Discussão:Organização das Nações Unidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estrela de artigo destacado Organização das Nações Unidas é um artigo destacado; o que significa que ele (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder actualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Sabia que...?Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
18 de agosto de 2016 Candidato a artigo destacado Promovido


categoria[editar código-fonte]

ONU, OPEP, etç. não têm categoria. "Instituições internacionais" é aceitável? Juntas 20:07, 26 Nov 2004 (UTC)

Talvez em Categoria:organizações. --E2m 20:09, 26 Nov 2004 (UTC)

200.179.196.18

VDA[editar código-fonte]

Texto em português sobre os órgãos da ONU em [1] (retirado do artigo). --Rui Silva 08:06, 20 Fevereiro 2007 (UTC)

nações unidas[editar código-fonte]

Transcrito de Contato/Linha direta:

Prezados Senhores: Nos antecedentes das nações unidas, lê-se:

O então presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt, sugeriu o nome de "Nações Unidas".

gostaria de esclarecer melhor que Segundo o livro “Um Natal em Washington – O encontro secreto de Roosevelt e Churchill que mudou o mundo” o termo “Nações Unidas” foi, de fato, idealizado pelo então presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt, mas em Washington, no Natal de 1941 para substituir o nome “ Declaração de Unidade e Propósito dos Aliados” Segundo consta, Churchill, então hóspede na Casa Branca, emocionado, teria recitado alguns versos do poema de lorde Byron “Childe Harold´s Pilgrimage que eram adequados ao momento: Her, where the sword United Nations drew Our countrymen were warning on that day And this is much – and all which will not pass away

Segundo Celso D. de Albuquerque Mello em seu " Curso de Direito Internacional Público", Livraria Jurídica Freitas Bastos, 6ª Edição, 1º Volume, página 418: "Em 1º de janeiro de 1942 foi constituída uma aliança para o tempo de guerra pelos países aliados que lutavam contra o Eixo, que foi consubstanciada na Declaração das Nações Unidas. Foi na Conferência de Moscou, em outubro de 1943, entretanto, que se fez a primeira menção à necessidade de se criar uma organização internacional após o término da guerra....."

O próprio Winston S. Churchill em "Memórias da Segunda Guerra Mundial" Editora Nova Fronteira, 3ª Edição, 2º Volume, página 592: "... e quando de minha volta à Casa Branca, estava tudo pronto para a assinatura do Pacto das Nações Unidas...." E na página seguinte afirma "O título Nações Unidas" foi proposto pelo Presidente em substituição a Potências Associadas..." confirmando a declamação dos citadas versos. Grato pela atenção vasco-luiz@uol.com.br. Transcrito por -- Jo Lorib d 20h53min de 24 de Novembro de 2007 (UTC)

Organização das Nações Unidas - Um mundo melhor![editar código-fonte]

Comentário movido do começo da página: A Organização das Nações Unidas têm como objetivo tornar o mundo um lugar melhor para se viver. A união de todos os países do planeta, certamente será a força ideal para se construir um futuro ideal, pois os mesmos terão a seriedade de saber que brigas e discussões não levam a nada. O diálogo e pulso firme são qualidades ideais para que as oito metas de desenvolvimento do milênio sejam realmente efetivadas e que suas prespectivas metas sejam alcançadas.o comentário precedente não foi assinado por 189.46.211.122 (discussãocontrib.)

  • Lembro duas coisas ao usuário acima:1- A Wikipédia não é um blog onde os comentários entram por cima, coloque-os ao final da página; 2- As páginas de discussão servem para conversar sobre a estrutura do artigo, não para você dar sua opinião sobre o tema do mesmo.-- Jo Lorib d 23h05min de 2 de Março de 2008 (UTC)

seção Ver também[editar código-fonte]

Qual é o elemento parcial nesta seção, que está marcada com uma tag de parcialidade? Gabbhhhein? 21h37min de 24 de Julho de 2008 (UTC)

A penultima parte do artigo descreve, as finanças da ONU deixando claro que a contribuição dos EUA é de 22% do orçamento da ONU. Mas na parte seguinte esta escrito "dois terços do seu orçamento vêm daquele país" qual dado esta correto?o comentário precedente não foi assinado por Guilherme machado fragoso (discussão • contrib.) Heitor discussão 18h00min de 2 de fevereiro de 2009 (UTC)

Pergunta[editar código-fonte]

Por que não mudar o nome do artigo para ONU já que este é a alcunha mais usual? 2804:14C:5BB6:8956:F990:DD3A:A7C2:3298 (discussão) 01h36min de 8 de setembro de 2016 (UTC)

E caso o artigo não tiver seu destaque revalidado, vocês poderiam colocar um filtro de validação de edições para ip's para ajudar a recuperar o artigo em caso de defasagem dele? 187.20.84.92 (discussão) 19h02min de 1 de outubro de 2016 (UTC)
  • O padrão e regra aqui na Wikipédia é manter o nome completo das instituições. A página ONU redireciona para cá. Luiz 05h31min de 18 de novembro de 2016 (UTC)