Discussão:Patriota (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

"Extrema direita"[editar código-fonte]

Qual fonte fiável declara que o PEN agora é de extrema-direita e não de centro-direita só porque o Bolsonaro é filiado ao partido agora? Isso não me parece muito imparcial. Deveria constar que o PEN é de centro-direita ou apenas direita. NoMoreHeroes (discussão) 18h39min de 10 de agosto de 2017 (UTC)

"Oposição á Direitos LGBT e Estado Laico"[editar código-fonte]

Bolsonaro e seu partido nunca foram contra os direitos LGBT e sim contra o material escolar, e eles não são contra o Estado Laico.comentário não assinado de 187.62.56.228 (discussão • contrib) (14h42min de 27 de agosto de 2017)

“Sem essa de Estado laico, somos um Estado cristão”, afirma Bolsonaro (Gospel Prime), Bolsonaro discursa em Campina: “A minoria tem que se curvar para a maioria” (Paraíba On Line), Bolsonaro é pior do que Trump? (El País) Citação: Bolsonaro é contra a laicidade do Estado e a favor da imposição de um poder religioso no Brasil. “Deus está acima de tudo. Não existe, no Brasil, isso de Estado laico. O Estado é cristão e a minoria que é contra que se retire. A minoria deve se curvar à maioria”, disse no Congresso. escreveu: «Jair Bolsonaro». Pra não dizer que é invenção da mídia golpista: https://www.youtube.com/watch?v=Zx0x4Q8qay4. Mageschuch656 (discussão) 10h36min de 29 de agosto de 2017 (UTC)

Adivinhação do futuro?[editar código-fonte]

Esse artigo estava cheio de especulações sobre o que é o PEN por conta da provável mudança do Bolsonaro pra lá. Ocorre que formalmente isso só vai acontecer em março do ano que vem, quando se abrirá a janela partidária para mudança de partido, portanto, até lá, é querer prever o futuro. A mudança do nome de PEN para Patriota, ou Patriotas, também ainda não foi formalizada, por isso, aguardem para sair acrescentando essas coisas. Mageschuch656 (discussão) 10h36min de 29 de agosto de 2017 (UTC)

Populismo[editar código-fonte]

O partido Patriotas não é um partido populista Http://patriotas.org.br/valores/ Esse não é a verdadeira pagina do patriota

Essa pagina ,não é a pagina oficial do partido Gregorius deretius (discussão) 21h18min de 28 de setembro de 2017 (UTC)

Por que não posso apagar meu próprio texto? eu cometi um errocomentário não assinado de 201.94.203.20 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Mudança de nome[editar código-fonte]

Atenção editores, favor aguardar a autorização do TSE para proceder aqui também com a renomeação. Não sejam mais rápidos que a realidade. Mesmo caso de Discussão:Avante#Mudança de nome. Marco nominalmente aqui Kongs D​ C​ E​ F, que se adiantou na renomeação. Saudações, Luan (discussão) 21h24min de 1 de outubro de 2017 (UTC)

Mas será que vai ser apenas um caso de mudança de nome? Um partido que se intitula "ecológico" e que - segundo o seu estatuto anterior -defendia o ambientalismo e a social democracia , vai "dar uma guinada a direita" para receber o Bolsonaro e se tornar o "Patriota" segundo o Estadão... me parece que estão fundando um novo partido em cima de um partido que já existe. --Lord Mota 19h28min de 25 de novembro de 2017 (UTC)
Se todas as fontes afirmam que é uma mudança de nome, e o próprio partido confirma isso, é porque é uma mudança de nome. A menos que alguém pegasse a ata dele e dissesse que se trata de uma extinção. Fora isso seria pesquisa inédita. É a mesma coisa que está sendo dito em Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Democratas (Brasil); Partido da Frente Liberal. O único caso em que um partido se declarou formalmente extinto e outro foi criado em seu lugar, pela mesma diretoria, sem precisar recolher assinaturas novamente, mas com outro nome e uma nova data de fundação, foi o caso do antigo PCB vs PPS. Mageschuch656 (discussão) 01h24min de 26 de novembro de 2017 (UTC)
Mas isso é um mero tecnicismo. Mudança de nome é mudança de nome. O que está ocorrendo ali é de facto uma refundação do partido, pois além da mudança de nome tem uma alteração drástica no estatuto do partido com direito a mudança de ideologia do ambientalismo e da social democracia (posições mais a esquerda no espectro ideológico) para tornar o partido uma "direita pura" visando receber o Bolsonaro. A fonte que eu citei mostra isso e inclusive mostra que há insatisfação nos quadros do partido por causa dessa situação. Na pratica o PEN vai deixar de existir para dar lugar ao Patriota, um partido totalmente diferente. Enfim, eu não edito sobre politica do Brasil e não sei como vocês organizam isso. Só estou levantando a questão para que os demais debatam. Na minha opinião serão duas entidades diferentes. --Lord Mota 12h40min de 26 de novembro de 2017 (UTC)
Ta, mas e como escrever isso sem recair em pesquisa inédita? Mostrar que há insatisfação ou que o partido mudou radicalmente sua ideologia não prova que é um novo partido, estaríamos pegando uma fonte que diz X e concluindo que ela está dizendo XY, aí seria extrapolar. Isso não foi feito em nenhum outro partido, com exceção do já mencionado PFL x DEM, que está em discussão. Mageschuch656 (discussão) 14h48min de 26 de novembro de 2017 (UTC)

O TSE aprovou a renomeação, assim está Yes check.svg feita a renomeação aqui também. Conforme discutido, o termo desambiguador foi o país, já que não há homonímia dentro do Brasil. --Luan (discussão) 14h54min de 18 de maio de 2018 (UTC)

Nazismo, Fascismo e estado confessional.[editar código-fonte]

Visivelmente as intenções do partido estão sendo desviadas pelo autor desta pagina ou pelo menos aparenta isso, Nazismo e Fascismo são movimento anticapitalismo, anti-liberalismo, contrários ao livre mercado, formado por protecionistas radicais indo em contra mão as ideologias do partido. O partido não é o Bolsonaro, nele sim pode-se dizer que o discurso proferido é contrario ao estado laico, o que da mesma forma não quer dizer que vai ser um pauta governamental, afirmar contrariedade ao estado laico é muito forte, se for por isso o PT é antidemocrático pois o partido apoia a ditadura de Maduro na Venezuela e a cubana, mas mesmo assim não é inscrito isto na sua pagina da Wikipedia pois não é uma pauta oficial do partido. FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo#O_anticapitalismo_nazista https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Trabalhadores comentário não assinado de 186.225.45.6 (discussão • contrib) 11h08min de 20 de outubro de 2017 (UTC)

O texto diz Hoje o partido se configura como um partido de direita ,muitas vezes chegando ao extremo desse espectro ,apesar do partido negar o rótulo de extrema direita devido a associação histórica que esse espectro tem com o Nazismo e o Fascismo.[21], ou seja, não fala que o partido é nazista ou fascista, fala, pelo contrário, que o partido não é. De qualquer forma, eu também acho essa afirmativa exagerada e desnecessária. Concordo com você que o pensamento do Bolsonaro não necessariamente reflete o pensamento do partido, mas é um pouco difícil separar isso em se tratando de um partido pequeno que está se reconfigurando totalmente para se adequar ao novo integrante, e não o contrário. Acho que é preciso ter um pouco de paciência para que esse artigo seja adequado com um certo equilíbrio. Mageschuch656 (discussão) 13h13min de 20 de outubro de 2017 (UTC)

É questionável a maneira do editor do Wikipédia a sua parcialidade para a extrema esquerda.É requerido um editor totalmente imparcial, principalmente de opiniões, para evitar a manipulação de informação e vandalismo no segmento wiki.

Verificação das fontes[editar código-fonte]

Gregorius deretius, parece que as diversas fontes colocadas não condizem com o conteúdo colocado, especialmente sobre os espectros políticos. Vou aqui detalhar, pra ficar mais claro:

  • Conservadorismo [1]: Não está claro que o partido é conservador. Pesquisando o termo "conservador", não há qualquer menção.
  • Nacionalismo [2]: Nenhuma menção ao nacionalismo. Pesquisando o termo "nacionalismo" ou "nacionalista" não foi encontrado nenhum resultado.
  • Direita para Extrema-Direita [3] [4]: Ok, a última fonte diz que o partido é de direita, mas de extrema-direita? A BBC, apenas diz que o Enéas é o ícone da extrema-direita, não que o partido é de extrema-direita.

Não quero entrar em GE. Mas dizer que o partido é "populista" e de "extrema-direita" (sendo esta última associada ao nazismo e ao fascismo) não é responsável, sem citar fontes confiáveis. Não cabe aos usuários definirem os partidos, mas as fontes confiáveis que são trazidas. Há diversos problemas na definição dos partidos aqui, o que fez que fosse feita esta proposta. Vou tomar a liberdade de remover as ideologias sem qualquer fonte. Comuna de Paris (discussão) 00h03min de 16 de janeiro de 2018 (UTC)

Recomendo que você leia o estatuto do patriota e tire suas conclusões Gregorius deretius (discussão) 00h43min de 16 de janeiro de 2018 (UTC)

Não sou eu que tenho que tirar conclusões. São as fontes. Aqui na Wikipédia só se publica informação de fontes confiáveis, de preferência fontes secundárias. Não publicamos pesquisas inéditas. Peço que pare de adicionar informações não verificáveis. Removi as últimas informações que colocastes, por não ter fontes que colaborem com as informações. Ou coloque as fontes que referenciam o que está sendo dito na frase, ou terei que reverter. Comuna de Paris (discussão) 01h49min de 16 de janeiro de 2018 (UTC)

Caracterização como Direita, extrema-direita, etc[editar código-fonte]

Reverti pela segunda vez a inserção de informação e categorias feita pelo Araukan sobre a classificação do partido como "cristão", de "direita" e "extrema-direita". É necessária a opinião de vários analistas para caracterizar um partido como uma ou outra posição no expectro político, e o mais importante de tudo, não se deve confundir posições do seu candidato a presidente com do partido em si. Discuta aqui ou pedirei a proteção da página. Everton Miguel99 (discussão) 16h19min de 20 de agosto de 2018 (UTC)

É o mesmo problema que expus acima. Estranho que o modus operandi é o mesmo. Comuna de Paris (discussão) 18h37min de 22 de agosto de 2018 (UTC)

Eu encontrei uma fonte interna do partido no qual o próprio partido aparentemente assume a posição política de extrema-direita,dando a entender que o partido é sim de extrema-direita ,sugiro checagem: http://patriota51.org.br/a-extrema-direita-evangelica-do-brasil-pode-eleger-o-proximo-presidente-do-pais/

Caso contrário podem remover,me desculpem se eu estiver causado algum transtorno. Nego também qualquer relação com perfis que tenham feito edições semelhantes. Araukan (discussão) 00h32min de 20 de setembro de 2018 (UTC)

Ideologia Antimaçonica[editar código-fonte]

Por ter vies de fundamentalismo cristão, o Partido possui uma ideologia antimaçonica, isso advém tanto pelas declarações de partidários, quanto por líderes do

https://exame.abril.com.br/brasil/apos-ser-chamado-de-macom-feliciano-discute-com-daciolo-no-congresso/

https://www.tercalivre.com.br/em-video-cabo-daciolo-diz-que-extinguira-maconaria-no-brasil-caso-seja-eleito/

Da primeira fonte: Feliciano afirmou que não há demérito em ser maçom. No caso da segunda, se qualquer coisa cabe em Cabo Daciolo, não aqui. Saturnalia0 (discussão) 00h52min de 12 de março de 2019 (UTC)