Discussão:Novo Testamento

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Recado à alguém que anteriormente mexeu no verbete sem ter se identificado: quem tem que abrir a sua mente é você, meu caro, que faz julgamentos antes de conhecer as pessoas. Sou ateu e defendo uma análise científica da Bíblia (quando falo científica me refiro à crítica literária e à História, duas áreas que a arrogância das Exatas se esquece que também são Ciências) e, por isso mesmo, defendo a existência desses verbetes. Uma vez que tais obrar são usadas como base moral de toda a civilização ocidental, elas precisam (e devem) ser analisadas, para que encontremos nelas as contradições religião versus realidade, e tentemos partir para uma realidade livre de preconceitos ou limitações psicológicas (espécie de processo dialético). --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 14:12, 29 Dez 2004 (UTC)

Sei que está um pouco tarde para uma resposta a isso (uns 2 anos..., pois só agora eu vi isso), mas eu não podia ficar quieto depois de ler isso. A mensagem é simplesmente uma ofensa a qualquer um que tenha algum tipo de fé: insinua que são preconceituosos e que possuem alguma "limitação psicológica". Esse último termo é vago de mais, pode significar uma série de coisas; o que seria uma "limitação psicológica"? Seria Irracionalidade? Loucura? Demência? Ignorância? Ou o quê? Se se sente incomodado pelo fato de algumas pessoas terem fé (conforme afirmado aqui), poderia ao menos respeitar as crenças. Sou católico, e respeito as pessoas que não crêem em Deus, bem como quem acredite em outras crenças; então eu gostaria que as minhas opiniões também fossem respeitadas. A afirmação (não estou me referindo ao indivíduo) sôou tão arrogante quanto a referida "arrogância das ciências exatas", e tendeu ao cientificismo (nada disso é necessário para uma análise crítica da Bíblia, algo de que eu também sou a favor). Tudo isso sem mencionar que o Princípio da imparcialidade foi violado, pois o texto de um artigo deve expor os diversos pontos de vistas sem tender para um lado ou para outro, em vez de se tentar fazer com que o leitor julgue que algo é contraditório. É triste ver que uma pessoa tão inteligente e destacada na Wikipédia tenha escrito uma mensagem como a acima.
--Tiago Becerra Paolini Msg 13:14, 28 Dezembro 2006 (UTC)
P.S. Notei agora que na minha resposta pode aparecer um possível mal entendido, então já vou esclarecer: não sou eu essa pessoa que editou o verbete sem se indicar (referida na mensagem que eu respondi). Eu simplesmente nem conhecia a Wikipédia nessa época e jamais faria o que ela fez.
--Tiago Becerra Paolini Msg 14:17, 28 Dezembro 2006 (UTC)

Termos técnicos e específicos[editar código-fonte]

Estou tendo problemas em traduzir do inglês para o português certos termo técnicos e/ou muito específicos. Os mantive grafados no idioma original, seguido de um ponto de ?. Caso alguém saiba a tradução deles, ou onde encontrar o significado, por favor, fique livre em fazer as devidas correções. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 22:57, 29 Dez 2004 (UTC)

Fonte tendenciosa.[editar código-fonte]

A alteração de 00h22min de 3 de agosto de 2010 pelo usuário cujo IP é 187.117.177.180 adicionou o seguinte texto à seção "Autoria".

"Entretanto, boa parte dos estudiosos concordam que as 13 epístolas que levam a autoria de Paulo, foram escritas ou ditadas por ele. F F Bruce afirma que "já se foi o tempo em que se ousava negar a autenticidade e a autoria desses documentos""

F F Bruce, citado, faz um juízo de valor sobre a autenticidade das Epístolas Paulinas. Contudo, há controvérsia ainda sobre a autenticidade, como, por exemplo, no trecho em que se diz que "o homem é a cabeça da mulher" (A Bíblia: Uma Biografia. Karen Armstrong, Jorge Zahar Editora, 2007.). F F Bruce, segundo a própria Wikipedia, foi um dos fundadores do moderno entendimento evangélico. Entendo que ele possa ser parcial e que este trecho merece um contraditório.

Infelizmente não pude adicioná-lo por falta de conhecimento da Biblia Sagrada.

Itens aparentemente irrelevantes[editar código-fonte]

Os itens abaixo não parecem ser muito pertinentes ao tema "Novo Testamento" já que enfocam mais a Bíblia de forma geral:

  • Catolicismo e Ortodoxia Oriental
  • Protestantismo
  • Protestantes e Evangélicos Fundamentalistas

Receoso de retirar tamanho conteúdo, deixo aqui como observação. comentário não assinado de Ronaud (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Não entendi por que seria "irrelevante" a opinião das demais denominações cristãs sobre o tema. Pode aprofundar? José Luiz disc 22h58min de 28 de junho de 2012 (UTC)[responder]
Vejo irrelevância porque a opinião dessas outras denominações se dá em relação à Bíblia como um todo, e não somente ao Novo Testamento que é de fato o tema deste artigo. Enfim, foi só uma observação. Um abraço :)

Anônimo com o nome ?[editar código-fonte]

Alguém, aí, que tenha sido capaz de alcançar-lhe o sentido pretendido por seu autor, poderia, por favor reescrever a frase "Esses evangelhos são composições anônimas que levam o nome dos seus autores (já) no título", de modo que ela possa ser entendida, claramente, por o usuário mediano da língua portuguesa ou os simples mortais, em geral? Se levam o nome do autor, até no título, como as ditas composições podem ser "anônimas" (sem nome)? Levam o nome ou são anônimas, afinal?