Discussão:Onda conservadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cuidados e correções[editar código-fonte]

Como o artigo está marcado com {{em construção}}, preferi somente abrir a discussão aqui e não marcá-lo.

--Luan (discussão) 12h46min de 12 de outubro de 2017 (UTC)

@Luan: Olá. Que bom que observaste que o artigo ainda está em construção. Publiquei o artigo muito prematuramente, pra falar a verdade. em minha página de testes acumulo mais fontes e pretendo usá-las no futuro. Tem alguns artigos científicos e um livro sobre o fenômeno. Estou dizendo isso logo de cara, pois isso serve de resposta para todos os itens.
  • Vou tomar cuidado com isso. Claro, ainda estamos vivendo a ascensão conservadora, mas creio que já seja possível escrever alguma coisa.
  • Ao expandir o artigo, vou tomar cuidado com isso. Por exemplo, não acho que a onda conservadora no Brasil deva ser mencionada logo no primeiro parágrafo. Mas é importante observar que:
    • A onda conservadora está acontecendo no Brasil, mas não em Portugal ou Angola (pelo menos não achei fontes que falam disso)
    • Não há problema em dar uma certa puxada para o ponto de vista brasileiro, desde que não seja exagerado. A enciclopédia Barsa que tenho aqui em casa fala proporcionalmente mais de assuntos brasileiros do que de outros países. Não é errado.
  • Não sabia da existência desse artigo, e olha que eu pesquisei bem antes de escrever. Mas acho que esse new nationalism se aplica mais à Europa e aos EUA, e não à América do Sul. Não me parece tratar do mesmo assunto.
Acho que não vou poder expandir o artigo ainda hoje, estou ocupado com outras coisas. Mas vou ter isso em mente no futuro. Valeu! Holy Goo (d . c) 14h36min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@Holy Goo: o problema de uma falta de uma perspectiva global é o peso indevido dado e a consequente violação do ponto de vista neutro. Isso é um viés muito comum, inclusive não exclusivo à versão lusofônica. Para saber mais, você pode ler em es:Wikipedia:Sesgo intrínseco. Por fim, vale lembrar que também há problemas noutras enciclopédias, não só na Wikipédia (vide Wikipédia#Qualidade da escrita, Wikipédia:Sobre a Wikipédia#Comparação com outras enciclopédias, en:Wikipedia:Size comparisons#Comparison of encyclopedias, en:Wikipedia:Errors in the Encyclopædia Britannica that have been corrected in Wikipedia). --Luan (discussão) 19h05min de 12 de outubro de 2017 (UTC)
@Luan: Sim, eu entendo. Porém, a maior parte fontes que eu encontrei usam o termo "onda conservadora" para se referir especificamente à América do Sul. Algumas falam de onda conservadora no Brasil (lançaram até um livro com esse título), mas essas podem ser entendidas como sendo parte da onda conservadora na América do Sul (que é onde o Brasil se encontra). Enfim, acho que amanhã já vou tratar de expandir o artigo e dar uma olhada nesses links que você me mostrou. Enquanto eu expandir o artigo, você vai dando sua opinião. Acho que com as fontes existentes já dá para escrever bastante coisa. Holy Goo (d . c) 02h12min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Outras fontes[editar código-fonte]

Deixo aqui algumas outras fontes caso alguém queira expandir o artigo:

Holy Goo (d . c) 03h46min de 17 de outubro de 2017 (UTC)