

Conforme recomendado anteriormente, foi feita a fusão com o artigo de Alteração climática. --Eco-friend 06:18, 27 Fevereiro 2007 (UTC)


Sugestão de transferência[editar código-fonte]

sugiro a mudança destas partes do texto para o artigo aquecimento global por ser mais apropriado àquele tema. Eduardo Gerhardt Martins 13h53min de 16 de Setembro de 2007 (UTC)

Opinião[editar código-fonte]

John Holdren, professor da Universidade de Berkeley diz que “Até 2010 ou 2015 o clima terá mudado tanto que a maioria das regiões do planeta já terá sido afetada. O leque de conseqüências será variado: de tempestades e furacões mais constantes e intensos á diminuição do potencial da agricultura e da pesca, incluindo a disseminação de doenças tropicais. O índice de calor aumentará consideravelmente”.

“O desmatamento e a emissão de gases têm provocado alterações no clima mundial, e é possível que a temperatura do planeta aumente 2,5 graus Celsius no século XXI”.

Percebe-se que o assunto é tão polêmico quanto a Terra é dinâmica. A verdade é que ninguém sabe exatamente o que está acontecendo e o que pode acontecer. Que estão ocorrendo mudanças no clima é percebível, e o homem está contribuindo para isso. Entretanto, afirmar quem é o responsável seria, no mínimo, incoerente com a dinâmica da Terra.


Efeitos[editar código-fonte]

A 30 de Outubro de 2006, o governo de Sua Majestade, apresentou ao público o Relatório Stern no qual se faz a análise das implicações económicas à escala mundial do aquecimento global nos próximos 50 anos. Uma das principais conclusões a que se chega no relatório é que com um investimento de apenas 1% do PIB Mundial se pode evitar a perda de 20% do mesmo PIB num prazo de estudo de 50 anos.

Artigo protegido[editar código-fonte]

Este artigo tem sido alvo de vandalismo. A última edição de conteúdo aconteceu em 22/11/2014, e de lá pra cá foi quase que só vandalismo e as correspondentes reversões. Sugiro protegê-lo limitando as edições aos usuários autoconfirmados, à semelhança do artigo do Aquecimento Global. Tiburcio43 (discussão) 15h08min de 14 de abril de 2015 (UTC)

Yes check.svg Feito Quintal 15h15min de 14 de abril de 2015 (UTC)

Sugiro restituir a proteção do artigo, uma vez que depois que ela terminou, retornou o vandalismo. (discussão) 13h31min de 28 de junho de 2015 (UTC)

Yes check.svg Feito! Chronus (discussão) 17h42min de 3 de julho de 2016 (UTC)

Sugiro restituir a proteção do artigo, uma vez que depois que ela terminou, retornou o vandalismo. (discussão) 14h18min de 24 de abril de 2017 (UTC)

O pedido passou despercebido ou todos discordam da necessidade de proteção da página? (discussão) 18h07min de 5 de julho de 2017 (UTC)