Discussão:Nomes de Deus no Judaísmo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esse tópico é JUDAICO e não Cristão!

Formas de inverdades e de seitas serão apagados

Diego דיאגו


Olá Diego, como vai? Acredito que por ser Judeu, falar e escrever hebraico, suas contribuições são de grande valor para artigos relacionados ao conhecimento e cultura judaica. Mas, em primeiro lugar, calma. Como editor iniciante será bom ler as regras desta. Entendo que "D-us" ou “D'us" seja uma forma respeitosa usada por alguns judeus para se referir a Deus. No entanto, esta não é uma palavra portuguesa. Por isso entendo que o artigo deva ser escrito de forma a ser compreendido por todos os leitores da língua portuguesa lusófona, e não apenas por judeus. Acredito que você tenha editado com conhecimento de causa, segundo a sua crença, ou a Míxena Judaica, mas não segundo as regras da Wikipédia. O que talvez seja verdade para você, talvez não seja para outros leitores de outros credos. Por exemplo, muitos outros desconhecem assuntos referentes aos judeus e por isso os artigos devem ser voltados a expandir este conhecimento de forma clara e objetiva. A Wikipedia é editada e lida por pessoas de várias religiões ou agnósticos e ateus. Embora o artigo trate dos Nomes de Deus no judaísmo, a Wikipédia é universal, imparcial e não judaica. Por isso a Wikipédia procura mostrar diferentes visões de forma imparcial, sem discriminar outros leitores. Assim, sugiro que leia sobre o Wikipedia: Princípio de imparcialidade e outras políticas da mesma,incluindo Wikipedia:Livro de estilo tendo paciência ao lidar com editores mais antigos e administradores. Por favor, leia sobre estas regras. Não tenho motivos para entrar em disputas com você nos artigos. Assim, deixarei que a comunidade decida junto com você. Se ficar decidido que as suas edições são validas, não voltarei a revertê-las. Grato pela compreensão, espero ter ajudado. Marcos msg 19h42min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

AQUI É CURITHIAA

Shalom!

Bem e você? Então discordo de você!

Primeiro que estou calmo, segundo que mesmo sendo iniciante, apesar de já estar na Wikipédia a mais de 6 meses, possuo conhecimento DA CAUSA da Wikipédia.

Eu não entro em paginas Cristãs por exemplo e mudo o conceito de monoteísmo para politeísmo, por causa dos cristãos DISTORCEREM o que é D-us.

Então acho que nada mais justo do que os CRISTÃOS não ACHAREM ou simplesmente SUPOREM determinadas coisas e alterarem páginas judaicas.

Então ai que você se engana por D-us ou D’us é uma palavra em aportuguesada. Assim como G’d ou G-d é inglês. Em hebraico D-us é Elohim e universalmente pode ser escrita como El-him.

Concordo que todos devem COMPREENDER, mas não DISTORCER. Se é uma enciclopédia pública aonde todos podem colaborar devem saber com o que estão colaborando e não por ACHAR ou SUPOR.

Editei sim segundo as regras da Wikipédia. Quais regras eu não cumpri ao editar corretamente o texto?

“O que talvez seja verdade para você, talvez não seja para outros leitores de outros credos.” Por isso que eu não entro em outros credos para alterar ou adulterar o credo dos outros. Também não entrem no credo judaico e por suporem ou acharem x ou y coisa, mudar tal texto.

Por isso que isso é um esboço J-U-D-A-I-C-O e não cristão.

“Por exemplo, muitos outros desconhecem assuntos referentes aos judeus e por isso os artigos devem ser voltados a expandir este conhecimento de forma clara e objetiva”. Concordo mas que LEIAM a verdade e não mentiras. Como podem afirmar algumas coisas se nem conhecem sobre o assunto?

E de boa, se você quer editar algo sobre o Judaismo pelo menos saiba e conheça o que é o Judaismo!!!!

Lehitraot Diego דיאגו


Caro Diego,Shalom.

Qualquer um que ler nossos comentários percebe que näo estou a brigar. Como editor mais experiente apenas tentei te orientar. Mas aos poucos vamos aprendendo o que é Wikipédia. Vai lá e continua editando. Mas lembre-se que aqui precisamos conhecer a aplicar as regras, políticas e decições da comunidade e dos administradores da Wikipédia. como sugestão, por favor leia Wikipedia:Livro de estilo, Wikipedia:O verbete perfeito onde deixa claro que Verbete deve ser compreensível; o texto é claro quer para entendidos Judeus quer para leigos gentios; em especial sob Nomenclatura: é completamente neutro e imparcial; apresenta uma abordagem neutral ao assunto, apresentando pontos de vista diferentes sobre aspectos controversos de forma lógica e justa, referindo todos os lados sem favorecer pontos de vista particulares.

Também deve estar bem documentado; todos os fatos devem ser citados a partir de fontes com boa reputação, de preferência fontes acessíveis e atualizadas. Por exemplo, algum dicionário brasileiro ou português que explique o termo judaico "D-us" ou algum dicionário inglês que explique o termo "G-d" será uma fonte reputada e credível. Wikipedia:Como editar artigos sobre religião também será útil no seu aprendizado. Mas alguns requisitos fundamentais e critérios devem ser sempre observados nos artigos:

  • Objetividade – o artigo deve alicerçar em factos reais e em fontes credíveis verificáveis, e não apenas na versão oficial ou na experiência pessoal; não pode ser propagandístico ou evangelizante;
  • Imparcialidade – o artigo não pode tomar partido ou favorecer um dos pontos de vista numa controvérsia, terá que colocar os factos acima de quaisquer crença ou preferência pessoal ou de um grupo religioso e/ou filosófico específico;
  • Credibilidade – deve poder dar referências que possibilitem a verificação das fontes consultadas, conferindo assim ao artigo uma maior credibilidade e autoridade;
  • Revisibilidade - todo o artigo está sujeito a alterações, sempre que seja detetado erros ou equívocos; isso poderá obrigar a fazer uma revisão de todo o artigo; tratando-se de temas controversos ou potencialmente controversos, é recomendado que se use a Página de Discussão;

Sempre que os requisitos acima não sejam evidentes, deverão ser marcados para trabalho de "Revisão". Caso um artigo suscite dúvidas quanto ao seu conteúdo, que não possa ser solucionado pela equipe de editores, deverá ser agendado o assunto para ser submetido à apreciação da Comunidade da Wikipédia Lusófona.

Pelo histórico de sua página de discussão, percebi que tem aprendido muito. Nâo se preocupe, e não desanime, a wikipédia lusófona será muito enriquecida com suas contribuições, ao passo que continuar aplicando seu aprendizado. Shalom. תן לחכם ויחכם עוד הודע לצדיק ויוסף לקח Marcos msg 00h19min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC).

Diego, vou ser bastante direto: suas opiniões sobre o que cristãos distorcem ou deixam de distorcer são totalmente irrelevantes para a Wikipédia. A Wikipédia é uma enciclopédia laica e, portanto, preceitos religiosos não assentam diretrizes por aqui. Nenhuma religião é exceção. Se voltar a fazer mudanças á força será bloqueado. Obrigado. Dantadd¿Por qué no te callas? 00h51min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)


Shalom

Dantadd Primeiro que a sua OPINIÃO e sua sabedoria são minimas. Primeiro porque o texto faz comparações infundandas com a credibilidade do termo AD-NAI o que é mentiroso, aliás nem tem fonte pra isso e permanece no texto. Segundo que nenhum judeu chama o Eterno de YHWH nem no Yom Kipur e nem em lugar nenhum, então os termos estão incorretos. Tem uma renca de erros é um texto completamente cristão. Suas ameaças a minha pessoa é o de menos, eu tenho consciencia que eu não adulterei nada incorretamente, no mais a pessoa que abusa do erro, permanece no erro e usa de outros meios para permanecer no erro. Faça o que você quiser. Só quis arrumar corretamente. Se diz judaismo é porque imagina-se que é o que um judeu pensa e faz. Só os meus exemplos mostram que não é verdade muitas coisas que estão nesse texto. O meu texto esta correto! E eu mudei novamente para o meu texto, assim como mudarei o que estiver INCORRETO sobre o Judaísmo. A Religião Judaíca não é Babilonia como é o Cristianismo! Lehitraot Diego דיאגו

Poxa, Diego, em um minuto você já sentenciou que minha "sabedoria é mínima". Precisamos de juízes expeditos como você! Segundo, antes de tentar impor o que você considera "verdade", exponha os problemas aqui e traga suas fontes fiáveis. Terceiro, não ofenda os cristãos (ou qualquer outro grupos religiosos, étnico etc.), caso contrário será bloqueado por ofensa. Tome uma maracujina e volte mais tarde. Dantadd¿Por qué no te callas? 01h11min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

A Pagina esta errada e eu que tenho que procurar uma fonte??..hahahaha Traga vc sua fonte! Eu não preciso de fonte para o que eu vivo todos os dias! Ué você só consegue as coisas dessa forma? Bloqueando os outros? Mudarei quantas vezes forem necessárias! Já disse, se você se sente ofendido é porque toquei na sua ferida. Da mesma forma que qualquer judeu ao ler esse texto se sente ofendido e concordaria com as minhas mudanças que são muito claras! o comentário precedente não foi assinado por Diegomasutti (discussão • contrib.) 01h32min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Diego, você evidentemente não entendeu como a Wikipédia funciona. Refresque a cabeça e se ambiente, caso contrário será difícil continuar "numa boa". Dantadd¿Por qué no te callas? 01h32min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)