Discussão:Museu do Futebol (Rio de Janeiro)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Museu do Futebol???[editar código-fonte]

O acervo que se localiza dentro do estádio do Maracanã não se chama Museu do Futebol. A adoção deste nome no artigo é incorreta e causa confusão. O único museu no Brasil com o nome oficial de Museu do Futebol é o localizado dentro do Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Além disso, há controversias sobre a real característica de museu no acervo existente no Estádio do Maracanã. O Museu do Futebol do Pacaembu é tido oficialmente como o primeiro museu dedicado ao futebol do país, fato que vai de encontro ao escrito pelo seu artigo do suposto "Museu" do Maracanã. Favor apresentar fontes fiáveis a respeito deste fato, caso contrário, farei a alteração do artigo de acordo com as fontes oficiais. --Mrzero (discussão) 22h05min de 25 de Outubro de 2008 (UTC)

Este realmente é conhecido como museu do futebol, como pode ser verificado nas ligações externas e no site oficial. É, também, o primeiro museu dedicado ao futebol no Brasil, inaugurado em 2006. Ruy Pugliesi discussão 23h03min de 25 de Outubro de 2008 (UTC)
Citação: Mrzero escreveu: «O Museu do Futebol do Pacaembu é tido oficialmente como o primeiro museu dedicado ao futebol do país» - tido apenas pela prefeitura de São Paulo, pelo que vi, e que não é fonte independente. Citação: Mrzero escreveu: «há controvérsias sobre a real característica de museu no acervo existente no Estádio do Maracanã» - não cabe a nós julgar tais controvérsias, mas sim reportar os fatos. O Museu do Futebol do Rio foi inaugurado em 2006. Ponto. Ruy Pugliesi discussão 23h10min de 25 de Outubro de 2008 (UTC)
Ruy, eu não encontrei em nenhuma parte do site oficial a denominação "Museu do Futebol" para o acervo existente no Rio de Janeiro. A única fonte que eu vi é uma pequena matéria do site UOL, a qual não pode ser considerada como uma fonte absoluta.
Se fizermos uma simples busca no Google, veremos que "Museu do Futebol" é tido como referência apenas ao museu de São Paulo. Não nego a importância e o fato do acervo do Rio de Janeiro ser mais antigo, contudo, ele é conhecido simplesmente como "Maracanã" ou "acervo do Maracanã" e não como "Museu do Futebol" como você sugere. Mrzero (discussão) 13h27min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)
Aqui, anunciado, à época, da mesma forma quando da inauguração do museu em SP. Além de várias outras citações, em diversos sites. Também é importante manterem-se os títulos como estão, devido à desambiguação (e um também não interfere no outro). Ruy Pugliesi discussão 13h40min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)