Discussão:O Poço do Visconde

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Histórico tem jeito de VDA, mas não encontrei na net o local de onde possa ter sido copiado, por isso mantive o novo conteúdo. --Nice msg 22h54min de 17 de Novembro de 2007 (UTC)

As aparências enganam, minha querida; pode passar sua vida procurando, com todas as ferramentas de busca. Será que ninguém pode escrever alguma coisa que preste na Wikipédia sem ser logo acusado de plágio ? Não ligo não, já estou acostumado. Minha primeira contribuição para um artigo, Altino Arantes, que escrevi há vários anos, foi inteirinha deletada, sob a mesma alegação. Foi um "pega para capar" para mantê-lo publicado; devo ter cara de plagiador. 201.83.41.190 15h13min de 18 de Novembro de 2007 (UTC)

O histórico de sua discussão não representa o que você apregoa. o comentário precedente não foi assinado por 189.47.6.104 (discussão • contrib.)

Que coisa, não ? E por acaso vc olhou nas páginas pessoais de discusssão, dos que editaram o artigo ?
Revisão de 19h06min de 7 de Novembro de 2006 (editar) Dantadd (discussão | contribs) :::(Protegeu "Altino Arantes": insistência em VDA dit=autoconfirmed:move=autoconfirmed])
Que coisa, não ?

201.83.41.190 01h11min de 19 de Novembro de 2007 (UTC)

Não entendi a censura à imprensa lobatiana[editar código-fonte]

Não entendi por que o subtítulo do livro de Lobato, O Poço do Visconde - Geologia para Crianças, que consta - bem visível - no alto da capa da primeira edição, em letras grandes, foi censurado nesse artigo .

201.83.41.190 (discussão) 17h22min de 29 de Novembro de 2007 (UTC)

O artigo possui julgamentos de valor e opiniões particulares, como visto em trechos como:

"O papel de Monteiro Lobato na conquista da auto-suficiência brasileira na produção de petróleo demonstra a força das idéias, e dos ideais humanos, na dinâmica da realização de sonhos. Nossa auto-suficiência foi o resultado de muitas causas."

ou

"O livro O Poço do Visconde foi espécie de janela por onde as crianças da primeira metade do século passado puderam antever o que está acontecendo agora, com o Brasil produzindo petróleo no volume que necessitamos. É um livro de extrema atualidade, por ser ferramenta básica para quem se interessa pela análise e interpretação dos acontecimentos formadores da cultura brasileira. Ao lê-lo é impossível não se deixar levar pelos apelos do que era, então, uma utopia."

Ainda que eu concorde com parte dessas conclusões, o papel da Wikipedia não é apresentar resenhas, mas sim descrições de fatos. É uma enciclopédia, não blog, revista ou jornal. Sendo assim, ainda que esteja bem escrito, o artigo carece de revisão para eliminar estes comentários - ou ao menos apresentar fontes externas responsáveis por ele.

Além disso, seria no mínimo ético apresentar eventuais críticas e visões negativas do livro. A ideia é informar, não persuadir.