Discussão:Os Reis da Rua

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Americano/Norte-americano[editar código-fonte]

O usuário Jeferson insiste em reverter as minhas edições deste artigo cada vez que altero a palavra "americano" para "norte-americano" alegando direitos de primazia ou autoria por ter sido ele a criar o artigo. Este comportamento não me parece, de todo, correcto e, por isso, peço a opinião dos outros usuários sobre esta matéria. Cumprimentos, Alcacer1 (discussão) 03h17min de 3 de Janeiro de 2009 (UTC)

  • Bom, não reverto simplesmente porque eu criei o artigo, reverto porque você insiste em impor dizendo que "norte-americano" é correto e "americano" é errado, cada um com a sua opinião, cada um utiliza o que está acostumado, só não concordo com usuários que alteram simplesmente porque acha um mais correto que o outro, é uma questão de nomenclatura, já disse isso a você na sua página. Acho que todo artigo deve ficar no original em que a pessoa criou (opinião minha), desde que esteja correto, é a mesma coisa da diferença do português europeu para o português brasileiro na Wikipédia, não se sai por aí alterando um poruguês para o outro, é uma questão de respeito a escrita. Jeferson DC 03h24min de 3 de Janeiro de 2009 (UTC)
Eu não disse que "americano" estava errado; apenas disse que "americano" era um termo mais abrangente que "norte-americano". E, como expliquei ao usuário Jeferson na sua página de discussão (através da citação: Infopédia - Dicionário de Língua Portuguesa), "norte-americano" é um termo usado como gentílico dos cidadãos dos Estados Unidos da América e para se referir a este país, enquanto que "americano" se refere a todo o continente. Não se trata pois de uma diferença entre português brasileiro e português europeu, mas sim da especificidade do termo; e daí que eu não compreenda a insistência deste usuário em reverter algo que está mais correcto, apenas por capricho ou por motivos que não são válidos neste espaço, mas apenas na sua cabeça. Alcacer1 (discussão) 04h07min de 3 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]
Não se trata de capricho meu caro, aqui no Brasil boa parte das pessoas utilizam "americano" para designar pessoas dos Estados Unidos da América, então não mudarei meu conceito, se você acha norte-americano legal, utilize-o, eu uso americano, apesar de ambas serem genéricas, e não é apenas um capricho meu, pesquise na internet, jogue a palavra americano lá e veja o que você tem. Discussão sem fundamento, já falei o que eu tinha de falar, já expliquei, já argumentei, mas se entra por um ouvido e sai pelo outro o problema não é meu. Tenho mais o que fazer. =) Boas contribuições, Jeferson DC 04h15min de 3 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]
Jeferson, sinceramente acho que se trata de uma grande insistência da tua parte. A questão aqui não é o que está correcto ou incorrecto, mas sim o que está mais correcto. E, nesse sentido, (para este caso) "norte-americano" é mais correcto que "americano", ainda que algumas pessoas, seja no Brasil, em Portugal ou em Macau, utilizem, por influência do inglês, o termo "americano" para se referir aos cidadãos dos Estados Unidos da América (o que, na minha opinião, também é válido, mas não tão correcto, pois americanos são todos os cidadãos que nasceram na América e, aqui, estamos a falar apenas de um único país, de uma nacionalidade e não do continente a que estes cidadãos pertencem). A única coisa que te peço, por conseguinte, é que respeites as edições posteriores às tuas, que visam melhorar o artigo, ao invés de entrares nestas discussões e reversões sem cabimento, em que referes desrespeito pelo artigo original e desrespeito pelas opções que tomaste quando criaste o artigo (o que não é verdade!), fazendo toda a gente perder tempo, enquanto podia dedicar esse mesmo tempo à criação ou melhoramento de outros artigos. Cumprimentos, Alcacer1 (discussão) 12h08min de 3 de Janeiro de 2009 (UTC)

Vou meter minha colher, porque tenho checado os artigos de atores norte-americanos, para reverter todos os 'estadunidenses' que encontro, e que foram ali colocados mudando-se os originais americanos ou norte-americanos.

Esta é uma questão antiga aqui na Wiki. Todos os três termos, americanos, norte-americanos e estadunidenses, constam no dicionário como designativos da nacionalidade dos nascidos nos EUA. Entretanto, tanto no Brasil quanto em Portugal, este designação 'estadunidense' não é nem nunca foi de uso comum, sendo apenas uma definição de dicionário (como ianque, por exemplo, também o é). Infelizmente, alguns seres excêntricos resolveram inseri-la aqui, transformando este no unico veículo de massa lusófono que usa essa terminologia, sobre o argumento de ser 'mais exato'. Portanto, como vêem essa questão do 'exato' acaba sendo um interpretação de cada um. Mas o uso desta definição aqui, torna bastante excentrica nossa Wiki.

A questão é que, seus adeptos, de maneira contrária ao acordado aqui faz tempo - a designação original do criador do artigo é a que fica - exatamente para evitar guerras de troca-troca, tem sistemáticamente mudados os americanos e norte-americanos originais para este bizonho 'estadunidense'. Há mais de uma semana, venho batendo todos os artigos sobre atores ( e ainda vamos ter muito mais profissões a checar, pois eles agiram em quase tudo ) e revertendo todos estes designativos que encontro, que não sejam originais. Me chamou a atenção a quantidade de nacionalidades estadunidenses aqui, que duvidei terem sido postas por editores quando os criaram, pois este termo é desconhecido. Não deu outra, é trabalho de um pequeno grupo de três ou quatro, a maioria, pasmem, administradores, e já reverti mais de cem.

No caso aí falado, também quando a nacionalidade original é americano, eu passo para norte-americano como o Alcacer, porque, em essência, não toco no 'americano' da palavra, apenas coloco um adendo, que pra mim, como para ele, dá mais precisão. Os adeptos deste bizarro 'estadunidenses', se só tivessem as duas escolhas, também optariam pelo norte-americano, já que falam de 'exatidão'.

Entretanto, o designativo 'americano' não pode ser descartado, por também ser correto, e se alguém resolver retirar o norte que coloco, não posso reclamar. É o caso acima. Apesar de concordar com a colocação do Alcacer, é todo direito do Jeferson reverter para o designativo originl que criou. Inclusive, não sei se coloquei o adendo norte em algum 'americano' dele, mas se reverteu está em seu direito, e como se importa, caso eu veja algum criado por ele com americano que tenha sido revertido para estadunidense, quando eu voltar ao orignal, volto para o americano que ele prefere.

É isso Alcacer, nos resta enfiar a viola no saco, apesar do amplo uso, ao menos no Brasil, do gentilico norte-americano sobre americano. Considero norte-americano mais preciso, (do mesmo jeito que os adeptos do tal estadunidense também o consideram - mas que deveria ser evitado aqui, simplesmente por não ser a denominação tradicional e convencional dada aos cidadãos dos EUA no mundo lusófono e não nos cabe ser bizarros nisso, com achismos pessoais de precisão - mas 'americano' também é correto e caso seu criador ou alguém se importar com a mudança, nada a fazer.

No meu modo de ver vc tem razão na sua colocação e o Jeferson tem razão em não permitir que vc mude. Abraços, espero ter ajudado a discussão. MachoCarioca oi 01h31min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)

  • Obrigado MachoCarioca, agradeço as palavras e sua intervenção aqui. Concordo com muita coisa que você disse, e tentei explicar ao Alcacer de que ambas designações são corretas e aceitas. Só defendi que deveria ser respeitada a versão original do artigo. Se o cara optou criar o artigo com 'norte-americano', paciência, temos de respeitar, e vice e versa, acho que é uma questão de concenso e bom senso, até para não haver guerras de troca-troca. Agora, também não engulo esse tal de 'estadunidense', antes de entra pra Wiki nunca tinha ouvido falar nesta palavra pra desigar a nacionalidade do povo dos Estados Unidos, teóricamente seria o correto, mas na prática é bizarro, além de ser impopoular no Brasil, e acredito que em Portugal. Abraços, Jeferson DC 17h38min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)
Concordo com os dois últimos comentários (que o primeiro gentílico utilizado no artigo deve permanecer), pelos motivos já apresentados. Com isso, são três editores a favor do primeiro termo e um a favor do segundo. Se em uma semana não houver mais nenhuma opinião contrária à maioria, tomarei a liberdade de considerar a discussão encerrada e retirá-la da lista em Wikipedia:Pedido de opinião... Kleiner msg 05h56min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]
  • Na minha opinião, para acabar com esta discussão que já está farta de ser discutida e o consenso parece não existir, penso que o que se deve fazer é não colocar nem americano, nem norte americano, nem estadunidense (que diabo de nome) mas sim dos Estados Unidos da América. Eu como não concordo com estadunidense, mas compreendo o ponto de vista das opiniões divergentes passei a utilizar este método, que não fere susceptibilidades de ninguém. Podem ver neste esboço (mínimo): Grant Young ! João Carvalho deixar mensagem 22h57min de 31 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]
É uma boa alternativa essa citada pelo João, utilizamos este método também nos artigos sobre bandas dos Estados Unidos, como podem ver em Linkin Park, The Offspring, Green Day, entre outras. Assim evita essas discussões que ao meu ver são desnecessárias e que sempre haverá opiniões divergentes. Jeferson DC 23h56min de 1 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Sobre o gentilício, o ideal seria estadunidense, ou, se não for consensual, americano, visto ser esse gentilício relacionado àquele país, até mesmo por "América" constar em seu nome. O que é deveras impreciso é norte-americano, visto que a isso se pode referir um estadunidense, um canadense, um mexicano, um porto-riquenho e mesmo um esquimó, para além de outros povos indígenas. Seja como for, a sugestão de Carvalho é boa. --tony :: jeff ¿ 02h40min de 2 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Bom, vi esta discussão escrita na página de pedidos de opinião, então, venho aqui espor a minha opinião sobre o assunto para a comunidade. Penso que americano é o gentilício dado as diversas coisas que tenham nascido na cidade de Americana, e não para quem nasceu nos Estados Unidos (neste caso, o filme Street Kings). Então, penso que a forma ideal para escrita seria estadunidense ou norte-americano. Deveriam fazer uma votação para ver o que a comunidade aprova. Vitorbraziledit (discussão) 02h06min de 30 de março de 2009 (UTC)[responder]
O correto mesmo é utilizar estadunidense. Aliás, quem já respondeu essa questão de forma irretocável, foi o Arthemius, na discussão do MC (vulgo grande satã). Nem vou copiar, é melhor irem ler in loco. - Al Lemos (discussão) 13h41min de 4 de maio de 2009 (UTC)[responder]