Discussão:Olympe de Gouges

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sobre a associação Cercle Social

Pesquise "Cercle Social" na página do artigo com CTRL+F

Em Olympe_de_Gouges fala o seguinte:

Em 1791 ela ingressou no Cercle Social— uma associação cujo objetivo principal era a luta pela igualdade dos direitos políticos e legais para as mulheres.

Porém de acordo com Cercle social não parece que lutar pela igualdade das mulheres era o objetivo principal. Assim precisa-se resolver esse conflito de informações para que conste a verdade.

Foi colocado o link da página no histórico pois na edição atual pode já ter sido atualizado.


Sobre a causa da morte de Olympe de Gouges

Em Olympe_de_Gouges fala o seguinte:

[1]

Os Jacobinos, que já haviam executado uma rainha, não estavam dispostos a tolerar a defesa dos direitos das mulheres: exilaram Sophie de Condorcet e, um mês depois, em 2 de novembro de 1793, guilhotinaram Olympe de Gouges.

Também fala:

[2]

Olympe escreveu a peça Les trois urnes, ou le salut de la Patrie, par un voyageur aérien e, por causa dela, foi presa. A peça demandava a realização de um plebiscito para escolher uma das três formas potenciais de governo: República indivisível, Governo federalista e Monarquia constitucional.

E também fala:

Como apaixonada advogada dos direitos humanos, Olympe de Gouges abraçou com destemor e alegria a deflagração da Revolução.

E também:

Por se envolver ativamente nas questões que lhes pareciam injustas, como a condenação à morte de Luis XVI, por ser contra a pena de morte, e desapontada em suas expectativas, passou a escrever com mais e mais veemência.

Assim Olympe de Gouges parece ter sido uma ativista dos direitos humanos defendendo homens e mulheres o que faz com que a passagem [1] sobre sua morte não seja coerente e careça de fontes confiáveis para verificar que os Jacobinos não estavam dispostos a tolerar a defesa dos direitos das mulheres quando de acordo com [2] ela foi presa por exigir ações públicas que não estavam diretamente relacionado ao direito das mulheres mas sim ao direito de todos os cidadãos.

--Alexandro Gon San (discussão) 21h13min de 9 de fevereiro de 2021 (UTC)[responder]