Discussão:Parque Municipal Chico Mendes

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A visita ao Parque Chico Mendes, que se localiza no bairro City Bussocaba na cidade de Osasco na Região Metropolitana de São Paulo, foi feita numa quarta-feira. Osasco foi criado como um bairro da capital paulista no final do século 19, tornando-se município emancipado em 1962. Tem cerca de 700.000 habitantes e segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, o município se encontra em 12º lugar no cenário nacional e em 4° lugar no cenário estadual com a relação ao PIB (Produto Interno Bruto). A área do Parque Chico Mendes compreende cerca de 114.000 m² e tem bioma de Mata Atlântica.

Horário de funcionamento:

  • 7 às 17h30
  • Telefone:
  • (11) 3591-0405
  • Localização:
  • Rua Lázaro Suave, 15, City Bussocaba, Osasco, SP
  • Ver no mapa
  • Para ir ao parque há as linhas de ônibus de números 244 e 479. De carro, consulte no box ao lado o link "Ver no mapa" e trace seu roteiro. Estacione nas ruas que circundam o parque, obedecendo a sinalização existente.

Na infraestrutura do parque há um Núcleo de Educação Ambiental, cujas instalações datam do início do século XX e possuem grande valor histórico e cultural. Além disso tem também duas quadras esportivas cobertas e um campo de futebol society, viveiros de plantas, um lago com patos, peixes e tartarugas, um minhocário, hortas, um coreto e um playground. Conforme website da prefeitura é um parque de grande valor ambiental, pois condensa um número expressivo de árvores, além de abrigar a nascente do córrego Bussocaba. Em 2006 o Parque Chico Mendes ganhou um jardim japonês, em comemoração aos 30 anos do convênio entre as cidades-irmãs Osasco e Tsu (Japão) que data de 18/10/1976. O Jardim Japonês, construído no Parque Chico Mendes, foi idealizado pelo empresário e agrônomo japonês Mitsuo Akatsura. No Parque funciona também o Projeto Equoterapia, sob a gestão da Secretaria de Educação, que atende cerca de 150 pessoas portadoras de deficiência física e mental.

A flora do local é constituída de várias espécies da Mata Atlântica como palmeiras, bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro,Tapiriri, Andira, Ananas e figueiras, entre outras.

Quanto a fauna há uma grande variedade de aves no local. Além disso há capivaras, morcegos, tartarugas e outros pequenos répteis.

Há restrições para a entrada de bicicletas, motos, skates e assemelhados, pipas e vendedores. É permitida a entrada de animais domésticos, desde que no caso de cães estejam em guias e os mais ferozes, focinheiras.

Durante a visita não observamos vigias/seguranças no parque, mas não nos sentimos inseguros. Apesar disso, a administração deveria providenciar a contratação dessa mão-de-obra para transmitir mais tranquilidade aos frequentadores do parque. Outro ponto de melhoria é quanto a conservação e manutenção dos sanitários, que merecem uma maior atenção, pois deixam a desejar.

Há vendedores ambulantes que vendem bebidas e alimentos na entrada do parque.

Há com frequência atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no parque. Consulte o telefone da administração do local.

Sinopse Histórica Até a primeira metade do século XX, a área atual do parque era sede da fazenda da família Lunardelli. Foi doada ao município de Osasco em 1969. Tem entre seus muitos atrativos um casarão que serviu de sede de moradia de alguns prefeitos. Em 1991, tornou-se área de preservação ambiental, aberta à visitação pública. Seu nome foi escolhido em homenagem ao seringueiro e ambientalista Chico Mendes, morto em 1988.

Vale a pena

  • Caminhar pelas trilhas, observando a vegetação ao redor, bem como ouvindo o cantar de inúmeros pássaros presentes no parque;
  • Utilizar as áreas (quadras e campos) disponíveis para praticar seu esporte preferido;
  • Visitar o Jardim Japonês que conta com lago, ponte de madeira, muitas pedras e plantas orientais e;
  • Utilizar os quiosques existentes para se reunir com os parentes e amigos num piquenique.
  • Elemento de lista com marcas