Discussão:Ostomia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Em Portugal, existem várias organizações que associam pessoas que foram ostomizadas, isto é, tiveram de se submeter a uma cirurgia onde lhes foi feita uma ostomia.

A Liga de Ostomizados de Portugal (LOP) foi fundada em 14 de Agosto de 1995, por escritura pública, no Porto. Nasceu da vontade expressa de um grupo de ostomizados que sentiam a necessidade de preencher uma lacuna e de debater questões comuns, tentando construir sugestões e propor junto das entidades responsáveis, soluções para essas questões e problemas. Na falta de local próprio, trabalhamos em casa de cada um até 24 de Setembro de 1996. altura em que a LOP assinou um contrato com a ARS - Norte, regulamentando a cedência da actual Sede Social. Nesta mesma altura, a LOP foi considerada um Instituição Particular de Solidariedade Social sem Fins Lucrativos, e reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, com fins de Saúde. A Liga de Ostomizados de Portugal, valorizando os possíveis benefícios dos contactos internacionais, faz parte da Internacional Ostomy Association (IOA) como membro associado, participando activamente em muitas das iniciativas já realizadas por essa organização mundial.

Contactos: Liga de Ostomizados de Portugal Estrada da Circunvalação, 8881 4202-301 PORTO Tlf./FAX: 228300525 E-Mail: geral@lop.pt Site: www.lop.pt