Discussão:Paracetamol

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paracetamol - verbete incompleto

O verbete relativo a "Paracetamol", composto químico presente no analgésico Tylenol e em medicamentos antigripais, remete à edição portuguesa da Wikipedia. O conteúdo deste verbete é muito pobre, se comparado ao mesmo verbete da edição espanhola. Principalmente por não alertar o leitor para o altíssimo risco dessa substância, se o paciente for usuário de álcool. No texto da edição espanhola, com base em estudos científicos anotados no final da matéria, enfatiza-se o alto risco que corre uma pessoa que tomar doses de Paracetamol acima de 4 g/dia e ingerir bebidas alcoólicas. Pode ser letal. Dado o alcance social dessa informação, sugiro que o texto em referência, sobre o Paracetamol, seja traduzido e adaptado da Wikipedia espanhola à edição brasileira e portuguesa da Wikipedia.

Grato pela atenção.

Orlando Maretti São Paulo - SP


Referências[editar código-fonte]

Caros companheiros. Os dados de ponto de fusão e massa molar foram retirados daqui:

  • KIRK-OTHMER, E. T.. Glycerol. In: American Society of Chemistry. Encyclopedia of chemical technology. 5.ed.. New York: John Wiley, 2007. Disponível em: Wiley.com. Acesso em: 5 Jan 2008.

Peço que por gentileza, incluam esta referência na formatação que está o texto. Pois acho que não seguiram ABNT. Abração --Mago® (discussão) 16h48min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Inseri a referência em "Massa molar" e "Densidade", porém em "Ponto de fusão" não foi possível, pois a predif Info/Droga não permite. Bonás 18h49min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)
Vou remover da predefinição a temperatura em °F, uma vez que isso não faz sentido na Wiki-pt --Mago® (discussão) 03h22min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)
Será que não fica mto feio fazer isso? Achei estranho... --Mago® (discussão) 19h38min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Unidade UI/L[editar código-fonte]

Pessoal, não sou da área de farmácia mas, a que se refere esta unidade? Acredito que seja interessante fazer um artigo explicando o que é UI, semelhante a metro, quilograma entre outros? Algum artigo já existe sobre isso? Abraços --Mago® (discussão) 14h46min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Creio que seja Unidades Internacionais por litro. Andrezitos msg/mail 14h50min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)
Criei um esboço Aqui Andrezitos msg/mail 15h17min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)
Joia! Era o que faltava. Pra quem não é da área de farmácia ou medicina (eu), aquilo pra mim acaba não tendo muito significado. Abraços --Mago® (discussão) 16h04min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Metabólito ou metabolito ?[editar código-fonte]

Como o texto foi escrito por portugueses, fico em dúvida se lá a forma metabolito é preferida a metabólito ou se é um erro de grafia. Abraços --Mago® (discussão) 14h51min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Na verdade o artigo foi traduzido pelo João Carvalho (português) e pelo Bonás (brasileiro). Seria o caso de escolher uma versão do português e unificar o artigo, talvez. --Pedro Spoladore (discussão) 15h12min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Na verdade o texto deve seguir o padrão português europeu, mérito de grande parte da tradução feita pelo João Carvalho. O fato é que eu não sei se em Portugal utiliza-se "metabolito". Vamos esperar que alguém com conhecimento de causa, ou o próprio João se manifeste. --Bonás 18h29min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Em Portugal a forma mais frequente é metabolito - pelo menos é a que uso e a que vejo ser usada. Não ponho de parte a hipótese de metabólito ser usado em alguma parte do país (à semelhança de outros termos, as regras não são estritas, tal como cínase/cinase/quinase), mas não tenho conhecimento disso. Um abraço, Jp 03h42min de 1 de Maio de 2008 (UTC)

et al. ou et al.[editar código-fonte]

Meus caros. No corpo do texto é permitido o famigerado "et al", mas vêm a pergunta (detalhe apenas), ele deve ser grafado em itálico ou em modo normal? Há alguma norma de estilo para isso científica ou literária? Abraços --Mago® (discussão) 16h03min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC);

Encontrei isso: <http://www.unb.br/ig/sigep/InstrucoesAutores.htm> Seguimos este estilo? --Mago® (discussão) 16h06min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Dosagem segura & efeitos laterais[editar código-fonte]

Em Paracetamol#Considerações gerais, é dito que a "dose normal é próxima da dose em que se considera haver sobredosagem, tornando-o um fármaco relativamente perigoso". A dose "normal" é de 500mg a 1g, e a dose diária máxima é de 4g. O artigo refere que surgem problemas com utilização continuada de doses de 5g/dia (ou uma dose de 10g): parece-me que há uma margem de segurança bastante larga, especialmente se compararmos com outros medicamentos que têm margens muito mais estreitas. Além disso, esta afirmação entra em conflito com os primeiros parágrafos, onde se diz que "as doses recomendadas são bastante seguras".

Esta afirmação deve citar fontes, ou então ser alterada. Mas de qualquer forma, o artigo está muito bom! Um abraço, Jp 14h25min de 30 de Abril de 2008 (UTC)

As doses recomendadas, utilizadas corretamente são seguras, tanto é que o paracetamol é de venda livre. O que acontece, aqui no Brasil, é a automedicação e o pensamento de que por ser livre pode ser tomado indiscriminadamente. Daí vem o risco de intoxicação, muitos antigripais contém paracetamol o que faz a margem de segurança cair. E segundo Heubi et al, há casos de falência hepática mesmo com doses terapêuticas. Sua dose máxima diária é de 4g em adultos e de 75 mg/kg em crianças, e a dose tóxica mínima é de 6,5g e 120mg/kg. 7 comprimidos de 1g já causariam toxicidade aguda. Andrezitosmsgs 13h24min de 1 de Maio de 2008 (UTC)

No "Martindale: The complete Drug Reference" de 2004, pode-se ler: "Acute overdosage with paracetamol, whether accidental or deliberate, is relatively common and can be extremely serious because of the narrow margin between therapeutic and toxic doses. Ingestion of as little as 10 to 15 g of paracetamol by adults may cause severe hepatocellular necrosis and, less often, renal tubular necrosis. Patients should be considered at risk of severe liver damage if they have ingested more than 150 mg/kg of paracetamol or 12 g or more in total, whichever is the smaller" João Carvalho deixar mensagem 13h53min de 1 de Maio de 2008 (UTC)

  • Como disse o Andrezitos, aqui em Portugal, também é vulgar, por desconhecimento e por culpa da venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (mania de que são inofensivos) sem acompanhamento de um profissional especializado, os doentes utilizarem simultaneamente o paracetamol e anti-gripais. 2 comprimidos de 500 mg de paracetamol , 4 vezes ao dia mais 2 comprimidos de antigripal com 300 mg de paracetamol 3 vezes ao dia, dá origem a uma bomba para o fígado. E isto se não ultrapassarem a dose recomendada, o que acontece com frequência .João Carvalho deixar mensagem 14h01min de 1 de Maio de 2008 (UTC)
Concordo que a sobredosagem com paracetamol seja bastante frequente, muito grave, e ignorada ou esquecida por muita gente. A minha questão era só com as margens de segurança. 10 a 15g podem causar hepatotoxicidade no adulto e 20 a 25g são potencialmente fatais (Goodman & Gilman, 11ª ed.): isto é um monte de comprimidos, é preciso andar a comê-los como tremoços. Nas doses terapêuticas, é muito raro haver hepatotoxicidade, ou pelo menos falência hepática e/ou morte (Dart RC, Bailey E. 2007); para mim, entre 4g e 10g a margem é grande (é mais do dobro), mas essa citação do Martindale arruma com o assunto, e fica a frase como está. =)
Convinha alterar as citações, das que lá estão a 11 e 12 não dizem respeito à margem de segurança, e a 13 apenas cita a opinião de um tal Marino, que não tem a mesma credibilidade de um Martindale. Não tenho esse livro disponível, por isso, João, poderia por favor actualizar as referências? Um abraço, e obrigado por uma bela discussão! Jp 13h05min de 2 de Maio de 2008 (UTC)
O problema é que alguns autores acreditam que possa haver hepatoxicidade com uso de doses clínicas e outros não. É uma questão que ainda não está bem elucidada e pode ter relação com a força da indústria farmacêutica que não quer ver um produto tendo proibição de sua produção possilvelmente ter riscos à saúde. Sendo assim, penso que devemos deixar claro que ser ou não potencialmente perigoso em doses próximas depende dá opinião de cada autor. Andrezitosmsgs 21h59min de 3 de Maio de 2008 (UTC)
  • Referências do "Martindale 34" - em CD (MedicinesComplete Browser (version 1.1.1707.18094) Publicado por Pharmaceutical Press 2004. João Carvalho deixar mensagem 22h23min de 3 de Maio de 2008 (UTC)

Antiinflamatório?[editar código-fonte]

O inicio do artigo diz que o produto não tem efeito antiinflamatório significativo, mas no final diz que o produto é usado em cães como antiinflamatório. 17h35min de 3 de abril de 2013 (UTC)~~

Informação corrigida ! --João Carvalho deixar mensagem 19h18min de 3 de abril de 2013 (UTC)[responder]

Acredito que este parágrafo deva ser suprimido, pois a informação Citação: "Nos cães o paracetamol é um anti-inflamatório que deve ser evitado por sistema(...)" pode induzir o leitor leigo a acreditar que existem doses terapêuticas seguras para utilização em canídeos - o que não é verdade, pois a toxicidade do produto contra-indica seu uso mesmo na clínica (onde, de fato, não é utilizado em nenhuma circunstância). Biólogo 32 What? 19h28min de 3 de abril de 2013 (UTC)[responder]