Discussão:Pagode (estilo musical)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pagode não é ritmo musical[editar código-fonte]

O pagode designa festas, reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e bebida. Surge como celebração do samba em meados do século XIX e se consolida no século XX no Rio de Janeiro. Mesmo antes já eram celebradas estas festas em senzalas de escravos negros e quilombos. Com a abolição da escravatura e fixação dos negros libertos no Rio de Janeiro - muitos deles negros baianos, e que têm uma relação intrínseca com o sincretismo de religiões de origem africana, como o candomblé, a macumba - o pagode se consolida com a necessidade de compartilhar e construir identidade de um povo recém liberto, e que precisa dar outra função ao corpo que até então é somente instrumento de trabalho. Por isso a relação estreita entre música e dança na cultura de origem africana, além do fato de ter a síncopa como principal característica da construção técnica-musical, derivada da percussão marcadora do ritmo.

O samba adquiriu diferentes formatos ao longo de várias décadas, entre os quais, "samba de breque", "samba-canção", "samba-enredo", "samba de partido-alto", , "samba-puladinho", "samba-sincopado" (ou gafieira), "samba de rancho", "samba de roda", "samba com axé" e samba-reggae".

E após a década de 70, começaram a associar o nome pagode aos sambas feitos por grupos musicais, normalmente em músicas com temáticas românticas ou com versos de improviso. Porém o nome que melhor se aplicaria a estes seria o samba dolente e o partido alto.

Então moçada, pagode não é um ritmo musical, e sim um tipo de festa em que as pessoas se reúnem para tocar e ouvir samba.

É samba e não pagode[editar código-fonte]

Olá a todos. Tenho pra mim que pessoas como Zeca Pagodinho e Martinho da Vila são sambistas e não pagodeiros. Muita gente confunde os ritmos e acaba achando que é tudo a mesma coisa, mas se fosse não eram nomes diferentes. Para confirmar antes de escrever essa mensagem, dei uma olhada na biografia do Zeca, que está em:

http://www.zecapagodinho.com.br/portugues/biografia/

Pagode - Gíria dos anos 70[editar código-fonte]

De forma paralela à origem da palavra "pagode" como estilo musical, há uma explicação mais plausível conhecida de modo muito informal. A rigor, pagode é uma casa ou templo oriental com telhado de múltiplas beiradas. Por sua vez, há uma outra gíria comum entre os sambistas: "tem japonês no samba", que indica que alguém atravessou o ritmo ou desafinou. De maneira que, se os pagodes abrigam grupos de japoneses, a gíria significa "um grupo de sambistas desafinados e com ritmo ruim". O termo, portanto, era uma gozação com sambistas sem talento: "Aquilo não é samba, é um pagode!". Como é uma gíria restrita, só pode ser confirmada por sambistas mais antigos.

Seção crítica[editar código-fonte]

@Pórokhov:, Regis Tadeu escreveu isso para o Yahoo!, como assim é irrelevante? Boas! Theys York (discussão) 02h52min de 4 de julho de 2018 (UTC)[responder]
@Theys York: Caro, isso evidentemente não é uma crítica, é uma opinião pessoal.--Pórokhov (discussão) 05h55min de 4 de julho de 2018 (UTC)[responder]

Explicação do gênero musical[editar código-fonte]

Já coloquei que o pagode é um subgênero do samba, agora o melhor a se fazer é explicar que:

Quando surgiu o pagode, ele era próximo do samba de partido alto, assim sendo próximo ao samba de raiz, porém na década de 1990 surgiu uma vertente dentro do pagode denominada pagode romântico, esta vertente se afastou um pouco das características do samba de raiz e se tornou muito popular no Brasil.

Eu escrevi isto no artigo, mas removi em seguida, clique aqui para ver, removi pois coloquei {{carece de fontes}}, mas essa divisão de estilo deveria ser explicada logo no início do artigo, já que o pagode romântico é muito popular, é tão popular que o pagode romântico também é chamado simplesmente pagode, o pagode vai de Zeca Pagodinho (pagode original, bem batucado) a Adryana & A Rapaziada (muito romântico) passando por Exaltasamba (pagode romântico com características do pagode original, também as vezes toca pagode original). Saudações a todos! ok Fox de Quintal (discussão) 02h01min de 1 de agosto de 2018 (UTC)[responder]