Discussão:Panda-gigante

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Panda-gigante é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Contribuição de anônimo[editar código-fonte]

Removi a seguinte informação acrescentada por anônimo de forma "desorganizada":

Um dos mamíferos mais raros do mundo, o panda-gigante passa a maior parte do tempo a mastigar rebentos de bambu. É capaz de devorar cerca de seiscentos por dia. O panda-gigante possui uma pelagem densa que o protege do frio e, nas patas anteriores, um osso do pulso alongado que funciona como sexto dedo, muito útil para colher rebentos de bambu. Tanto o panda-gigante como o panda-pequeno vivem estilos de vida semelhantes, as duas espécies não são relacionadas. O panda-gigantes pertence à família dos ursos e o panda-pequeno é da família dos mapaches, cujos outros membros vivem na América do Norte e do Sul. Dedo Suplementar Há um osso alongado em cada uma das patas anteriores do panda, contra o qual se flectem o primeiro e o segundo dedo. O panda usa-o para arrancar rebentos dos caules. Os pandas-pequenos também têm esse osso. Crias As fêmeas dos pandas cuidam das crias durante das crias durante os primeiro 18 meses de vida. Os pandas nascem cegos, rosados e indefesos e são criados pela mãe. Com três meses dá os primeiros passos, mas só se desloca com desenvoltura com um ano de idade. Urso preto e branco Os pandas-gigantes têm uma típica pelagem às manchas pretas e brancas. O corpo é branco e as patas e as orelhas. Em torno de cada olho há uma zona preta. A pelagem é impermeável e mantém o volumoso corpo quente e seco. Como os outros ursos, os pandas possuem cabeça pequena, cauda curta e um excelente olfacto. As remotas florestas Chinesas Os pandas-gigantes são animais solitários que habitam as florestas de bambu das montanhas da China Central. Alimentam-se de folhas e rebentos dos estreitos caules de bambu. No Inverno o frio e a neve invadem as florestas. A pelagem densa aquece o panda, que procura abrigar-se em troncos ocos e fendas nas rochas. Dieta rigorosa O bambu é difícil de digerir. Por essa razão, o panda precisa de consumir grandes quantidades diariamente. Com efeito, passa 12 a 16 horas por dia a comer. Durante esse tempo devora 15-30 kg de folhas caules e rebentos. A garganta do panda possui um revestimento especial que o protege das farpas do bambu. Dentes e maxilares O panda gigante rasga os bambus com os dentes. A cabeça contêm maxilares poderosos, que abrem e fecham por meio de músculos fortes. Quando fecham, os rijos rebentos e folhas são esmagados entre os molares largos do panda, que absorve a parte mais nutritiva da planta. Contudo, as fibras duras também entram no sistema digestivo do animal.

--girino 18:19, 14 Novembro 2006 (UTC)

"Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado"

Ao que bem sei, é um mito que o Urso-panda é manso, e na verdade é quase como um Urso mais comum.

Na verdade os pandas em geral (panda gigante e panda vermelho) são dóceis sim. Já li e vi casos de pandas atacarem humanos, mas foi em caso de stress. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 13h35min de 9 de Outubro de 2008 (UTC)

Falta de iten[editar código-fonte]

Esqueceram.se de falar acerca da extincao o porque da extincao do Animal

Obrigado e desculpem...

Panda - nem ursídeo, nem procionídeo[editar código-fonte]

A inclusão de ambos os panda gigante (Ailuropoda melanoleuca) e panda vermelho (Ailurus fulgens), na família dos ursídeos foi controversa (resumido em Flynn et al. 2005, Vaughan et al. 2000, e Wozencraft, 1993). A inclusão de Ailuropoda nos ursídeos foi confirmada em estudos preliminares (Chorn e Hoffman, 1978; Goldman et al., 1989; O'Brien et al., 1985; e Wozencraft, 1989), mas vários estudos moleculares e morfológicas resultou em resultados conflitantes relativos à afinidade de Ailurus. Alguns autores propuseram que Ailurus pertenciam à família Procyonidae (Chorn e Hoffman, 1978; Goldman et al., 1989; O'Brien et al., 1985; Wozencraft, 1989), enquanto outros sugerem que Ailurus fica dentro de Ursidae (Decker e Wozencraft , 1991; Flynn et al., 1988; Todd e Pressman, 1968; e Zhang e Shi, 1991). Uma recente e abrangente análise filogenética de seqüências de DNA de carnívoros sugere que Ailurus não é membro nem de Ursidae ou Procyonidae, sendo em vez disso associados a texugo (Mydaus), gambás, e mustelídeos (Flynn et al., 2005). (Chorn e Hoffman, 1978; Decker e Wozencraft, 1991; Flynn et al., 2005; Flynn, Neff, e Tedford, 1988; Goldman, Giri, e O'Brien, 1989; O'Brien et al., 1985; Todd E Pressman, 1968 2000 1989 1993).

gquest 12h19min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Idade dos pandas[editar código-fonte]

"Em 2005, Basi, uma ursa panda chinesa, comemorou 25 anos de idade, que se comparam a 100 anos humanos. No mesmo ano, o panda criado em cativeiro mais velho do mundo, uma fêmea chamada Meimei, morreu aos 36, equivalentes a 108 anos humanos, no jardim zoológico da cidade de Guilin."

Se 25 anos estão para 100, então cada ano panda equivale a 4 nossos. Assim sendo o de 36 anos devia ter uns 144 anos humanos.

Ou será ao contrário e 36 estão para 108 (cada ano panda equivale a 3 nossos) e os 25 estão para 75?

Boas contribuições - Stinky cat (discussão) 22h52min de 31 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Dócil ou não?[editar código-fonte]

O artigo é um tanto confuso quanto ao comportamento dos pandas. Na introdução, diz que eles são conhecidos por seu jeito "bonachão", e que dificilmente atacam humanos. No corpo do artigo, diz que ao contrário do que se pensa, eles não são dóceis.

A diferença de comportamento será por conta dos que vivem em cativeiro, talvez? O artigo é confuso. --Exylem (discussão) 14h39min de 17 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Isso é relevante?[editar código-fonte]

O focinho curto lembrando um urso de pelúcia, a pelagem preta e branca característica e o jeito pacífico e bonachão o tornam um dos animais mais queridos pela humanidade.

Esta informação não parece ser relevante. --Diogo Ramos (discussão) 11h39min de 28 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]

Irrelevante e sem fontes. Removi. Yanguas diz!-fiz 17h40min de 28 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]