Discussão:Voepass Linhas Aéreas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

Em Referencias, o segundo ítem se refere erroneamente a aeronaves SAAB-4000 que não são citadas em nenhum local no link referenciado nem fazem parte de qualquer notícia ou referencia na internet. Tal Aeronave na verdade nem sequer existe.comentário não assinado de Arnoldpieper (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Números e referências confusos[editar código-fonte]

@LimaSierraAviation:Eu gostaria que você me esclarecesse alguns pontos dúbios neste artigo confuso:

  1. Qual a razão para se manter uma tabela de "Frota anterior", e ainda usando a mesma fonte de "Frota atual" ?
  2. Na tabela "Frota atual" são relacionadas treze aeronaves, em conflito com a fonte citada (atualizada em 22/5/2015), que lista doze aeronaves em operação (oito ATR 500 e quatro ATR 600).
  3. O texto afirma que Citação: no primeiro semestre de 2015, foram incorporadas mais quatro aeronaves, totalizando 13 unidades, em conflito com a fonte citada em que o presidente da companhia afirma Citação: São nove aeronaves e já a partir de janeiro (de 2015) estaremos com mais duas na companhia, todas do modelo ATR-72.
  4. O que afinal, você que dizer com 13+7 em "frota" na infocaixa ?
  5. Porque não grafar as matrículas sem o traço, como é a grafia no RAB ? O traço prejudica quem não conhece, pois ao colocá-lo, ocorre um erro na pesquisa, já que o site não reconhece a matrícula com o traço.

Se está se referenciando pelo RAB, a outra fonte deve ser removida, corrigir texto e tabelas e citar a fonte RAB. Como você afirma que não dá para citar a fonte, eu coloco aqui como deve citar, de forma genérica, no início da tabela.

Fonte: Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB)<ref>{{citar web|url=http://www2.anac.gov.br/aeronaves/cons_rab.asp|título=Registro Aeronáutico Brasileiro - Consulta|publicado=ANAC}}</ref>

Quando estas discrepâncias forem corrigidas de forma responsável (e não só alterando números sem nenhum critério) eu vou aceitar. Caso contrário, toda esta bagunça será removida.
PauloMSimoes (discussão) 22h27min de 23 de maio de 2015 (UTC)[responder]

  • Olhe, acredite, se pegar o artigo meses atrás estava muito mais confuso ainda. Aos poucos estou tentando corrigir fazendo o meu melhor, mas infelizmente falta aprender muito do wikipedia. Quando lhe questiono ou não concordo com algo, não leve a mal.
  • a Razão de manter uma tabela da frota anterior é uma questão de cultura aeronáutica, há um grande interesse por parte dos aviadores em saber da história da empresa, quais aeronaves já operou, o modelo a matricula delas. Pode reparar que em quase todos os sites de linhas aéreas consta esta informação
  • Existe sim conflito entre as fontes, por alguns motivos: Geralmente as empresas não tem politica de anunciar mais aeronaves do que o previsto por uma questão estratégica de mercado. Haviam anunciado duas aeronaves para o inicio do ano, mas se concretizaram quatro, so que com isso as informações de alguns sites não batem.
  • O termo usado 13+7 é usado como padrão no meio aeronáutico, se referindo que possuem 13 aeronaves + 7 encomendadas, totalizando as 20 previstas para a emrpesa.
  • A grafia padrão das aeronaves [e com o "-". no rab a consulta é feita sem ela, tipo cpf, que no documento vem com o "." e "-" mas na maioria de sites de consulta e cadastro pedem somente os numeros. Mas se reparar em todas as aeronaves que voam no brasil possuem o -.

Todo caso, obrigado pelas dicas, estou tentando melhorar meu padrão para ficar de acordo com a wikipedia, compreendo sua dificuldade tambem de admisitrar diversas paginas e identificar pessoas que realmente querem contribuir ou outra somente danificar a obra, vou procurar me adequar cada vez mais.

forte abraço

@LimaSierraAviation:Fiz umas alterações na lista de aeronaves atual, coloquei links para imagens, que confirmam alguns nomes. Os dados da tabela estão conforme o RAB. Existem alguns sites, como o das imagens que tem listas de aeronaves de todas as cias. do mundo, mas conforme já explicado nesta discussão por alguém que conhece muito do assunto, a única fonte confiável é o RAB. Lamentavelmente abandonou a WP. Fique à vontade para melhorar. Abraço.
PauloMSimoes (discussão) 05h28min de 5 de junho de 2015 (UTC)[responder]